sábado, 1 de outubro de 2011

Lição 01 - Tudo aquilo que o Senhor mandar!


Texto Bíblico: Êxodo 24.1-7; Juízes 1.27-2.23

Um juiz ou magistrado civil é mencionado pela primeira vez em Israel sob a liderança de Moisés, quando Jetro sugeriu que Juízes fossem designados para aliviar Moisés em suas responsabilidades administrativas (Êx 18.13-26). Mais tarde, Israel se organizou em unidades dentro de cada tribo com um homem qualificado como juiz. Estes homens deveriam julgar corretamente, destemidamente e imparcialmente (Dt 1.16). Somente os casos mais importantes eram trazidos diante de Moisés (Dt 1.12-18; 21.2).

Durante a era entre as conquistas e a monarquia em Israel, os invasores opressores eram sucessivamente mesopotâmios, moabitas, cananeus, midianitas, amonitas e filisteus. Os notáveis juízes que foram usados para agir contra eles foram Otoniel, Eúde, Débora e Baraque, Gideão e Sansão, conforme a narrativa do livro de Juízes. Os líderes principais, ou juízes do povo, eram aqueles que tinham a missão principal de livrar os israelitas das nações opressoras.

Texto extraído: Dicionário Bíblico Wycliffe, CPAD

Professor, explique às crianças que nos dias de hoje também existem os juízes que julgam as causas dos homens, assim como os juízes de Isael. A diferença era que esses homens em Israel também eram líderes religiosos, ou seja, eram responsáveis por conduzir o povo a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário