quarta-feira, 11 de julho de 2012

O Jovem e a Política - Será que é pecado participar?



Falar de política sempre foi um problema, principalmente para jovens. Experimentem falar sobre isso para uma platéia de adolescentes com SPA (Síndrome do Pensamento Acelerado) e verão que tenho razão. Isso acontece devido a onda de falcatruas que circundam a política. É tanta roubalheira que ninguém mais acredita em honestidade vinda da parte de alguém que pertença a esse meio. Sei que esse assunto se estende a todas as idades, porém me deterei apenas a juventude por questão de afinidade com o assunto, também pela preocupação com essa geração que tem se tornando cada vez mais anti-política.

Primeiramente gostaria de informar aos religiosos de plantão que política não é pecado, politicagem sim. O cristão enquanto viver nessa terra precisa enquadrar-se nas leis que regem a nação e cumpriu-las com bom patriotismo, pois isso é bom diante dos homens e é agradável a Deus. Vejamos algumas referencias bíblicas a esse respeito:
  • Observa o mandamento do rei...” Ec 8.2 
  • Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores...” Rm 13.1-7 
  • Se sujeitem aos que governam, às autoridades.” Tt 3.1,2 
  • Sujeitai-vos a toda instituição humana... quer seja o rei como soberano...” 1Pe 2.14,14 
A Bíblia não nos deixa dúvidas quanto a questão de nos sujeitarmos as autoridades humanas. Agora reflitam comigo; se é a nossa obrigação obedecermos as leis humanas, por que temos que ficar de fora de suas construções por acharmos errado, não gostarmos ou simplesmente por que alguém disse que era pecado? Na Bíblia também está escrito que "quando o justo governa, o povo se alegra", então por que temos que nos manter de fora deixando de ajudar pessoas boas, justas e sinceras a alcançarem o governo, se isso trará a alegria de nosso povo? Vamos combinar galera que a política é necessária, eu diria fundamental para a nossa sobrevivência.

Deus é organizado, um administrador sem igual. Moisés foi o primeiro legislador da bíblia. José foi governador do Egito. Débora era profetiza e juíza, Ester rainha, o rei Davi era o homem segundo o coração de Deus e tantos outros que a bíblia relata como pessoas públicas não perderam a presença de Deus por causa disso. O próprio Jesus nos deu o maior conceito que já existiu a esse respeito. Certa vez, quando foi questionado com relação ao pagamento de impostos ao imperador romano: "É lícito pagar o imposto a César ou não?" Jesus imediatamente pediu que lhe mostrassem uma moeda e perguntou: "De quem é este rosto e a inscrição na moeda?" Prontamente lhe responderam: "De Cezar!" Então Jesus lhe disse: "Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus, o que é de Deus". Em outras palavras o mestre dos mestres queria dizer: "Sim, devemos pagar o imposto! Honrar a Deus pessoal não significa desonrar as autoridades muito menos não participar da escolha dos mesmos.

Se você se omite de participar da escolha de seus governantes, está simplesmente entregando nas mãos dos desonestos, ladrões e porque não dizer, nas mãos do próprio diabo a decisões de suas vidas em sociedade. Se os políticos são corruptos, isso de certa forma é culpa do próprio cidadão que ao invés de exigir bons projetos que tragam melhorias para a população, aceitam um bujão de gaz ou uma feira em troca de voto. 

Outro problema que aterroriza em período de eleições diretas é a politicagem transvestida de boas intenções. Cada um quer ser mais certo que o outro ai a confusão ta armada. E esse ano a baixaria já está até nas redes sociais. É um festival de acusações onde ninguém escapa de ser vilão ou mocinho. Mais uma vez afirmo pessoal, façam política; participem, defendam seus futuros candidatos, não com paixão cega, mas com a consciência, sabendo que seus projetos são os melhores, mas em nome de Jesus fujam da politicagem, pois é ela quem separam até os grandes amigos. 

Quem faz política defende o bem comum; quem faz politicagem defende seus próprios interesses. Quem faz política tem visão no futuro; quem faz politicagem só pensa no aqui e agora. Quem faz política defende ideias e preserva as pessoas; quem faz politicagem destrói as pessoas e ignora as idéias. Sai, participe, ouça discursos, vote, exerça sua cidadania, pois isso além de não ser pecado, ainda agrada a Deus e contribui para o engradecimento do nosso povo.

Dc. Claudio Rosa
Pedagogo


Deixe seu comentário e participe do programa Boas Novas dessa quinta feira. Deus te abençoe...                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário