Leitura Bíblica em Classe
Jeremias 1.4-6, 9-14
I. As formas de comunicação de aos profetas
II. As formas de transmissão da mensagem dos profetas ao povoIII. A questão extática do profeta
Conclusão
Prezado professor, a palavra-chave da lição desse domingo é Comunicação. O termo significa “processo de emissão, transmissão e recepção de mensagens por meio de métodos ou sistemas convencionais”.
A comunicação é o recurso que Deus utiliza para se revelar ao seu povo. Nesse sentido, a profecia do Antigo Testamento foi comunicada mediante algumas formas de transmissão: diálogos; visão ou sonho; declaração oral e direta; figuras e símbolos; oráculos por ação (é a ação ou ato de um profeta que transmite uma mensagem profética. Ex.: Oseias casa-se com a prostituta representando o estado caótico de Israel, mas também o amor imortal de Deus por seu povo). A função primária da profecia é prenunciar a Palavra de Deus. O ministério profético, em Israel, surge diante da necessidade de comunicação e acatamento dos desígnios de Deus estabelecidos para o seu povo. Os profetas que exercem tal função são porta-vozes de Deus para transmitir seus desígnios.
Para que aja transmissão de mensagem tem que haver um receptor. Este deverá receber a mensagem com clareza e compreensão. Por isso a diversidade que Deus usa em formas de transmissão de sua mensagem (conforme visto acima) é riquíssima em linguagem. O exegeta Walter C. Kaiser Jr, sobre essa diversidade, diz:
de Deus sobre o juízo que pairava sobre eles, se
deixassem de se arrepender e de se desviar do mau
caminho que decidiram seguir. Por isso os profetas
usaram todos os mecanismos literários [grifo nosso]
que puderam imaginar para captar a atenção e a boa
vontade de seu público.[1]
KAISER JR, Walter C. Pregando e Ensinando a partir do Antigo Testamento. Rio de Janeiro, CPAD, 2009.
Lição 02 - O que deu errado com a família?
Texto bíblico: Gn 3.1-24; Rm 1.18-32
Atualmente os dias tem sido difíceis para a família, pois são, na sua maioria, caracterizados por filhos rebeldes e pais descontentes.
A receita certa para uma família perfeita, só a Bíblia tem.Ela nos ensina, não apenas sobre a responsabilidade dos pais, mas também a dos filhos.
Professor, reproduza o quadro abaixo e apresente ao seus alunos. Lembrando que podemos e devemos salvar essa instituição tão atacada pelo mundanismo à Família.
- Cuidar dos filhos afetuosamente; Tratá-los com cuidado; Discipliná-los com muito amor e firmeza;
- Encorajá-los;
- Respeitá-los.
- Obedecê-los;
- Respeitá-los;
- Ser amigo dos irmãos.
Professor, como é do seu conhecimento, neste trimestre estamos falando sobre a família, aproveite e promova uma palestra para os pais. Nessa palestra convide um psicólogo ou irmãos que trabalham com famílias. Você também pode organizar um dia especial para pais e filhos (almoço, café da manhã, gincanas).
Lição 02 - Conhecendo Jesus
Texto Bíblico: João 1.10-18
“E o verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1.14a). Com essas magistrais palavras o discípulo amado sintetizou o mistério da encarnação e das naturezas divina e humana coexistindo na pessoa única de Cristo. Jesus é Deus, o Verbo, mas também é homem, pois “se fez carne e habitou entre nós”. O verbo, que, sem deixar de ser Deus, se fez homem (Fp 2.6,7). Quando o Senhor Jesus viveu aqui na terra, ele foi 100% homem e 100% Deus. Não podemos negar a natureza humana de Cristo.
Professor para que seus alunos compreendam essa verdade, prepare a seguinte “boa ideia”:
Material: Uma jarra transparente, um copo com açúcar, um copo com suco em pó, copos descartáveis e uma colher.
Procedimento: Coloque água potável na jarra. Cole uma tira de papel na frente do copo de açúcar indicando “verdadeiro Deus” e seus atributos: curou, libertou, recebeu adoração. No copo com suco, cole a tira com a seguinte inscrição: “verdadeiro homem” e seus atributos chorou, sentiu fome, sentiu sede. Comente que Cristo veio ao mundo na forma humana enquanto derrama o pó do suco na água e que Cristo tinha os atributos de Deus enquanto derrama o açúcar. Misture os ingredientes e pergunte se há possibilidade de separação? Este suco representa Cristo. É heresia negarmos a sua divindade, assim como a sua natureza terrena. Ele não é metade Deus e metade homem. Ele é 100% Deus e 100% homem, mas sem o pecado. Ele é homogêneo como este suco. Depois distribua o suco para os alunos.
Receber a Cristo implica em acreditar na sua divindade e na sua natureza terrena.
Lição 02 - Deus é o Criador
Texto Bíblico: Gênesis 1.1-31; 2.1-25
Prezado professor, mesmo que os cientistas apresentem teorias que tentem explicar a origem de todas as coisas, diferindo do relato bíblico do Gênesis, ainda, assim, não precisamos sofrer abalo na nossa fé, com respeito à autoridade divina na criação.
O profeta Isaías lança uma pergunta muito séria: “A quem pois fareis semelhantes a Deus?”
Os povos antigos representavam muitas distorções de natureza religiosa. Como os homens de hoje, eram incapazes de adorar ao Deus Criador pela fé. Precisavam de representações concretas, tangíveis, para praticarem a sua devoção. Porém quem tem o privilégio de conhecer a Deus, através das Sagradas Escrituras, sabe que Ele é maravilhosamente grande e não há meios de compará-Lo com quem quer que seja.
Deus é o Criador de todo o Universo. Ele dá atenção especial aos seres que criou à sua imagem, conforme à sua semelhança. Ele está vivo, controlando todas as coisas e atento às nossas necessidades. Então, louve e adore ao Senhor por tudo que Ele é e faz por nós.
Texto extraído da seção Mensagem ao Professor da Revista Maternal 1/2, CPAD
Lição 02 - A igreja é o lugar Deus fala conosco
Texto Bíblico: Êxodo 33.7-11
Texto Bíblico: João 1.10-18
“E o verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1.14a). Com essas magistrais palavras o discípulo amado sintetizou o mistério da encarnação e das naturezas divina e humana coexistindo na pessoa única de Cristo. Jesus é Deus, o Verbo, mas também é homem, pois “se fez carne e habitou entre nós”. O verbo, que, sem deixar de ser Deus, se fez homem (Fp 2.6,7). Quando o Senhor Jesus viveu aqui na terra, ele foi 100% homem e 100% Deus. Não podemos negar a natureza humana de Cristo.
Professor para que seus alunos compreendam essa verdade, prepare a seguinte “boa ideia”:
Material: Uma jarra transparente, um copo com açúcar, um copo com suco em pó, copos descartáveis e uma colher.
Procedimento: Coloque água potável na jarra. Cole uma tira de papel na frente do copo de açúcar indicando “verdadeiro Deus” e seus atributos: curou, libertou, recebeu adoração. No copo com suco, cole a tira com a seguinte inscrição: “verdadeiro homem” e seus atributos chorou, sentiu fome, sentiu sede. Comente que Cristo veio ao mundo na forma humana enquanto derrama o pó do suco na água e que Cristo tinha os atributos de Deus enquanto derrama o açúcar. Misture os ingredientes e pergunte se há possibilidade de separação? Este suco representa Cristo. É heresia negarmos a sua divindade, assim como a sua natureza terrena. Ele não é metade Deus e metade homem. Ele é 100% Deus e 100% homem, mas sem o pecado. Ele é homogêneo como este suco. Depois distribua o suco para os alunos.
Receber a Cristo implica em acreditar na sua divindade e na sua natureza terrena.
Lição 02 - Deus é o Criador
Texto Bíblico: Gênesis 1.1-31; 2.1-25
Prezado professor, mesmo que os cientistas apresentem teorias que tentem explicar a origem de todas as coisas, diferindo do relato bíblico do Gênesis, ainda, assim, não precisamos sofrer abalo na nossa fé, com respeito à autoridade divina na criação.
O profeta Isaías lança uma pergunta muito séria: “A quem pois fareis semelhantes a Deus?”
Os povos antigos representavam muitas distorções de natureza religiosa. Como os homens de hoje, eram incapazes de adorar ao Deus Criador pela fé. Precisavam de representações concretas, tangíveis, para praticarem a sua devoção. Porém quem tem o privilégio de conhecer a Deus, através das Sagradas Escrituras, sabe que Ele é maravilhosamente grande e não há meios de compará-Lo com quem quer que seja.
Deus é o Criador de todo o Universo. Ele dá atenção especial aos seres que criou à sua imagem, conforme à sua semelhança. Ele está vivo, controlando todas as coisas e atento às nossas necessidades. Então, louve e adore ao Senhor por tudo que Ele é e faz por nós.
Texto extraído da seção Mensagem ao Professor da Revista Maternal 1/2, CPAD
Lição 02 - A igreja é o lugar Deus fala conosco
Texto Bíblico: Êxodo 33.7-11
“Um sábio disse: ‘A oração é a corda na torre dos sinos; nós a puxamos, e ela toca o sino no céu’. E é assim mesmo. Preste atenção, mantenha o sino tocando. Puxe a corda. Vá aos cultos de oração. Continue puxando a corda.
Embora o sino esteja tão alto que você não pode ouvir seu som, tenha certeza de que pode ser ouvido na torre do céu, e está soando diante do trono de Deus, que lhe dará a resposta de paz segundo a sua fé. Que suas orações sejam confiantes e em abundância, assim como as respostas!”.
Extraído do livro: O Melhor de Charles Spurgeon, CPAD
“Caderno de oração”
Você vai precisar de um caderno com pauta, cola branca, gravura de uma criança orando e lápis de escrever.
Cole a gravura na capa do caderno e escreva a frase: “Caderno de Oração”. Peça às crianças, para elas escreverem o nome dos seus familiares. Comente que aquele caderno será o caderno de oração da classe, que todos os domingos eles irão orar, por suas famílias e a de seus amigos. Finalize orando com elas pelas famílias.
Obs. Eles também podem escrever outros pedido de oração no caderno.
Lição 02 - A oração que parou o sol e lua
Texto Bíblico: Josué 10.1-5
I - De professor para professor
Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é fazer com que as crianças aprendam que Deus ouve e responde as nossas orações.
• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
• A palavra-chave da aula de hoje é “ATENDER”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “Papai do céu atende as nossas orações”.
II - Para refletir
• “Como o sistema solar parou? É claro que em relação à terra o sol está sempre imóvel — é a terra que gira em torno do sol. Mas a terminologia usada em Josué não deveria causar-nos dúvidas quanto ao milagre. Afinal, não ficamos confusos quando alguém diz que o sol nasceu ou se põe. A questão é que o dia foi prolongado, não que Deus tenha usado um método particular para prolongá-lo. Duas explicações têm sido dadas sobre como isto aconteceu: (1) a diminuição na velocidade da rotação normal da terra deu a Josué mais tempo, como o idioma original hebraico parece indicar; e (2) alguma refração incomum dos raios solares forneceu horas adicionais de luz. Não importa o método escolhido por Deus; a Bíblia é clara ao afirmar que o dia foi prolongado por um milagre, e que a intervenção de Deus direcionou a batalha em favor do céu povo”
Extraído de: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD
• Professor, “o vocabulário de seus alunos é restrito, por isso, evite palavras difíceis que não fazem parte do cotidiano de seus alunos. Procure não utilizar o diminutivo o tempo todo” (Luciana Gaby).
III - Regras Práticas para os Professores
No mínimo sete categorias ou métodos podem ser empregados com crianças de todas as idades.
(Continuação...)
4. Música. O salmo 150 diz: “Louvai-o com o som de trombeta (150.3,4). As crianças podem adorar e louvar ao Senhor com suas vozes e com instrumentos musicais simples. A música pode ser usada durante os momentos de adoração, de forma que as crianças sejam encorajadas a responder a Deus pela Palavra e Seus atos poderosos.
5. Jogos bíblicos. As crianças adoram jogar e aprender. Jogos bíblicos ajudam as crianças a aprender o assunto e a se lembrar de verdades específicas. Alguns jogos bíblicos podem ser usados para revisar e reforçar a lição bíblica.
Métodos e materiais criativos são ferramentas valiosas para auxiliar a criança a conhecer, entender e aplicar a Palavra de Deus. É crucial que os professores sejam treinados no uso eficaz dos diversos métodos e materiais disponíveis.
Extraído do livro: Manual de Ensino para o Educador Cristão, CPAD
IV - Atividade Manual
Realize as atividades sugeridas na revista do Mestre, página 8.
Fonte: http://www.cpad.com.br/cpad/ebd.htm
Embora o sino esteja tão alto que você não pode ouvir seu som, tenha certeza de que pode ser ouvido na torre do céu, e está soando diante do trono de Deus, que lhe dará a resposta de paz segundo a sua fé. Que suas orações sejam confiantes e em abundância, assim como as respostas!”.
Extraído do livro: O Melhor de Charles Spurgeon, CPAD
“Caderno de oração”
Você vai precisar de um caderno com pauta, cola branca, gravura de uma criança orando e lápis de escrever.
Cole a gravura na capa do caderno e escreva a frase: “Caderno de Oração”. Peça às crianças, para elas escreverem o nome dos seus familiares. Comente que aquele caderno será o caderno de oração da classe, que todos os domingos eles irão orar, por suas famílias e a de seus amigos. Finalize orando com elas pelas famílias.
Obs. Eles também podem escrever outros pedido de oração no caderno.
Lição 02 - A oração que parou o sol e lua
Texto Bíblico: Josué 10.1-5
I - De professor para professor
Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é fazer com que as crianças aprendam que Deus ouve e responde as nossas orações.
• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
• A palavra-chave da aula de hoje é “ATENDER”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “Papai do céu atende as nossas orações”.
II - Para refletir
• “Como o sistema solar parou? É claro que em relação à terra o sol está sempre imóvel — é a terra que gira em torno do sol. Mas a terminologia usada em Josué não deveria causar-nos dúvidas quanto ao milagre. Afinal, não ficamos confusos quando alguém diz que o sol nasceu ou se põe. A questão é que o dia foi prolongado, não que Deus tenha usado um método particular para prolongá-lo. Duas explicações têm sido dadas sobre como isto aconteceu: (1) a diminuição na velocidade da rotação normal da terra deu a Josué mais tempo, como o idioma original hebraico parece indicar; e (2) alguma refração incomum dos raios solares forneceu horas adicionais de luz. Não importa o método escolhido por Deus; a Bíblia é clara ao afirmar que o dia foi prolongado por um milagre, e que a intervenção de Deus direcionou a batalha em favor do céu povo”
Extraído de: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD
• Professor, “o vocabulário de seus alunos é restrito, por isso, evite palavras difíceis que não fazem parte do cotidiano de seus alunos. Procure não utilizar o diminutivo o tempo todo” (Luciana Gaby).
III - Regras Práticas para os Professores
No mínimo sete categorias ou métodos podem ser empregados com crianças de todas as idades.
(Continuação...)
4. Música. O salmo 150 diz: “Louvai-o com o som de trombeta (150.3,4). As crianças podem adorar e louvar ao Senhor com suas vozes e com instrumentos musicais simples. A música pode ser usada durante os momentos de adoração, de forma que as crianças sejam encorajadas a responder a Deus pela Palavra e Seus atos poderosos.
5. Jogos bíblicos. As crianças adoram jogar e aprender. Jogos bíblicos ajudam as crianças a aprender o assunto e a se lembrar de verdades específicas. Alguns jogos bíblicos podem ser usados para revisar e reforçar a lição bíblica.
Métodos e materiais criativos são ferramentas valiosas para auxiliar a criança a conhecer, entender e aplicar a Palavra de Deus. É crucial que os professores sejam treinados no uso eficaz dos diversos métodos e materiais disponíveis.
Extraído do livro: Manual de Ensino para o Educador Cristão, CPAD
IV - Atividade Manual
Realize as atividades sugeridas na revista do Mestre, página 8.
Fonte: http://www.cpad.com.br/cpad/ebd.htm
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