quarta-feira, 18 de julho de 2012

Culto ao Corpo


Cada vez mais é notória a presença de jovens e adolescentes lotando as academias e se submetendo a cirurgias plástica em busca de um corpo perfeito. A minha pergunta é: Até que ponto essa prática pode ser considerada saudável? os perigos do culto ao corpo é o assunto dessa semana.

Estamos vivendo tempos trabalhosos como diz a Bíblia. tempos em que cultuar a imagem é o fator predominante em nossa sociedade. O desejo pela perfeição corporal a qualquer custo tem dominando as novas gerações. O que se vê na TV por intermédio das novelas e filmes são pessoas praticamente perfeitas, claro que isso tudo sem ser levado em conta o uso exacerbado de maquiagem e os efeitos do foto-shop. Suas curvas e formas são de causar inveja e admiração na juventude que, sem perceber acabam caindo nessa armadilha de satanás. 

Esse assunto tem tomado tanto a sociedade que hoje já exitem até programas especializados na orientação a pessoas que busca tal perfeição. Os testemunhos apresentados por pessoas que se submeteram a procedimentos cirúrgicos são sempre satisfatórios. Eles simplesmente omitem os casos de rejeição a próteses e medicamentos quase sempre irreversíveis que, quando não levam a morte deixam sequelas terríveis.

os jornais e revistas não se cansam de falar do assunto. Vai desde atrizes que repararam seus corpos, atores que malham cerca de 15 horas por dia a adolescentes que colocaram silicone para se sentirem mais turbinadas sem nem esperarem pelo desenvolvimento completo de seus corpos. Isso não fica apenas a cirurgias plásticas e exercícios físicos, as industrias de cosméticos tem crescido de forma assustadora nesses últimos dias, vale tudo pra ficar perfeito!

Quero que vocês entendam que não estou falando que malhar é crime nem que o uso de cosméticos e cirurgias irá levá-lo ao inferno, malhar até que é lega, pois proporciona saúde e satisfação pessoal, defendo apenas que as coisas devem ser feitas de maneira equilibrada e madura para que não venha prejudicar a sua vida material e espiritual. A bíblia diz que tudo deve ser feito com ordem e decência e que é no tempero que está o sabor das coisas e não no excesso de sal. 

A bíblia também nos diz que somos o templo e morada do Espírito Santo. Não é errado querer ter um templo bonito e bem adornado afinal de contas quem abita nele é Deus. A estética é importante, mas não deve ser a primazia de nossa vida. A mídia tem sido a maior responsável pela exploração da beleza, é ela quem tem ditado o que é perfeito e o que não é. O mais importante é cuidar da vida espiritual e da alma, pois se você não estiver bem consigo mesmo, jamais uma cirurgia plástica ou horas na academia irá satisfazê-lo. O aspecto exterior é apenas um complemento. A beleza de uma pessoa jamais será completa se estiver apenas na embalagem. 

Comente... 

Dc. Claudio Rosa
Pedagogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário