sábado, 6 de agosto de 2011

Lição 06 - Celebrando a Deus

Texto Bíblico: Êxodo 23.14-19; Levítico 23.4-21,23-44

A Ceia do Senhor foi instituída por Jesus por ocasião de sua última refeição de Páscoa, na companhia dos discípulos, apenas horas antes de ser crucificado. Para nós, a Ceia do Senhor tomou o lugar da Páscoa do Antigo Testamento, “porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós” (1Co 5.7). Ordenou Jesus que a Ceia do Senhor fosse repetida em intervalos frequentes, até sua segunda vinda. Jesus disse: “Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha” (1 Co 11.26).

Os elementos que compõe a Santa Ceia, o pão e vinho, têm significados distintos. O pão simboliza o corpo de Cristo (Mt 26.26). O partir do pão simboliza Jesus, o qual nos foi dado (Lc 22.19) na sua morte, quando foi partido por nós. O vinho, o “sangue da uva” (Dt 32.14), simboliza o sangue de Jesus quando, na sua morte na cruz, foi derramado para a remissão dos nossos pecados (Mt 26.28).

A ceia é um ato comemorativo da morte de Jesus. Ela não lembra somente o sofrimento, mas também a vitória de Jesus. Através da Santa Ceia, podemos olhar para trás, lembrando-nos da morte expiatória do Senhor; olhamos também para o presente, onde verificamos que o Gólgota  ainda tem poder, pois Cristo ressuscitou e está presente, manifestando a sua graça aos que crêem  na mensagem da cruz (1 Co 2.5).

Professor, aproveite esta aula para explicar às crianças o significado e a importância da Santa Ceia do Senhor. Deixe bem claro aos pequenos que a Santa Ceia é uma festa para a Igreja do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário