sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Lição 12 - O caminho para o céu


A palavra céu, ou céus, é usada nas Escrituras...

Texto Bíblico: Mateus 7.13,14,21-23

O CÉU NAS ESCRITURAS

A palavra céu, ou céus, é usada nas Escrituras com inúmeros sentidos. No sentido mais geral, ela inclui tudo aquilo que é diferente da terra. Quando empregadas assim, as palavras terra e céu se excluem mutuamente; mas quando usadas juntas, as duas abrangem todo o universo de Deus (Gn 1.1). Com este sentido, o termo é frequentemente usado metaforicamente. Por exemplo, “de uma à outra extremidade dos céus” (Mt 24.31) e “desde uma extremidade do céu até à outra” (Dt 4.32).

Em um sentido mais limitado, a palavra é empregada para descrever a atmosfera que envolve a terra. Assim, lemos sobre o “orvalho do céu” (Dn 4.15), as “nuvens do céu” (Dn 7.13) e a “chuva vinda do céu” (Tg 5.18). [...] Novamente, com frequência a palavra inclui mais do que somente aquilo que está compreendido na atmosfera terrestre. É usada para abranger tudo o que é visível na expansão do universo acima do homem. Seria impossível definir limites específicos para a expansão visível do espaço que se estende até alturas desconhecidas; mas como tal, a palavra céu inclui o vasto campo no qual se encontram o sol, a lua, os planetas e as estrelas (Gn 1.16,17).

Do ponto de vista teológico, sem dúvida o uso mais importante da palavra céu é com referência ao campo invisível do qual o visível pode ser simplesmente o limite mais próximo do homem. Este é o céu que é mais bem descrito como a moradia de Deus.

Texto extraído do “Dicionário Bíblico Wycliffe”, editado pela CPAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário