sábado, 8 de outubro de 2011

Lição 02 - As mentiras dos astros e dos horóscopos


Texto Bíblico: Daniel 2.26-28

ASTROLOGIA

Por Ezequias Soares

Astrologia é o estudo da suposta influência dos astros sobre a sorte dos seres humanos, crença ou superstição em que os astros pressagiam ou determinam o destino das pessoas e das nações. É apenas uma das formas ocultistas que faz parte das práticas adivinhatórias presente na Nova Era. Por se parecer com uma diversão inofensiva é o ramo do ocultismo que mais atrai as pessoas.

Sua origem foi na Babilônia. Esteve presente em todas as religiões pagãs da Mesopotâmia, Egito, Grécia, Roma e no Extremo Oriente. Com o surgimento do Cristianismo a astrologia apresentou declínio vertiginoso, vindo a se fortalecer na Idade Média, através dos árabes, vindo em seguida sua decadência e novamente ressurgindo no Renascimento. 

Essa prática é consulta a deuses pagãos. Apenas 5 planetas eram conhecidos na antiguidade: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. O nome de cada um desses planetas era também o nome de divindades falsas. Mercúrio era divindade de Roma tido pelos romanos como porta-voz de Júpiter, que para eles era o pai dos deuses. Veja que o apóstolo Paulo foi chamado de Mercúrio e Barnabé de Júpiter. Isso porque Paulo era quem falava para o povo, o apóstolo Paulo era porta-voz de Barnabé. Marte era o deus da guerra, Vênus a deusa do amor e Saturno deus da agricultura. As consultas astrológicas são de fato a esses deuses. Veja Atos 14.11,12. 

Texto extraído da obra: Manual de Apologética Cristã: Defendendo os Fundamentos da Autêntica Fé Bíblica, editada pela CPAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário