sexta-feira, 22 de abril de 2011

UM BELO DISCURSO!

CAJIM - UERN - PATU -RN





Discurso de Cláudio Rosa - Orador das Turmas Concluíntes 2010.2



Senhoras e Senhores presentes

 


A responsabilidade a mim confiada pelos meus colegas de redigir essa oração, confesso que me deixou um pouco apreensivo, porém muito emocionado em saber que um cara simples como eu oriundo de uma família pobre de uma favela de Maceió – AL, conseguiu com a ajuda de Deus chegar até essa cidade, conquistar amigos, o respeito de um povo, a realização de um sonho e ainda por cima o direito de representá-los nessa solenidade de colação de grau. É muita felicidade para uma pessoa cujo sonho era apenas um dia saber ler e escrever, por isso sinto-me honrado em ser o responsável por expressar aqui perante todos o consenso de suas opiniões e posições.


As primeiras palavras que chegam como músicas aos nossos ouvidos é a de que, “Amigos, nós conseguimos!” Nenhum de nós conseguiu chegar até aqui sem esforços, sem dedicação, sem ter tido que abdicar de algo importante. Ninguém que por ventura consiga concluir um curso superior hoje em dia poderá dizer: “Eu não passei por nenhuma dificuldade”. Todos nós tivemos que deixar um pouco para traz, próximas ou distantes, maiores ou menores, sejam diretas ou indiretamente tivemos que deixar algo, para podermos superar esses desafios que outrora se apresentavam maiores que cada um de nós.

 

Colegas formandos, ao refletir sobre o panorama de nossas carreiras, digo que a nossa luta pela realização profissional será marcada pelo sacrifício, por tristezas e desilusões. Nesse processo teremos por base a confiança e a esperança que tudo vai dar certo assim como nossos trabalhos e seminários que outrora pareciam tão difíceis e complicados, mas que, ao passar víamos que éramos capazes de realizá-los com louvor. Venceremos porque saberemos enfrentar os empecilhos que o futuro nos trará, escudados na força de vontade, no estudo, na pesquisa, em fim, no trabalhar honesto e incansável. Apesar das nuvens escuras que pairam sobre a perspectiva do mercado profissional, eu asseguro que o momento é de regozijo. A vitória que hoje estamos consolidando nos permite, entre outras honrarias, a virtude de sermos profissionais, e essa vitória que alcançamos através dos estudos é a única riqueza intransferível que ladrão algum poderá roubar, é um tesouro que não se doa nem se vende apenas se compartilha.


 
Hoje somos homens e mulheres diferentes. Nossas vidas mudaram, nossas responsabilidades aumentaram junto com as nossas capacidades como também nosso prestígio, afinal de contas a sociedade passará a nos ver com outros olhos. Deixamos entre as paredes da Universidade anos de nossa vida que nunca voltarão não é verdade? Não os perdemos, apenas trocamos pelo conhecimento, pelas experiências, pelas amizades, pelos desafios que essa caminhada repleta de flores e espinhos nos proporciona, afinal de contas estamos apenas começando não é mesmo? Muitos sairão daqui com pesar no coração, receosos de perder algumas amizades conquistadas com afinco e mantidas com dedicação. Outros sairão esperançosos com o que aprenderam na faculdade e ansiosos para aplicarem esses novos conhecimentos no que preferirem. Há também aqueles que pleitearão novos trabalhos, darão continuidade aos estudos se especializando, adentrando em novos cursos... Mas ninguém, absolutamente ninguém irá poder dizer sem que seu coração se aperte que estará saído da universidade sem levar nada e sem deixar um pouco de si.


 
Não estamos aqui para nos engrandecer e sim para agradecer. Primeiramente a Deus, segundo nossos pais e mães, pois sem a sua luta e dedicação para nos criar e educar não estaríamos aqui. Agradecer a UERN por nos ter aceito de braços abertos nos tornando com isso pessoas melhores, pois uma instituição como essa tem mais que estrutura física de tijolo e pedra, tem história, e onde tem história tem vida! Vida que se estende através de nós, estudantes, alunos que um dia após o outro escreve mais uma página dessa belíssima história. Agradecemos aos funcionários pelo cuidado para que nada viesse nos faltar. Agradecemos aos mestres, nossos dedicados professores que, apesar de tudo que nos ensinou não conseguiram ensinar palavras que fossem capazes de expressar tão infinita gratidão, nunca os vemos como funcionários e sim como amigos de jornada que nos auxiliava durante a caminhada rumo ao conhecimento. Agradecer as pessoas de forma geral pelo apoio moral, material e porque não espiritual que nos tem dado. Enfim, agradecemos a todos que nos ajudaram a nos tronar pessoas melhores.


 
Não há conquista maior que a alegria que brota no coração de quem consegue algo com seu próprio esforço, e creio que nesse exato momento, como poucas vezes em nossa vida podemos sentir isso na pele, em todos os órgão do nosso corpo inclusive no coração. Fomos ajudados sim, afinal de contas todos precisam de ajuda, mas fizemos esforço, por isso merecemos estar aqui. Se no dia de hoje podemos dizer que somos maiores que ontem, semana passada, ou mês passado, foi por mérito nosso.


 
É bem verdade que não estaremos lado a lado para sempre. Alguns de nós irá partir para bem longe, talvez até para lugares onde não possamos alcançar. Com certeza terá dias em nossa vida que iremos precisar de alguém com as características daqueles colegas que sentavam ao nosso lado na hora da aula, mas infelizmente eles não estarão mais lá. O que vai importa é que saibamos que tivemos esses momentos juntos. É preciso que não venhamos a esquecer de que um dia fomos eternamente juntos, mesmo que esse eternamente tenha sido por um curto período de tempo, apenas um período quem sabe. É preciso que permaneça dentro de cada um de nós todos os momentos que passamos aqui.


 
Agora, meus diletos amigos. Encontramos-nos num momento crucial de nossas vidas. Iremos decidir aqui qual o melhor caminho a se tomar. Sabíamos que esse dia iria chegar, pois já trilhávamos por esse caminho e por vezes aguardávamos ansiosos por esse momento. Pois bem, esse dia chegou. Do caminho que vínhamos seguindo temos mil a escolher, escolha esta que só caberá a cada um de nós daqui para frente.

 
Muito obrigado a todos e mais uma vez eu digo, estamos de parabéns, pois conseguimos!


AUTOR: Claudio Rosa, orador das turmas 2010.2




Fonte: Blog de Cláudio Rosa

Via blog do cajim e Olhar Crítico
Editado no blog AD Patu: Isak Alves



Nenhum comentário:

Postar um comentário