sexta-feira, 3 de setembro de 2010

LIÇÃO 10

Lição 10 - O Ministério Profético em o Novo Testamento

Leitura Bíblica em Classe
1 Coríntios 2.9-13

Introdução

I. Jesus Cristo, o profeta que havia de vir

II. A atividade profética em o Novo Testamento

III. O exercício profético dos Apóstolos

A PROFECIA EM JESUS CRISTO

O termo “profeta” deriva-se do termo grego prophetes, “alguém que anuncia”. O Antigo Testamento, mais frequentemente traduz o termo hebraico naui’, que vem de uma antiga palavra que significa “aquele que fala”. Tornou-se um termo técnico que indica alguém que fala por Deus (ou por um deus ou deusa: o falso deus Baal tinha seus profetas, bem como sua consorte, Aserá, 1 Rs 18.19). Envolve noções de proclamação, pregação e informação. O trecho de Isaías 42.1-7 fala de Cristo como o Servo ungido que iluminaria as nações, ao passo que Isaías 11.2 e 61.1 falam do Espírito do Senhor, que sobre Ele repousaria. O Novo Testamento retrata Jesus como um “pregador” e “mestre” (no grego, didaskalos, termo usualmente traduzido por “mestre”, no sentido de mestre-escola), bem como “aquEle que cura” (Mt 9.35). Ele anunciou a salvação aos pobres (Lc 4.18,19). Nos tempos bíblicos, o termo “profeta” não incluía necessariamente a capacidade de olhar para o futuro. Os profetas eram apenas aqueles que falavam por Deus, e se houvesse predição do futuro, seria Deus, e não o profeta, que via o futuro e o revelava. O profeta era apenas boca usada por Deus. Os profetas também eram chamados videntes, porque Deus lhes permitia enxergar a mensagem, algumas vezes em suas mentes, outras, em sonhos e visões.

Jesus, entretanto, cumpriu o ministério de profeta no sentido mais elevado. Ele disse: “... a palavra que ouviste não é minha, mas do Pai que me enviou” (Jo 14.24). Particularmente no ano do encerramento de seu ministério público, Jesus muito ensinou a seus discípulos sobre os eventos que ainda aconteceriam. Capítulos inteiros de discurso nos evangelhos - Mateus 24, por exemplo -, são compostos por profecias futuristas [grifo nosso]. É claro que Jesus cumpriu o ofício de profeta. Nos primeiros dias de seu ministério, chegou proclamando o que os profetas do Antigo Testamento haviam previsto que se cumpriria nEle (Lc 4.16-21). O Reino já estava próximo, na sua pessoa e ministério (Mt 4.17). Sua mensagem profética vinculava-se a uma chamada ao arrependimento, e, tal como se dava no Antigo Testamento, essa convocação fluía de um coração repleto de amor pelas pessoas e desejo de ver as bênçãos celestiais sobre elas.

Texto extraído da obra: Doutrinas Bíblicas, Os Fundamentos da Nossa Fé. Rio de Janeiro, CPAD.


Lição 10 - A Igreja de Cristo


Texto Bíblico: Mateus 16.18; 1 Pedro 2.4-10


A palavra “igreja” traduz o vocábulo grego ekklesia, que se deriva de ek, “para fora”, e de kaleo, “chamar”. Entretanto, na Bíblia, é usada para indicar qualquer assembleia. O uso, e não a derivação, lhe determina o sentido. O uso bíblico mostra que se havia perdido o sentido de “chamados”. “Assembleia” é a melhor tradução. Ekklesia era comumente usada no Oriente Próximo e Médio antigos para descrever uma assembleia de cidadãos - uma reunião oficial ou um ajuntamento precipitado, como o de uma turba (At 19.32,39,41). Na versão grega da Septuaginta (Antigo Testamento), a palavra grega foi usada para indicar a assembleia ou congregação de Israel, particularmente quando o povo estava reunido perante o Senhor, nas ocasiões religiosas (por exemplo, Dt 9.10; 18.16; 23.1,3). Nos tempos do Novo Testamento, entretanto, os judeus preferiam o termo “sinagoga” para designar tanto o edifício quanto a congregação que nele se reunia. Por conseguinte, para distinguirem-se dos judeus e se declararem o verdadeiro povo de Deus, tanto Jesus quanto os primitivos cristãos usavam o termo ekklesia.

A Igreja é, portanto, a família espiritual de Deus, uma comunidade criada pelo Espírito Santo, baseada na obra expiatória de Cristo.

Texto extraído da obra: Doutrinas Bíblicas, Os Fundamentos da Fé. Rio de Janairo, CPAD.

Lição 10 - A Maior herança que existe!

Texto bíblico: Mateus 6.19-21; Lucas 12.13-21..

A HERANÇA DOS PAIS AOS FILHOS

A vida espiritual deve ser compartilhada especialmente com os membros da família. Quando o carcereiro de Filipos se converteu, diz a Bíblia que: “Então, levando-os a sua casa, lhes pôs a mesa; e, na sua crença em Deus, alegrou-se com toda a sua casa” (At 16.34).

Não é regra, mas é justo esperar que os pais tenham experiência espiritual, conhecimento da Palavra e convicção das verdades eternas. Somente assim serão capazes de ajudar seus filhos, despertando-lhes interesse pela doutrina. Porém, antes de perseverarem na doutrina, é necessário que aprendam e conheçam a importância desse conhecimento para salvação. Duas coisas podem auxiliá-los: ensinar os filhos em casa e conduzi-los aos cultos, “à igreja”. Ir com eles é mais proveitoso e animador. Observe a recomendação bíblica: “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele” (Pv 22.6). Não nos diz: Instrui apenas, mas “instrui o menino no caminho”, o mandamento é ensinar a criança o caminho, andando com ela. Tal procedimento é mais fácil e proveitoso.

Texto extraído da obra: ...E fez Deus a Família, O Padrão Divino Para Um Lar Feliz. Rio de Janeiro, CPAD.

Lição 10 - Olhando para frente

Texto Bíblico: Gênesis 13.7-12

Lição 10 - Um professor amigo de Jesus


Texto Bíblico: João 3.1-16

De professor para professor


Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que as crianças aprendam que a Palavra de Deus tem poder para transformar o coração das pessoas.

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.

• A palavra-chave da aula de hoje é “MUDAR”. Então, durante o decorrer da aula, repita a frase: “A Palavra de Deus muda a nossa vida”.

Para refletir

• Nicodemos era um fariseu, membro do Sinédrio. Os fariseus eram um grupo de líderes religiosos que foram classificados tanto por Jesus como por João Batista como hipócritas. Muitos deles sentiram ciúmes de Jesus, porque o Mestre enfraquecia-lhes a autoridade e desafiava suas opiniões. Mas Nicodemos investigou e creu que Jesus tinha resposta para suas dúvidas. Ele, um professor erudito, foi a Jesus para ser ensinado. Não importa quão inteligente e bem-educado você seja; é necessário ir a Jesus com uma mente e um coração abertos, para aprender a verdade a respeito de Deus!

Trecho extraído de:

Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro, CPAD, 2004.

· Regras Práticas para os Professores

“Você já se perguntou sobre o que a administração está pensando quando designa mais alunos para uma sala de aula, que já está acima da capacidade recomendável? Que tal quando arte e música são os primeiros programas a terem o seu orçamento reduzido? E quem decidiu durante as férias que paredes verde-lagarto estimulavam o estudo?

Muitas das decisões que mais irritam e tornam difícil o ato de lecionar são tomadas com pequena ou nenhuma contribuição da sua parte. Com freqüência, você tem certeza de que aquelas decisões foram tomadas por pessoas que possivelmente não poderiam ter lecionado um dia sequer em suas vidas.

Não é interessante como o ácido da injustiça pode lhe provocar úlceras sem nenhum efeito notável nos tomadores de decisão? Brevemente, você estará convencido de que enquanto você sofre, eles planejam mais meios de tomar a vida difícil. Nada azeda o doce sabor de ensinar mais rápido do que dar importância às políticas de educação.

Seria melhor e mais produtivo para você agradecer pelos incalculáveis benefícios de ensinar. O sorriso na face de uma criança que entende. Uma tentativa de resposta que a capacidade de raciocinar que vai além daquela que os seus alunos tinham em seus anos iniciais de estudo. A mão entusiástica erguida pelo aluno que sabe que você ficará satisfeito com o conhecimento recém-adquirido — um presente seu.

O apóstolo Paulo advertiu os crentes romanos sobre as pessoas que conheciam A Deus, mas não o glorificaram como Deus nem foram gratas a Ele. Paulo fala sobre os corações tolos e os pensamentos fúteis que tinham. Elas desperdiçaram seu tempo e talentos para criar e adorar ídolos vãos de madeira, quando poderiam andar com o Deus onipotente.

Os professores mais capazes investem suas energias onde sabem que podem fazer diferença - na mente e no coração dos seus alunos.”

Graça diária para professores. CPAD. p.69

• Sugestões de Atividade

Entregue a cada aluno duas folhas de papel sulfite e material para colorir. Em primeiro lugar, devem desenhar a circunferência de um rosto nas folhas. Numa deve ser feito um desenho referente ao semblante daquele que não conhece Jesus. Na outra, daquele que foi transformado por Jesus. Quando terminarem, entregue um palito de churrasco, a fim de que colem os dois desenhos, um de cada lado do palito. Se for possível, selecione uma música com esta temática e cante com as crianças.

Lição 10 - A oração de dois homens


Texto Bíblico: Lucas 18.9-14

De professor para professor


Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é fazer com que as crianças aprendam que não devemos ser orgulhosos.

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.

• A palavra-chave da aula de hoje é “HUMILDADE”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “Precisamos falar com o Papai do céu com muita humildade”.

Para refletir

• “O fariseu não foi ao Templo para orar a Deus, mas para anunciar a bondade própria a todos quantos pudessem ouvir. No entanto, o cobrador de impostos foi para reconhecer seus pecados e clamar a Deus por misericórdia. A hipocrisia é perigosa. Leva ao orgulho, faz com que uma pessoa menospreze as outras e a impede de aprender algo com Deus. A oração do cobrador de impostos deve ser a nossa, porque todos nós precisamos de misericórdia de Deus todos os dias. Não permita que o orgulho por suas conquistas o afastem de Deus! ”

Bíblia do Estudante Aplicação Pessoal, CPAD

• Professor, “o quarto ano de vida é importante para a construção do processo de abstração: a criança consegue se situar ao longo do tempo (passado, presente e futuro), vendo-se em um processo contínuo, além de ser capaz de abstrair situações, conceitos e ações. Assim, pode reagir às situações presentes, às imagens do passado e a planos e elaborações futuras” (Elaine Cruz).

Regras Práticas para os Professores

“A memória da criança do maternal é curta. Os fatos devem ser-lhe repetidos para que venha a ser lembrar depois. Por este mesmo motivo, gosta de ouvir a mesma história muitas vezes, até que lhe seja conhecida. A repetição de uma história, ao invés de lhe ser enfadonha, é-lhe interessante, pois além de lembra-lhe os atos, permite-lhe viver novamente as emoções experimentadas na primeira vez em que a ouviu ” (Marta Doreto).

Atividade Manual

Realize as atividades sugeridas na revista do Mestre, página 34.



“Então, Ló escolheu para si toda a campina do Jordão... Ló habitou nas cidades da campina e armou as suas tendas até Sodoma (Gn 13.11,12).

Talvez você já tenha ouvido este velho ditado: “Há três tipos de pessoas no mundo – aquelas que fazem as coisas acontecerem, aquelas que veem as coisas acontecerem, e aquelas que dizem: ‘O que aconteceu?”’

Ló parece ter sido um membro do terceiro grupo. À medida que se lê sobre ele na Escritura, você tem a impressão de que foi um homem que simplesmente flutuou através da vida, tomando o caminho que oferecia menos resistência. Ele parece nunca ter lidado com questões difíceis como: “Quais são as consequências dessa escolha em longo prazo?” ou “O que será que Deus gostaria que eu fizesse?” Ao invés disso, vivia para o momento. Ele nunca se ancorou na verdade de Deus e, por isso, foi varrido por uma cultura corrupta para lugares que provavelmente nunca quisesse ir. Ló e sua família sofreram a morte, o incesto e a desgraça porque ele permitiu que o mundo modelasse sua vida e determinasse a direção dela.

Caro professor pergunte seus alunos as seguintes questões:

Vocês estão sendo levados pela correnteza?

Tem firme convicção do que Deus espera da sua vida?

Ancorou-se na verdade de Deus?

Vocês têm algum alvo definido em vista?

Explique que senão dermos passos específicos para colocar-nos sob a direção de Deus, seremos como Ló: uma pobre alma que entra num apuro atrás do outro.

Lembre-se: pessoas que perambulam sem a direção de Deus geralmente acabam onde não gostariam de estar.

Texto adaptado do livro: 365 Lições de Vida extraídas de Personagens da Bíblia,p.16. CPAD

Lição 10 - Festa na Casa de Deus


Texto Bíblico: Mateus 3.13-17; 28.19

CRESCENDO NO CONHECIMENTO


“O Significado da Ceia do Senhor (11.23-26)

O entendimento de Paulo a respeito da Ceia do Senhor se originava de uma revelação direta de Deus. O apóstolo apresenta a autoridade da sua narrativa ‘fundamentada em um alicerce imutável’. Quando Paulo recebeu o evangelho diretamente de Cristo (Gl 1.11,12), e não do homem, ele também recebeu instruções relativas à Ceia do Senhor. Além disso, ele havia transmitido estas informações à igreja de forma cuidadosa e fiel. Assim, o apóstolo podia afirmar com a segurança e autoridade: Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei (23).

A Ceia representava a inauguração de um novo pacto de graça, e deveria ser observada como um memorial. Tanto o ‘corpo partido’ quanto o ‘sangue derramado’ deveriam ser considerados como símbolos e não como referências literais ao corpo de Cristo. Quando Jesus disse, isto é o meu corpo que é partido por vós (24), ele não estava fisicamente sentado à mesa. Qualquer idéia sobre uma transformação milagrosa, tanto no pão quanto no vinho, é contrária ao relato como um memorial ou lembrança, e não como meio de salvação.

As afirmações: Fazei isto em memória de mim e Anunciais a morte do Senhor, até que venha (26) confirmam a idéia de que a Ceia é uma lembrança espiritual ou símbolo da morte de Cristo.

Comentário Bíblico Beacon. CPAD. p.329

ATIVIDADES

Assim como na semana passada mencionamos a necessidade de se tocar no assunto do batismo, quero enfatizar a importância de explicar aos alunos o simbolismo da Santa Ceia, até mesmo porque em muitas igrejas as crianças encontram-se dentro do templo enquanto ela é celebrada.

Enfatize que a Santa Ceia é celebrada para nos lembrarmos do que Jesus fez por nós, pois temos muita facilidade para esquecer as coisas.

Pergunte a seus alunos, antes de introduzir o assunto, se eles gostam de guardar lembranças de momentos bons que tenham vivido. Ouça as respostas deles e diga: “As fotos são um grande exemplo disso, não é mesmo?” Todas as vezes que olhamos para uma foto recordamos aquele momento que vivemos sozinhos, com a família, ou com amigos.

Após esse exemplo, faça a aplicação para os alunos, reforçando a ideia que a Santa Ceia funciona como uma foto, nos ajudando a lembrar daquele dia tão especial em que Jesus deu a sua vida por nós.

Lição 10 - Oferta na Casa de Deus


Texto Bíblico: Marcos 12.41-44


CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO


A oferta da viúva (12.41-44)

“Marcos termina seu relato sobre as controvertidas discussões entre Jesus e seus oponentes (11.27; 12.40), e passa agora a apresentar, como um alívio bem-vindo, a inspiradora história da viúva (42) e da sua oferta sacrificial.

A arca do tesouro (41) ‘era provavelmente uma seção ou sala em um dos pórticos do Pátio das Mulheres’, no próprio Templo. Na arca do tesouro havia treze receptáculos com a forma de boca de trombeta para receber os vários tipos de ofertas. Diz-se que os contribuintes deveriam declarar a quantia de sua oferta, e o seu propósito. Portanto, Jesus assentou-se defronte da arca do tesouro. Ele provavelmente podia ver e ouvir o que a multidão estava dando.

Enquanto Ele observava... como muitos ricos depositavam muito, apareceu uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas que, juntas, valiam cinco réis (ou meio centavo). Elas eram as menores moedas de cobre em circulação, e representavam a menor contribuição legal que podia ser feita.

Aquele que observa cada vez que a salva da oferta se move pela congregação, chamando os seus discípulos (43), disse-lhes: Esta pobre viúva depositou mais do que todos com suas grandes ofertas. Aqueles que eram ricos contribuíam facilmente do que lhes sobejava (44); a viúva, por amor, deu tudo o que tinha (cf. Phillips, 4.11), todo o seu sustento, colocando-se em uma completa dependência de Deus. Será que essa pobre viúva teria sido uma daquelas cuja casa os escribas haviam devorado? (40). Será que a oferta dos ricos tinha vindo de recursos obtidos através de tal ganância?

A partir desta história, o pobre pode aprender o valor da sua oferta, por mais modesta que seja, e o rico pode descobrir a medida da sua dádiva, por mais generosa que seja.

Dê o que você daria se um anjo estivesse esperando a oferta à sua porta. Dê como você daria se o amanhã lhe encontrasse onde não existem mais ofertas.

Dê como você ao Mestre. Se encontrasse Seu olhar amoroso.

Dê como daria do seu sustento se a própria mão dele viesse receber a sua oferta.”

Comentário Bíblico Beacon. CPAD. p.301

ATIVIDADES

Aproveite a história de hoje para enfatizar às crianças que o valor de uma oferta não é determinado pela quantia de dinheiro que é entregue, mas pela intenção com que esta é oferecida.

Uma oferta entregue de má vontade, por obrigação, tristeza ou para que outras pessoas vejam o quanto você é “bom”, perde totalmente o seu valor. Como diz o versículo-chave, em 2 Coríntios 9.7, “Deus ama ao que dá com alegria.”

Portanto, verifique uma carência de sua turma ou de sua igreja e realize uma campanha para a arrecadação de recursos financeiros, materiais didáticos, alimentos etc. Para isso, mobilize todos os seus alunos com o intuito de divulgar o evento. Confeccione cartazes para divulgação, escolha a data e o local de entrega antecipadamente.

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