sábado, 10 de dezembro de 2011

Lição 11 - O dia de adoração e serviço ao Senhor

Texto Bíblico: Neemias 13.15,17; Atos 20.7-12

INTRODUÇÃO

I. DEUS ORDENA A GUARDA DO SÁBADO.
II. O DESCUMPRIMENTO DA LEI MOSAICA NO TEMPO DE NEEMIAS.
III. A GUARDA DO SÁBADO EM O NOVO TESTAMENTO.


CONCLUSÃO

O ADVENTISMO DO SÉTIMO DIA


Por Ezequias Soares

História

Tudo começou com Willian Miller. Nascido em 1782, Pittsfield, estado de Massachussets, EUA. Era de família batista. Em 1818, dizia que nos próximos 20 anos Cristo voltaria à Terra. Em 1831 Miller anunciou que esse evento ocorreria em 23 de março de 1843. Tentou justificar a sua “profecia” em Daniel 8.13,14, quando dizia que 2.300 tardes e manhãs correspondiam a 2.300 anos, e marcou como ponto de partida o retorno de Esdras a Jerusalém em 457 a.C. 

Ele conseguiu muitos adeptos. Esses seguidores de Miller venderam propriedades e foram para as colinas esperar o retorno de Cristo. Em Boston, muitos se vestiram de branco, subiram os montes, e permaneceram em constante oração. Enquanto isso muitos, em outras partes dos EUA, entregaram-se publicamente à imoralidade e à prostituição. Nada de suas previsões, porém, se cumpriu. Miller disse que se enganou, e que errou nos cálculos, marcando nova data – 22 de outubro de 1844, que também fracassou.

Miller se arrependeu e procurou a igreja. Pediu perdão e foi servir a Deus, vindo a falecer em 1849. Com isso surgiram vários grupos. Hiram Edson, Joseph Bates e James White com sua esposa Ellen Gould White eram os principais proeminentes dos movimentos adventistas. Hiram Edson, de Port Gibson, disse que teve uma visão no dia seguinte ao fracasso de Miller, dizendo que viu Jesus em pé ao lado do altar. Assim reinterpretou a “profecia” de Miller dizendo que ele errou simplesmente quanto ao local, mas que havia acertado a data. Joseph Bates, de New Hampshire, Washington, instituiu a observância do sábado. O casal White, em Portland, Maine, destacou-se em suas “revelações e visões”. 

Os três grupos juntos, em 1860, deram origem ao que hoje se chama Igreja Adventista do Sétimo Dia. A observância da lei, a guarda do sábado, o juízo investigativo, o bode emissário, o espírito de profecia e o sono da alma são os pontos principais que distinguem os Adventistas do Sétimo Dia dos evangélicos. 

A questão do Sábado


Afirmam que a guarda do sábado está na lei e que por isso deve ser observado de geração em geração porque é um dos preceitos da lei de Deus, que segundo eles é a mesma lei moral. Assim classificam a lei de Lei Moral e Lei Cerimonial. Os Dez Mandamentos são a Lei Moral, chamada por eles da Lei de Moisés. Esse arranjo adventista não pode ser confirmado na Bíblia. Vamos aos fatos.
 
A Bíblia afirma que existe só uma lei. Os judeus interpretaram assim: um só Deus, um só legislador, portanto, uma só lei. O que existe, na verdade, são preceitos morais, preceitos cerimoniais e preceitos civis. É chamada de Lei de Deus, porque teve sua origem nEle. Lei de Moisés porque foi Moisés o legislador que Deus escolheu para promulgá-la no Sinai. Os preceitos, tanto do Decálogo como os fora dele, são chamados alternadamente de Lei de Deus ou do Senhor e Lei de Moisés: “E, cumprindo-se os dias da purificação, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor (segundo o que está escrito na lei do Senhor...)” (Lc 2.22,23). Não são duas ou três leis, mas uma só lei apresentada por esses nomes. Veja ainda Neemias 1,2,8,18.

Há princípios que são imutáveis e universais. Não existe para ele a questão de transculturação. Onde quer que o evangelho for pregado, esses princípios estão presentes, que chamamos de preceitos morais ou éticos. Os dois maiores mandamentos são preceitos morais: amar a Deus acima de todas as coisas e “o teu próximo como a ti mesmo” (Mc 12.29-31); entretanto, não constam do Decálogo, é uma combinação de Deuteronômio 6.4,5 com Levítico 19.18. Por outro lado, encontramos no Decálogo o quarto mandamento, que não é preceito moral. Jesus disse que o sacerdote podia violar o sábado e ficar sem culpa: “Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado e ficam sem culpa?” (Mt 12.5).

A questão não é o sábado em si, mas o fato de que não estamos debaixo do Antigo Concerto: “Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de um melhor concerto, que está confirmado em melhores promessas” (Hb 8.6). Leia os versículos seguintes até o 13. A Palavra profética previa a chegada do Novo Concerto: “Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei um concerto novo com a casa de Israel e com a casa de Judá...” (Jr 31.31-33). Esse “novo concerto” é mencionado pelo escritor aos Hebreus, 8.8-12.

O judeu convertido à fé cristã que quiser guardar o sábado por convicção religiosa pessoal não está desviado por isso, pois o apóstolo Paulo diz que uns fazem separação de dia, outros acham que podem comer de tudo. Veja Romanos 14.1-6. Convém lembrar que o apóstolo está falando aos judeus cristãos de Roma, por causa da sua cultura religiosa, e não aos gentios.

Ainda hoje muitos deles usam kipar e talit (solidéo e manto), observam o kash’rut (leis dietéticas prescritas por Moisés) e guardam o sábado. Isso o fazem meramente para não perderem sua identidade nacional, é uma questão cultural e não condição para salvação. Isso é diferente dos gentios convertidos a Cristo, pois o apóstolo deixou claro que tais práticas são um retrocesso espiritual: “Guardais dias, e meses e tempos, e anos. Receito de vós que haja trabalhado em vão para convosco”  (Gl 4.10,11).

As festas judaicas eram anuais, mensais, ou lua nova (pois a lua nova aparece de 28 a 30 dias e com ela se principia o novo mês) e semanais. Você pode ver isso em 1 Crônicas 23.31; 2 Crônicas 2.4; 8.13; 31.3; Ezequiel 45.17. O apóstolo Paulo diz: “Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo” (Cl 2.16,17). O sábado cerimonial ou anual já está incluído na expressão “dias de festa”, que são as festas anuais, “lua nova”, mensais e “dos sábados”, festa semanal. O texto fala de um objeto projetando sombra, ou seja, a realidade espiritual na fé cristã é Cristo e não o sábado. Essas figuras das coisas futuras se cumpriram em Jesus. Por isso que Jesus afirmou ser Senhor do sábado (Mc 2.28). Esse texto de Colossenses é a melhor resposta bíblica para os sabatistas.

Dizem que o imperador romano, Constantino, mudou o sábado pelo domingo e por isso estamos comprometidos com um dia pagão. Essa versão deles não condiz com a verdade histórica. A palavra “domingo”, por si só, significa “Dia do Senhor”, pois, foi nesse dia que o Senhor Jesus ressuscitou. O primeiro culto cristão aconteceu num domingo: “Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco!” (Jo 20.19). O segundo culto também, pois a Bíblia diz que isso aconteceu “oito dias depois” (Jo 20.26). 

Os cristãos se reuniam no primeiro dia da semana: “No primeiro dia da semana, ajuntando dos discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte...” (At 20.7). O mesmo pode ser visto em Corinto, quando o apóstolo manda levantar coletas para os irmãos pobres de Jerusalém. O texto sagrado diz que essa reunião de adoração se fazia nos domingos: “No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar...” (1 Co 16.2). Assim, essa prática foi se tornando comum, sem decreto e sem imposição. Foi algo espontâneo. Constantino apenas confirmou uma prática já antiga dos cristãos.
 
Os adventistas costumam perguntar com muita frequência: “Onde está escrito na Bíblia que devemos guardar o domingo?” Eles acham que com isso vão calar a boca de todo mundo. O Decálogo fala sábado e isso acontece também em muitos lugares do Velho Testamento, mas o domingo não. Mas na Nova Aliança não há mandamento algum de guardar dias. Dizem que o “domingo” e um dia pagão, porque em inglês Sunday significa “dia do Sol”. Nesse caso, todos os demais dias também seriam pagãos, porque os dias da semana, em inglês, são de origem célticos e homenageiam antigas divindades, inclusive o sábado, que é Saturday, “dia de Saturno”.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário