domingo, 8 de abril de 2012

Três verdades extraídas da parábola do Rico e Lázaro


Em Lucas 16.19-31 vemos uma parábola contada por Jesus a respeito de duas pessoas importantes, duas realidades distintas e dois  futuros totalmente opostos. Diante desse relato quero extrair três verdades para a nossa meditação. Aconselho a leitura do trecho bíblico para uma melhor compreensão que tento expor aqui. 

1ª) A bíblia nos mostra que o rico vivia regaladamente sem se preocupar com nada, pois tinha de tudo que uma pessoa poderia precisar, já o pobre Lázaro nada tinha tendo que mendigar para sobreviver. O próprio Jesus nos adivertiu o quanto que é difícil para um rico entrar no reino de Deus, talvez pelo fato de uma pessoa de que nada tem falta precisar recorrer a Deus a não ser por doença. Já o pobre tem a tendência natural de se aproximar mais de Deus devido a carência que sentem de tudo. Por esse motivo a primeira lição é "Não importa se você é rico ou pobre, tire um tempo para buscar a Deus, sua eternidade dependerá disso".

2ª) A segunda verdade é : "Todos prestarão contas a Deus um dia". Continuando a narrativa vemos que ambos morreram. O Rico foi para o lugar de tormenta, já Lázaro foi para ceio de Abraão, um lugar de descanso e delícias. Não pense que o rico foi para o inferno porque tinha dinheiro, pois a bíblia nos diz que "o amor ao dinheiro é que é a raiz de todos os males" e não o dinheiro em si. A diferença foi que um buscava a Deus e o outro não. Quem determina pra onde vai quando morrer é o próprio homem enquanto está aqui na terra, pois a bíblia também nos diz que ao homem convém morrer apenas uma vez, seguindo após ao juízo.

3ª) E a terceira verdade é esta "Depois que se morre não há mais o que fazer." O Rico ao ver Lázaro na bonança pediu para que o Pai Abraão mandasse que ele molhasse pelo menos a ponta do dedo e refrescasse a sua língua, mas havia um abismo entre eles intransponível. Entende-se com isso que a sentença de ambos foi dada aqui na terra. A passagem também nos mostra que o Rico, devido estar em um lugar de dor, pediu para que mandassem Lázaro até seus cinco irmãos para que se arrependessem, livrando-os assim de terminarem como ele, no inferno, mas a resposta do Pai Abraão foi dura: "Eles tem Moisés e os profetas, que escutem!"

Portanto meus queridos, nós temos a Bíblia que é a palavra de Deus. Vamos dar mais ouvidos a o que ela contem e atentemos para isso, pois a escolha entre ir para o céu ou descer para o inferno quem ira fazer somos nós. Que Deus nos abençoe. 

Dc. Claudio Rosa
Pedagogo e professor da EBD

Nenhum comentário:

Postar um comentário