domingo, 27 de março de 2011

Estudos Bíblicos


Promessas de Deus

“ORA o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoaram; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Assim partiu Abrão, como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos, quando saiu de Haran”. Gn 12.1-4

As promessas de Deus são para todos nós. Não importa a sua idade, sexo ou posição social. A bíblia está repleta de histórias de promessas feitas e realizadas na vida de seus servos. Vamos tomar como exemplo a vida de Abraão. Ele tinha 75 anos quando recebeu a promessa e saiu de sua terra em busca de seu cumprimento.

Para que essas promessas se cumpram em nossas vidas, é preciso que venhamos a tomar certas atitudes em relação a nossa postura que movimente nossas ações fazendo-nos mover-se como Abraão em direção a vitória. Irei elencar alguns pontos abordados na bíblia para nos fazer entender melhor. São eles:

 Fé – A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem. Hebreus 11.1. Há um ditado muito propagado entre os populares que dizem ser como Tomé que precisou ver as marcas das feridas de Cristo para acreditar que ele era realmente o filho de Deus. Se você não tiver fé, será impossível alcançar as promessas até porque você nem irá acreditar nelas. A bíblia nos diz que Abraão creu contra a esperança e isso foi lhe imputado por justiça e também salienta que “sem fé, é impossível agradar a Deus!”

 Coragem – a bíblia está repleta de exemplos de pessoas que precisaram ter muita coragem para tomar posse de suas promessas, pois, o inimigo investe com tudo o que tem para que elas não venham a se cumprirem na sua vida. Para cumprir com seus intentos ele usa diversos instrumentos como por exemplo: a sua família como foi o caso de José que foi vendido por seus irmãos ou Jacó que, para deixar de ser enganador teve que lutar com um anjo tornando-se Israel de Deus. O Senhor quer que o busquemos com zelo afim de receber suas bênçãos.

 Renuncia – Temos que renunciar a tudo aquilo que possa desagradar a Deus como o pecado, a glória desse mundo. Ninguém poderá ser perfeito diante do Senhor sem renunciar o “eu”. SENDO, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda em minha presença e sê perfeito. Não tem idade para seguir a Jesus, mas é preciso disposição para renunciar. O segredo da vitória está em andar na presença de Deus.

Quando o Senhor nos faz uma promessa, Ele está nos dando uma direção. Ele espera que andemos nessa direção. Esse caminho é sempre longo e um pouco difícil de ser trilhado. O medo pode nos fazer desistir (ver Gn 15.13) e a falta de confiança em nossas capacidades. Se eu fosse olhar para mim mesmo e as condições nas quais me encontrava jamais teria ânimo para prosseguir, pois emergi de uma família muito pobre, residia numa favela e quando o senhor me resgatou estava pedindo esmolas para comer.

De todos esses obstáculos citados, o maior deles é o tempo, e toda promessa passa por esse teste. Em Josué 14.7-11 nos: Da idade de quarenta anos era eu, quando Moisés, servo do Senhor, me enviou de Cades-bárnea a espiar a terra: e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração: Mas os meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo: eu, porém, perseverei em seguir ao Senhor, meu Deus. Então Moisés, naquele dia, jurou, dizendo: Certamente, a terra que pisou o teu pé será tua, e dos teus filhos, em herança, perpetuamente; pois perseveraste em seguir ao Senhor, meu Deus. E agora eis que o Senhor me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos há agora, desde que o Senhor falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora, eis que já hoje sou da idade de oitenta e cinco anos. E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual a minha força então era, tal é agora a minha força para a guerra, e para sair e para entrar. Essa passagem nos mostra três princípios importantes: I) o tempo serve para nos fortalecer, II) o tempo serve para nos deixar mais experientes, e em III) é para que saibamos valorizar aquilo que o Senhor venha nos dar.

Se você tem promessas de Deus espere, confie e, acima de tudo, fique na posição que ele lhe deixou, pois quem prometeu não é um homem para mentir e nem tão pouco um filho de homens para se arrepender. Não se esqueça de que o cumprimento de cada promessa sempre dependerá de como estamos nos portando diante de Deus.


Claudio Rosa
Diácono, professor da EBD e 1º secretário

Nenhum comentário:

Postar um comentário