Os ânimos foram alterados nos últimos dias por conta de um assunto que divide opiniões que é o pagamento para cantores evangélicos cantarem em igrejas pelo país.
Alguns dizem que os cantores não deveriam cobrar pelo dom que receberam de graça e que se fossem cobrar deveriam cobrar o valor para o seu sustendo e não para ficarem ricos. Outros vão além e dizem que Jesus fez a obra e nunca cobrou nada e que os cantores deveriam fazer o mesmo, o que sugere que eles vivam da obra - das ofertas dos irmãos.
É um assunto polêmico. Eu acho que, como muita coisa na vida, existem os dois lados da moeda. Vamos aos pontos da minha exclamação:
O dom foi recebido de graça - SIM, mas todos precisam sobreviver e sustentar suas famílias certo? Nesse ponto é preciso entender que realmente os cantores precisam receber dinheiro para se sustentar.
Outro ponto a favor do pagamento é que para produzir um disco de alta qualidade que vc ouve em casa é preciso lembrar que os cantores pagam por música, por arranjo, por maestro, para tirar fotos para contratar a banda e tudo mais. E ai vão outros milhares de reais.
E mais um ponto em favor dos cantores é que o chamado para a obra é deles e não da família que precisa viver, comer, comprar e pagar as contas.
Vamos ao outro lado agora:
Se eles precisam sobreviver então entendemos que eles não precisam enriquecer e ficar milionários com o dinheiro suado de irmãos e irmãs simples que constituem as igrejas.
Os cantores fazem apresentações quase que diariamente, mas se fosse só nos finais de semana e com um média de 5 mil reais, só em 4 finais de semana eles ganhariam 20 mil reais por mês - valor que poucas pessoas ganham não é mesmo??
Agora imagina se o valor for superior a 5 mil?? Sem contar que nas apresentações eles levam CDs e DVDs que também são vendidos engordando ainda mais o cofrinhos dos artistas gopel.
Outro ponto que precisa ser entendido é que os valores cobrados para shows e apresentações em festas de aniversário de cidade e feiras agropecuárias são altos e tem que ser mesmo porque eles estão se promovendo em cima dos cantores e como todos do meio secular fazem os evangélicos também podem!
O assunto esquenta em relação as igrejas. Para se ter Cassiane, Elaine de Jesus, Damares, Lauriete, Vanilda Bordieri, Eliane Silva, Rose Nascimento, Shirley Carvalhaes e outros nomes é preciso desembolsar um bom valor - estima-se de 5 a 10 mil reais. O valor é alto? Eu acho que sim, por que igrejas pequenas de cidades distantes nunca poderão contar com a presença desses cantores (levitas).
Outro detalhe importante sobre o chamado dos cantores é que raramente vemos alguém dizer que um cantor famoso foi na igreja pequena de tal cidade enviado por Deus sem cobrar nada. Todos os contratos são feitos com assessoria, será que se ligássemos para algum cantor dizendo que não temos dinheiro e que Deus pede a presença dele ele viria nos atender de graça??
O assunto divide opiniões. Eu concordo em partes e descordo em outras. Acredito que eles devem comer o melhor desta terra como diz a bíblia, mas deveriam rever conceitos de nível de valores e envergadura para a ordem de Deus.
Só temos que lembrar que não se vai a lugar nenhum sem uma passagem aerea, ou rodoviaria ou de carro... E tbm não podemos nunca esquecer que não é apenas um cantor ou uma familia de cantor e sim varias pessoas por trás de um evento de louvor e varias familias. Quando tiver que ser totalmente de graça Deus colocará no coração de cada um do ministerio a ser convidado. Nos vemos pelo olho (e bolso) humano, mas as coisas de Deus vão mais alem!
ResponderExcluirEu tbm pensava que é muito caro, mas Deus ministrou isso no meu coração. Se alguem faz algo errado quanto a valor cobrado e dinheiro recebido serão cobrados por Deus!
Deus abençoe muito a vida de TODOS!