sexta-feira, 6 de maio de 2011

LIÇÃO 6

Lição 06 - Dons que manifestam a sabedoria de Deus
Texto Bíblico: Atos 16.16-24



INTRODUÇÃO

I. OS DONS DO ESPÍRITO SANTO

II. A PALAVRA DA SABEDORIA

III. A PALAVRA DA CIÊNCIA E O DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS

CONCLUSÃO

Prezado professor, o tópico II da lição fala a respeito dos tipos de sabedorias que influenciam o homem na sociedade contemporânea. São elas: a satânica, a humana e a divina. No contexto atual o crente em Jesus deve exercer suas ações mediante a sabedoria do alto. Para isto devemos estar sempre disponíveis para cultivar um relacionamento mais íntimo com Deus. Para distinguir a sabedoria divina do dom da palavra de sabedoria apresente os seguintes conceitos de sabedoria:

Sabedoria satânica é sempre empregada com o propósito maligno. Existem pessoas dotadas de sabedoria diabólica, que fazem de tudo para alcançar seus propósitos. A sabedoria satânica se caracteriza pela inveja, sentimentos facciosos, etc (Tg 3.14-16; Ez 28.12-17).

Sabedoria humana ou natural limita-se aos interesses da vida. A sabedoria humana concerne preponderantemente à vida presente. Tal sabedoria pode levar o homem a ter sucesso em diferentes áreas. Todavia, o homem pode possuir grande sabedoria humana e, contudo, não conhecer a Deus (Lc 14.28-32).

Sabedoria divina se caracteriza por adotar os melhores meios possíveis para promover a grandeza do reino de Deus. É a sabedoria evidenciada pelo homem espiritual e não se confunde com a sabedoria natural. Esta sabedoria de Deus não é o dom especial do Espírito (palavra de sabedoria), pois a sabedoria é essencial a todos: “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente” (Tg 1.5). Através da Escritura, todos os servos de Deus são encorajados a buscar esta sabedoria, que é uma necessidade na diária. A sabedoria divina é tremendamente necessária à igreja para o uso correto dos dons de Deus.

Conclua o tópico dizendo que a sabedoria divina não pode ser confundida com o “dom da palavra da sabedoria”. Esta é uma habilitação sobrenatural do Espírito Santo. No entanto, todos devem buscar a sabedoria de Deus através das Sagradas Escrituras. Boa aula!


Lição 06 - Geração Saúde
Texto Bíblico: 1 Coríntios 6.20
É obvio que devemos cuidar do corpo, todavia, a sociedade moderna, influenciada pela mídia, vem comentendo excessos nessa área. O que temos visto é um verdadeiro “culto à boa forma física”, onde os padrões estéticos ditados pelos meios de comunicação são cada vez mais altos e inatingíveis, levando milhares de pessoas às clínicas de cirurgias plásticas. Muitos, até mesmo crentes, na busca do corpo perfeito, deixam de comer ou se submetem ás dietas da moda, sem orientação médica, prejudicando a saúde.

[...] Fomos criados para a glória de Deus (Is 43.7). Portanto, toda nossa essência deve ser conservada pura, santa e agradável a Deus (Rm 12.1,2). Controlar o estresse, fazer uma caminhada, manter uma dieta equilibrada é essencial para a saúde física e mental de qualquer ser humano. Muitos pastores se descuidam da saúde física em razão de estarem sobrecarregados com diversas atividades, compromissos ministeriais, estudo, trabalho, família etc. O resultado disso é a incidência cada vez maior de obreiros com problemas cardiovasculares. De acordo com os especialistas, a melhor maneira de prevenir as doenças do coração é reduzir a exposição aos fatores de risco: obesidade, diabetes, hipertensão, níveis altos de colesterol a vida sedentária. Cuidar do corpo é questão de bom senso.

TEXTO EXTRAÍDO DE “As Doenças do Nosso Século: As curas que a Bíblia oferece”. 3° Trimestre, Lições Bíblicas Mestre, Rio de Janeiro: CPAD, 2008.

Lição 06 - Precisa-se de discípulos
Texto Bíblico: Mateus 4.18-22; 9.9; Lucas 6.12-16

A GRAÇA DE DEUS NA VIDA DO DISCÍPULO

Não há dúvida de que o apóstolo fala de si mesmo. Não sabe se as coisas celestiais desceram até ele enquanto o seu corpo estava em transe, como no caso dos antigos profetas; ou se sua alma foi momentaneamente desalojada do corpo e levada ao céu, ou se foi levado em corpo e alma. Não podemos nem é próprio que o saibamos até conhecermos os detalhes deste glorioso lugar e estado. Não intentou publicar ao mundo o que havia ouvido lá, mas expõe a doutrina de Cristo. A Igreja está edificada sobre este fundamento, e sobre ele devemos edificar a nossa fé e esperança. Enquanto isto nos ensina a melhorar as nossas expectativas da glória que nos será revelada, deve nos deixar contentes com os métodos habituais de conhecer a verdade e a vontade de Deus.

O apóstolo narra o método que Deus usou para mantê-lo humilde, e para evitar que se exaltasse de modo desmedido pelas visões e revelações que recebia. Não nos foi dito o que era esse espinho na carne, se era um problema enorme ou uma imensa tentação. Porém, Deus costuma tirar bem do mal, para que as desaprovações de nossos inimigos nos protejam do orgulho. Se Deus nos ama, evitará que nos exaltemos de modo desmedido; as cargas espirituais estão ordenadas para curar o orgulho espiritual. Fala-se que esse espinho na carne era um mensageiro que Satanás enviou para o mal, porém Deus o usou, e o venceu para bem. A oração é um unguento para toda a chaga, remédio para toda a enfermidade, e quando somos afligidos por espinhos na carne, devemos continuar orando. Os problemas nos são enviados para nos ensinar a orar; e continuam para ensinar-nos a insistir em oração.

Mesmo que Deus aceite a oração de fé, ainda assim nem sempre dá o que lhe é pedido; porque, como às vezes concede ira, também nega com amor. Quando Deus não acaba com os nossos problemas e tentações, mas nos dá graça suficiente, não temos razão para nos queixar. A graça significa a boa vontade de Deus para conosco, e isso é suficiente para nos iluminar e vivificar, fortalecer e consolar em todas as aflições e angústias. Seu poder se aperfeiçoa em nossas fraquezas, e sua graça se manifesta e magnifica. Quando somos fracos em nós mesmos, então somos fortes na graça de nosso Senhor Jesus Cristo. Se nos sentimos fracos, então vamos a Cristo, recebemos dEle poder e desfrutamos mais das provisões do poder e da graça divina.

Texto Extraído da obra “Comentário Bíblico de Matthew Henry” Rio de Janeiro, CPAD.

Lição 06 - Duvidar? Jamais! 
Texto Bíblico: Gênesis 6.9-11,13,14,17,18,21,22

“ Assim fez Noé; conforme tudo o que Deus lhes mandou, assim o fez” (Gênesis 6.22).

Ponha-se as sandálias de Noé por alguns momentos. Você vê o mundo a sua volta tornando-se maligno cada vez mais. Deus então anuncia a você a intenção dEle de julgar a terra. Você pensa: “Já era hora de algo ser feito a respeito de toda essa falta de Deus!” Então, Deus lhe diz para começar a construir um navio grande o suficiente para abrigar sua família toda e representantes de cada espécie do reino animal!

À medida que você reflete sobre essas estranhas ordens, pondera as implicações: “Um barco a quilômetros qualquer sinal de água... O que meus vizinhos vão pensar? Como vou explicar isso à minha família? O que eu, um homem da terra, entendo sobre engenharia náutica?”

A resposta de Noé para as recém-descobertas responsabilidades foi imediata. Gênesis diz – não uma, mas duas vezes – que Noé fez tudo de acordo com o que Deus lhe ordenou. Sem racionalizar, sem reclamar, sem protelar. Noé foi direto ao trabalho.

Deus prometeu que nós nunca precisaremos construir uma arca de novo. Todavia, Ele nos pede certas coisas que nossa sociedade vai desprezar. O que seu estilo de vida diz aos vizinhos e amigos não-cristãos? Você está vivendo uma vida de obediência como a de Noé? Escolha uma área de sua vida na qual você tem resistido a Deus e dê alguns passos em direção à obediência hoje. Você definitivamente terá uma consciência clara, e suas ações certamente lhe proverão uma oportunidade de compartilhar sua fé com outros.

A fórmula de agradar a Deus é simples: confie e obedeça.

Texto extraído do livro 365 Lições de Vida Extraída de Personagens da Bíblia, p.11. Rio de Janeiro: CPAD.

Lição 06 - Sim, Senhor !!!
Juízes 11

4. Fugitivo na Terra de Tobe (11.1-3)

Estes versículos apresentam-nos Jefté, o oitavo Juiz de Israel. Ele era um guerreiro poderoso, mas filho de uma união entre Gileade, neto de Manasses (Nm 26.29,30), e uma prostituta cujo nome não é mencionado. Uma vez que o pai de Jefté também teve filhos com sua esposa legítima, estes compeliram seu meio-irmão a sair de casa quando ficou mais velho. Ele foi deserdado por sua família (2) e habitavam em Tobe (3). Este nome significa ‘bom, agradável, doce, formoso, belo’. Pode ter sido et-Taiyibeh, a cerca de 24 quilômetros a leste de Ramote-Gileade. Ali ele se tornou o chefe de homens levianos, renegados, como no caso de Davi, mais tarde (1 Sm 22.1,2), a quem ele levava às festas. Foi desta maneira que Jefté ganhou a experiência e a reputação de homem valente e valoroso (1).

5. Jefté chega ao Lar, (11. 4-11)

Mais tarde, quando os amonitas invadiram Israel (10.17), os anciãos de Gileade correram à terra de Tobe. ‘Venha e seja o nosso líder para que possamos nos defender’, imploraram eles a Jefté. Este lembrou aos anciãos o tratamento ruim que recebera anteriormente. ‘Por que vocês me procuram, agora que estão com problemas?’, perguntou ele. Por isso mesmo tornamos a ti (8) foi a resposta deles, talvez com este sentido: ‘Percebemos que o tratamos injustamente e é por isso que viemos: para que possamos mostrar-lhe nossa confiança tendo-o por cabeça’ (8; esta palavra significa ‘general’, talvez ditador’).

Quando Jefté quis se certificar do que lhe era oferecido, mais uma vez os anciãos afirmaram que, se ele os livrasse, então seria colocado como chefe e cabeça. Desta vez selaram seu acordo com um juramento religioso: O Senhor será testemunha entre nós, e assim o faremos conforme a tua palavra (10). O voto foi reafirmado quando Jefté falou todas as suas palavras perante o Senhor, em Mispa (11).” (Comentário Bíblico Beacon, CPAD, vol.2, p.132).

ATIVIDADE

Assim como na turma de primários, vamos aproveitar a ocasião do dia das mães para sugerirmos a confecção de um caderninho de receitas como lembrança.

Para isso, compre ao longo da semana os cadernos ou faça um com folhas de papel ofício e papel cartão. Reproduza numa folha de papel uma boneca com chapéu e avental. Depois, desenhe as partes da boneca separadas em outra folha, a fim de que você possa reproduzir cópias para as crianças recortarem e montarem suas bonecas. Leve para a sala de aula tecidos, EVA, lã, botões etc.

Se porventura alguma criança quiser fazer um desenho diferente para o seu caderno, deixe-a à vontade.

Recomende que os alunos façam um dedicatória no caderno para a mamãe.

Lição 06 - De volta para casa
Texto bíblico: Êxodo 4.18-20; 27-31; 5.1

CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO

“a) A prestação de contas (4.18-20). Moisés, agora submisso ao plano de Deus, primeiramente foi obter permissão de Jetro para ir embora e voltar ao Egito (18). Não lhe apresentou todas as razões para a mudança, mas o motivo que deu foi o suficiente para obter aprovação. Seus irmãos eram as pessoas de sua nação, os israelitas. Jetro disse: Vai em paz. Deu liberdade a Moisés e, assim, não pôs impedimento ao plano de Deus.

Deus garantiu que as pessoas que procuravam a vida de Moisés estavam mortas (19). Moisés começou a viagem com sua mulher e dois filhos (20; cf. 18.3,4), embora pareça que depois do episódio da circuncisão (24-26), ele os tenha mandado de volta a Jetro (18.2) e prosseguido sozinho com Arão (29). É lógico que as palavras tornou à terra do Egito (20) é uma declaração geral que teve cumprimento no versículo 29. pode ser traduzida por: ‘Pôs-se a voltar para a terra do Egito.’(Manual do Pentateuco, CPAD, p.148).

ATIVIDADES

Esta semana, aproveitando a ocasião do Dia das Mães, vamos sugerir a confecção de uma lembrança.

Para a turma de primários, sugerimos os potinhos decorados. Separe ao longo da semana garrafas PET. Corte-as um palmo acima da base, pois você utilizará apenas esta parte. Leve para a sala de aula, tecidos, fitas, botões, EVA, papel colorido e outros adereços. Permita que as crianças utilizem toda a sua criatividade durante a realização desta atividade. Para incrementar o presente, você pode levar balas ou bombons para serem colocados dentro dos potes.

Não se esqueça de orar pelas mamães das crianças!

Lição 06 - Respeitando as pessoas
Leitura Bíblica Lucas 10.25-37

I. De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança compreenda que devemos amar e respeitar as pessoas.

• É importante fazer uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.

• A palavra-chave da aula de hoje é “RESPEITO”. Durante o decorrer da aula diga: “Precisamos amar e respeitar as pessoas.”

II. Saiba Mais

A essência do Cristianismo é o amor (Rm 13.8-10; 1 Co 13). Isto foi declarado pelo próprio Senhor Jesus ao ser inquirido por um doutor da lei (Lc 10.25-27), e ao dar as últimas instruções aos seus discípulos (Jo 13.34,35). O apóstolo João afirmou categoricamente: “Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor” (1 Jo 4.8). Todavia, todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.

Paulo nos diz que Deus nos amou quando éramos por natureza filhos da ira (Rm 6.8-10). Ele nos amou tanto que enviou seu Filho para morrer em nosso lugar (Jo 3.16). Quem é nascido de Deus precisa aprender com o Pai a amar de verdade.

Quando interrogado sobre quem é o nosso próximo, Jesus proferiu a parábola do Bom Samaritano, esclarecendo que o próximo pode ser qualquer pessoa que necessite do nosso amor (Lc 10.25-37). A ordenança do Mestre vai além dos limites de apenas ajudar nossos amigos; devemos amar também os que nos maltratam e nos maldizem (Mt 5.43-48). Somente assim poderemos demonstrar que, realmente, somos filhos de Deus (Mt 5.45).

A Bíblia afirma que antes de conhecermos a Cristo, éramos “odiosos, odiando-nos uns aos outros” (Tt 3.3).

Sem Cristo, ninguém é capaz de amar ao próximo, muito menos se este for um inimigo contumaz. Mas, como nova criatura (2 Co 5.17), “o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5.5). O fruto do Espírito leva-nos a amar até mesmo aos que nos odeiam. Além disso, Jesus afirmou que seus discípulos seriam conhecidos pelo amor: “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (Jo 13.35).

Extraído de Lições Bíblicas Jovens e Adultos, CPAD.

III. Conversando com a professora

Um autêntico educador, ao contrário de certos professores que sentem “donos do saber”, são humildes e estão sempre com disposição para aprender. Ele não se esquece que o homem é um ser educável e nunca se cansa de adquirir novos conhecimentos. Aprendemos com os livros, com nossos alunos, com as crianças, com os idosos, com os iletrados, enfim, aprendemos enquanto ensinamos.

Não há melhor maneira aprender do que tentar ensinar outra pessoa. O professor-educador deve estar atento a qualquer oportunidade de aprender.

Quando não souber uma resposta, é melhor ser honesto e dizer que não sabe. A ausência do orgulho diante da realidade de “não saber”, facilita e promove a aprendizagem.

(TULER. Marcos. Muito mais que um professor. Revista Ensinador Cristão, ano 4, nº 13 - 2003. Janeiro: CPAD.)

IV. Sugestão

Dobre uma folha de papel ofício ao meio, dando a idéia de um cartão. Escreva com canetinha hidrocor o versículo da lição.

Depois peça que os alunos ilustrem o versículo com desenhos ou figuras de revistas, deixando-os bem bonito. Incentive as crianças a entregarem o cartão para algum amigo ou parente.


Lição 06 - Deus me protege em casa
I. Leitura Bíblica 2 Reis 6.8-23

II. De professor para professor

Prezado professor, o objetivo da lição deste domingo é que a criança aprenda que Deus nos guarda de todo o perigo.

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.

• A palavra-chave é “CASA”. Durante o decorrer da aula diga às crianças que o Papai do céu nos protege em nossas casas.

III. Para refletir

Por intermédio da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, aprendemos que Deus sempre segura firmemente aqueles que nEle confiam. Paulo experimentou a proteção de Deus quando seu navio foi arrastado pelo tempestuoso e obscuro mar Mediterrâneo, e os discípulos conheceram o poder do Senhor sobre as grandes tempestades.

Quando confiamos nos momentos mais desesperadores, também descobrimos sua fidelidade para conosco.

Professor, se você está atravessando uma fase difícil, não desanime! As circunstâncias que encaramos como revezes são, na maioria das vezes, o que nos lançam em fases de intenso crescimento espiritual.

IV. Conversando com o professor

O professor precisa conhecer as peculiaridades da faixa etária com a qual trabalha. Observe, no quadro abaixo algumas características mentais da classe de maternal.

CARACTERÍSTICAS MENTAIS

Aquisição da linguagem, com vocabulário limitado. Nos desenhos, fase das garatujas. Aprendizado a partir de coisas concretas, que podem ser vistas, tocadas e percebidas. Imaginação fértil e muita curiosidade. Diminuto período de atenção.

RECOMENDAÇÕES AO PROFESSOR

Permitir que se expressem por palavras e através do desenho. Propiciar condições para que possam tocar e sentir. Utilizar estórias nas quais possam participar como personagens. Variar bastante as atividades, aproveitando os curtos períodos de atenção.

Extraído do livro Como Tornar o Ensino Eficaz, Antonio Tadeu Alves, CPAD.

V. Sugestões

As crianças aprenderam que Deus nos protege em casa. Então, que tal fazer uma atividade manual que reforce o ensino? A dobradura é um excelente exercício psicomotor. Você vai precisar de folhas de papel ofício e canetas hidrocor. Siga as instruções passo a passo e monte uma casa para cada aluno. As crianças vão desenhar as portas e janelas. Durante a atividade reforce o ensino de que Deus guarda as nossas casas e todos que moram nela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário