sábado, 10 de julho de 2010

Subsídios para a Escola Dominical, Lição 2

Lição 02 - A Natureza da Atividade Profética

Leitura Bíblica em Classe

Jeremias 1.4-6, 9-14

 
I. As formas de comunicação de aos profetas
II. As formas de transmissão da mensagem dos profetas ao povo
III. A questão extática do profeta

 Conclusão

 Prezado professor, a palavra-chave da lição desse domingo é Comunicação. O termo significa “processo de emissão, transmissão e recepção de mensagens por meio de métodos ou sistemas convencionais”.
A comunicação é o recurso que Deus utiliza para se revelar ao seu povo. Nesse sentido, a profecia do Antigo Testamento foi comunicada mediante algumas formas de transmissão: diálogos; visão ou sonho; declaração oral e direta; figuras e símbolos; oráculos por ação (é a ação ou ato de um profeta que transmite uma mensagem profética. Ex.: Oseias casa-se com a prostituta representando o estado caótico de Israel, mas também o amor imortal de Deus por seu povo).
A função primária da profecia é prenunciar a Palavra de Deus. O ministério profético, em Israel, surge diante da necessidade de comunicação e acatamento dos desígnios de Deus estabelecidos para o seu povo. Os profetas que exercem tal função são porta-vozes de Deus para transmitir seus desígnios.

Para que aja transmissão de mensagem tem que haver um receptor. Este deverá receber a mensagem com clareza e compreensão. Por isso a diversidade que Deus usa em formas de transmissão de sua mensagem (conforme visto acima) é riquíssima em linguagem. O exegeta Walter C. Kaiser Jr, sobre essa diversidade, diz:

 
                        Constantemente, eles [os profetas] advertiam o povo
                        de Deus sobre o juízo que pairava sobre eles, se
                        deixassem de se arrepender e de se desviar do mau
                        caminho que decidiram seguir. Por isso os profetas
                        usaram todos os mecanismos literários [grifo nosso]
                        que puderam imaginar para captar a atenção e a boa
                        vontade de seu público.[1]

 
A profecia veterotestamentária tinha o papel de advertir a nação, combater a idolatria, falar a favor dos pobres e oprimidos (viúvas, órfãos, etc.). Enfim, profetizar, majoritariamente, era ir à contramão do poder opressor estabelecido em Israel.[2] Isso provava que Deus não consentia o que os homens, em sua soberba, pensavam ser benção oriunda dEle. Enquanto que para o povo os representantes do poder, em suas mordomias e luxuosidade[3], eram exemplos de “aprovação de Deus”; Deus demonstrava por meio dos seus profetas que as almas dos tais já estavam compromissadas com a imundície. Os profetas mostravam que o que para os homens era “benção”, para Deus não passava de abominação.

 
Para transmitir essas verdades, o Eterno conduzia os profetas pelos principais meios de comunicação profética: Proclamação Direta (Nm 12.8; Jo 3.4); Linguagem Figurada (Is 40.3-5; Lc 3.1-18); Apresentação Dramática (Jr 27.2; Ez 5.1-12).

 
Prezado professor, reflita com os alunos que Deus se comunica e revela soberanamente através de quem Ele usa. Incentive-os a atentarem à forma que o Senhor transmite suas verdades e desígnios.

 
Referências Bibliográficas
KAISER JR, Walter C. Pregando e Ensinando a partir do Antigo Testamento. Rio de Janeiro, CPAD, 2009.

Lição 02 - O que deu errado com a família?

Texto bíblico: Gn 3.1-24; Rm 1.18-32


 

Atualmente os dias tem sido difíceis para a família, pois são, na sua maioria, caracterizados por filhos rebeldes e pais descontentes.
A receita certa para uma família perfeita, só a Bíblia tem.
Ela nos ensina, não apenas sobre a responsabilidade dos pais, mas também a dos filhos.
Professor, reproduza o quadro abaixo e apresente ao seus alunos. Lembrando que podemos e devemos salvar essa instituição tão atacada pelo mundanismo à Família.

 
O dever dos pais O dever dos filhos
  • Cuidar dos filhos afetuosamente; Tratá-los com cuidado; Discipliná-los com muito amor e firmeza;
  • Encorajá-los; 
  • Respeitá-los.


Manter um relacionamento de entendimento e companheirismo com os pais;
  • Obedecê-los;
  • Respeitá-los; 
  • Ser amigo dos irmãos.

Boa ideia!

Professor, como é do seu conhecimento, neste trimestre estamos falando sobre a família, aproveite e promova uma palestra para os pais. Nessa palestra convide um psicólogo ou irmãos que trabalham com famílias. Você também pode organizar um dia especial para pais e filhos (almoço, café da manhã, gincanas).

 
Lição 02 - Conhecendo Jesus

Texto Bíblico: João 1.10-18




“E o verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1.14a). Com essas magistrais palavras o discípulo amado sintetizou o mistério da encarnação e das naturezas divina e humana coexistindo na pessoa única de Cristo. Jesus é Deus, o Verbo, mas também é homem, pois “se fez carne e habitou entre nós”. O verbo, que, sem deixar de ser Deus, se fez homem (Fp 2.6,7). Quando o Senhor Jesus viveu aqui na terra, ele foi 100% homem e 100% Deus. Não podemos negar a natureza humana de Cristo.

Professor para que seus alunos compreendam essa verdade, prepare a seguinte “boa ideia”:

Material: Uma jarra transparente, um copo com açúcar, um copo com suco em pó, copos descartáveis e uma colher.

Procedimento: Coloque água potável na jarra. Cole uma tira de papel na frente do copo de açúcar indicando “verdadeiro Deus” e seus atributos: curou, libertou, recebeu adoração. No copo com suco, cole a tira com a seguinte inscrição: “verdadeiro homem” e seus atributos chorou, sentiu fome, sentiu sede. Comente que Cristo veio ao mundo na forma humana enquanto derrama o pó do suco na água e que Cristo tinha os atributos de Deus enquanto derrama o açúcar. Misture os ingredientes e pergunte se há possibilidade de separação? Este suco representa Cristo. É heresia negarmos a sua divindade, assim como a sua natureza terrena. Ele não é metade Deus e metade homem. Ele é 100% Deus e 100% homem, mas sem o pecado. Ele é homogêneo como este suco. Depois distribua o suco para os alunos.
Receber a Cristo implica em acreditar na sua divindade e na sua natureza terrena.



Lição 02 - Deus é o Criador
 
Texto Bíblico: Gênesis 1.1-31; 2.1-25


 
 
 
Prezado professor, mesmo que os cientistas apresentem teorias que tentem explicar a origem de todas as coisas, diferindo do relato bíblico do Gênesis, ainda, assim, não precisamos sofrer abalo na nossa fé, com respeito à autoridade divina na criação.

O profeta Isaías lança uma pergunta muito séria: “A quem pois fareis semelhantes a Deus?”
Os povos antigos representavam muitas distorções de natureza religiosa. Como os homens de hoje, eram incapazes de adorar ao Deus Criador pela fé. Precisavam de representações concretas, tangíveis, para praticarem a sua devoção. Porém quem tem o privilégio de conhecer a Deus, através das Sagradas Escrituras, sabe que Ele é maravilhosamente grande e não há meios de compará-Lo com quem quer que seja.
Deus é o Criador de todo o Universo. Ele dá atenção especial aos seres que criou à sua imagem, conforme à sua semelhança. Ele está vivo, controlando todas as coisas e atento às nossas necessidades. Então, louve e adore ao Senhor por tudo que Ele é e faz por nós.

Texto extraído da seção Mensagem ao Professor da Revista Maternal 1/2, CPAD


Lição 02 - A igreja é o lugar Deus fala conosco
 
Texto Bíblico: Êxodo 33.7-11


 
 
“Um sábio disse: ‘A oração é a corda na torre dos sinos; nós a puxamos, e ela toca o sino no céu’. E é assim mesmo. Preste atenção, mantenha o sino tocando. Puxe a corda. Vá aos cultos de oração. Continue puxando a corda.


Embora o sino esteja tão alto que você não pode ouvir seu som, tenha certeza de que pode ser ouvido na torre do céu, e está soando diante do trono de Deus, que lhe dará a resposta de paz segundo a sua fé. Que suas orações sejam confiantes e em abundância, assim como as respostas!”.

Extraído do livro: O Melhor de Charles Spurgeon, CPAD

“Caderno de oração”

Você vai precisar de um caderno com pauta, cola branca, gravura de uma criança orando e lápis de escrever.

Cole a gravura na capa do caderno e escreva a frase: “Caderno de Oração”. Peça às crianças, para elas escreverem o nome dos seus familiares. Comente que aquele caderno será o caderno de oração da classe, que todos os domingos eles irão orar, por suas famílias e a de seus amigos. Finalize orando com elas pelas famílias.

Obs. Eles também podem escrever outros pedido de oração no caderno.
Lição 02 - A oração que parou o sol e lua


Texto Bíblico: Josué 10.1-5




I - De professor para professor


Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é fazer com que as crianças aprendam que Deus ouve e responde as nossas orações.

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.

• A palavra-chave da aula de hoje é “ATENDER”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “Papai do céu atende as nossas orações”.

II - Para refletir

• “Como o sistema solar parou? É claro que em relação à terra o sol está sempre imóvel — é a terra que gira em torno do sol. Mas a terminologia usada em Josué não deveria causar-nos dúvidas quanto ao milagre. Afinal, não ficamos confusos quando alguém diz que o sol nasceu ou se põe. A questão é que o dia foi prolongado, não que Deus tenha usado um método particular para prolongá-lo. Duas explicações têm sido dadas sobre como isto aconteceu: (1) a diminuição na velocidade da rotação normal da terra deu a Josué mais tempo, como o idioma original hebraico parece indicar; e (2) alguma refração incomum dos raios solares forneceu horas adicionais de luz. Não importa o método escolhido por Deus; a Bíblia é clara ao afirmar que o dia foi prolongado por um milagre, e que a intervenção de Deus direcionou a batalha em favor do céu povo”

Extraído de: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD

• Professor, “o vocabulário de seus alunos é restrito, por isso, evite palavras difíceis que não fazem parte do cotidiano de seus alunos. Procure não utilizar o diminutivo o tempo todo” (Luciana Gaby).

III - Regras Práticas para os Professores

No mínimo sete categorias ou métodos podem ser empregados com crianças de todas as idades.

(Continuação...)

4. Música. O salmo 150 diz: “Louvai-o com o som de trombeta (150.3,4). As crianças podem adorar e louvar ao Senhor com suas vozes e com instrumentos musicais simples. A música pode ser usada durante os momentos de adoração, de forma que as crianças sejam encorajadas a responder a Deus pela Palavra e Seus atos poderosos.

5. Jogos bíblicos. As crianças adoram jogar e aprender. Jogos bíblicos ajudam as crianças a aprender o assunto e a se lembrar de verdades específicas. Alguns jogos bíblicos podem ser usados para revisar e reforçar a lição bíblica.

Métodos e materiais criativos são ferramentas valiosas para auxiliar a criança a conhecer, entender e aplicar a Palavra de Deus. É crucial que os professores sejam treinados no uso eficaz dos diversos métodos e materiais disponíveis.

Extraído do livro: Manual de Ensino para o Educador Cristão, CPAD

IV - Atividade Manual

Realize as atividades sugeridas na revista do Mestre, página 8.

Fonte: http://www.cpad.com.br/cpad/ebd.htm

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