sexta-feira, 10 de setembro de 2010

LIÇÃO 11


Prezado professor, a lição desta semana tratará sobre um tema...


Leitura Bíblica em Classe
Efésios 4.11-14; 1 Coríntios 14.3


Introdução

I. O Dons Ministeriais

II. “Outros Para Profetas” (Ef 4.11a)

III. O Dom de Profecia

Conclusão

Prezado professor, a lição desta semana tratará sobre um tema que versa a respeito da distinção entre dois importantes instrumentos de Deus para a “edificação” e a “unidade da fé” da Igreja de Cristo: o Dom de Profecia e o Dom Ministerial de Profeta.

O que é Dom?
Para iniciar o desdobramento da distinção entre Dom de Profecia e Ministério de Profeta, precisamos conceituar biblicamente o termo Dom. A palavra, de acordo com a raiz hebraica nathan e a grega dosis (derivado do verbo didomi), estabelece um significado de dar (ou dotes) no contexto veterotestamentário; e um sentido ativo de “dar” ou um sentido passivo de “dádiva” num contexto neotestamentário; respectivamente (2 Cr 9.15; Jo 3.16) .

Particularizando a análise do termo “Dom” na categoria dos “Dons Espirituais”, é factível que três palavras gregas apareçam em 1 Co 12 – 14: “ta pneumatika” (12.1); “ta pneumata” (14.12); “ta charismata” (12.4,9,28,30,31). Esses termos significam, respectivamente, “dons, poderes e manifestações espirituais”; “manifestações do Espírito”; “dons da graça ou dons carismáticos (carismas)” .

Dom de Profecia

O Dom de Profecia, analisado a partir das conceituações citadas acima e de acordo com 1 Co 12.4-27, é um dom ou manifestação espiritual (carismática) que dá a capacidade transcedental ao crente para desempenhar uma função útil no “Corpo de Cristo”. Esse dom não pode ser confundido com os dons ministeriais (conforme os de Efésios 4.11) e, muito menos, com as posições espirituais da igreja primitiva (como Presbíteros [ou Bispos, Pastores] e Diáconos), porém, ambos [os dons] servem para edificar a Igreja e denotar o seu caráter de Unidade, diversidade, distribuitivo, ordeiro, motivador, permanente e valoroso no exercício do uso adequado dos Dons.
Dom Ministerial de Profeta

Em primeiro lugar é importante estabelecer que o Dom Ministerial de Profeta em Efésios 4.11 está enquadrado na categoria do ministério de ensinamento. Espera-se que os Apóstolos, os Profetas, os Evangelistas, os Pastores e Doutores, exerçam suas funções com o objetivo de construir alicerces estruturados para que “cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus” . As expressões “unidade da fé” e “conhecimento do Filho de Deus” deixam patente a função essencial dos cincos ministérios descritos em Efésios: o crescimento, através de o ensinamento sadio e estrutural, do Corpo de Cristo.

A manifestação singular de cada ministério revela a autenticidade dos instrumentos autênticos, e diversos, que Cristo concedeu, segundo, a sua Graça e Soberania ministrada à Igreja.

O teólogo norteamericano e especializado em o Novo Testamento, Dr. Darrell L. Bock, analisando a Teologia das epístolas do apóstolo Paulo escritas na prisão, descreve precisamente o processo evolutivo do ministério de ensino na Igreja Primitiva:

* A diversidade de funções de ensino (apóstolo, profeta, evangelistas, pastores e doutores) existe para preparar os santos para o ministério. O ensino de Paulo de [Efésios] 4.11-16 é fundamental para sua filosofia da forma como o ministério da igreja deve ser e de como deve crescer. O ensino prepara todos os santos para ministrar. Depois, os santos preparados exercem seus dons em trabalhos de ministério que produzem o crescimento da igreja. O objetivo é atingir a unidade da fé“ .
Considerada as questões acima, podemos estabelecer que a função do profeta na Igreja Antiga era:

• Proclamar e interpretar, irresistivelmente cheio do Espírito Santo, a Palavra de Deus, sendo ele [o profeta] divinamente vocacionado para, através de sua mensagem, admoestar, exortar, animar, consolar e edificar (At 2.14-36; 3.12-26; 1 Co 12.10; 14.3);

• Exercer o dom de profecia, esporadicamente considerado vidente por predizer o futuro (1 Cr 29.29 cf. At 11.28; 21.10,11);

• Proclamar a justiça, o juízo vidouro, desmascarar o Pecado;

No contexto hodierno onde a corrupção, iniqüidade, a apostasia e mornidão prevalecem, em vários setores eclesiásticos, o profeta pode esperar ser rejeitado por muitos nas igrejas . O teólogo Donald Stamps, sobre a relevância do ministério do profeta hoje, afirma:

*Os profetas continuam sendo imprescindíveis ao propósito de Deus para a igreja. A igreja que rejeitar os profetas de Deus caminhará para a decadência, desviando-se para o mundanismo e o liberalismo quanto aos ensinos da Bíblia (1 Co 14.3 cf. Mt 23.31-38). Se ao profeta não for permitido trazer a mensagem de repreensão e de advertência denunciando o pecado e a injustiça, então a igreja já não será o lugar onde se possa ouvir a voz do Espírito. A política eclesiástica e a direção humana tomarão o lugar do Espírito (2 Tm 3.1-9; 4.3-5; 2Pe 2.1-3, 12-22) .

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!

Lição 11 - As Últimas Coisas

No final desta vida, o que nos acontecerá? Eis uma das perguntas...



Texto Bíblico: 1 Tessalonicensses 4.13-18


O Destino da Raça Humana


No final desta vida, o que nos acontecerá? Eis uma das perguntas mais importantes que alguém pode fazer. Quão maravilhoso é saber que o Livro dos livros supre-nos com as informações necessárias acerca de nossa existência na eternidade. Assim, não carecemos andar ansiosos nem frustrados quanto ao nosso destino. Embora não tenhamos todos os detalhes acerca de nossa vida ao lado de Cristo, há luz suficiente para não andarmos em trevas.


Que acontece por ocasião da morte? Ela é a separação entre o corpo e alma (Jo 1.11,13; 2 Co 5.1-9). É o salário do pecado (Rm 6.23; 5.12). É a manifestação final do pecado (1 Co 15.26). No entanto, Cristo venceu a morte, anulando suas conseqüências através de seu triunfo na cruz (2 Tm 1.10). Apesar de lhe estarmos ainda sujeitos, ela já não tem mais poder sobre nós. Os que morreram em sua impiedade, porém, terão de enfrentar igualmente a segunda morte - a eterna separação de Deus (Ap 20.14).


Na vida futura, o ser humano não mais estará sujeito ao aniquilamento (Rm 2.7; 1Co 15.53,54). Em nosso caso, mesmo que a imortalidade seja uma condição além-túmulo, a vida eterna, a vida de Cristo em nós, já é um usufruto dessa bem-aventurada eternidade. Através, do Espírito Santo, recebemos a primeira prestação de nossa herança: fomos selados e aceitos por Deus como seus filhos. Sim, o Cristo ressurreto vive dentro de nós (Gl 2.20 e Ef 1.13,14).


Entre a morte e a ressurreição do corpo, há o estado intermidiário. [...] A Bíblia deixa bem claro que, no além-túmulo, há vida consciente. Quando Moisés e Elias apareceram com Jesus, no monte da Transfiguração, ambos continuavam sendo Moisés e Elias (não se haviam reencarnado em nenhuma outra pessoa). Além do mais, sabiam o que estava prestes a acontecer (Lc 9.28-31). A narrativa do rico e Lázaro salienta a mesma doutrina (Lc 16.19-31). E, no Calvário, Jesus promete ao ladrão moribundo: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso” (Lc 23.43). O apóstolo Paulo, ao se referir à morto, indicou que o morrer significa apresentar-se imediatamente ao Senhor (Fp 1.21-24).


Texto extraído: MENZIES, William W.; HORTON, Stanley. Doutrinas Bíblicas: Os Fundamentos da Nossa Fé. Rio de Janeiro: CPAD, p.203,4.

Lição 11 - On-Line e Off-Line

Deve-se considerar a importância da disciplina na criação e formação do...



Texto Bíblico: Pv 15.20,21; Mt 12.33-37.

Disciplina: Importância e Conceito


Deve-se considerar a importância da disciplina na criação e formação do caráter dos filhos: “Não retires a disciplina da criança”; “Castiga o teu filho, e te fará descansar e dará delícias à tua alma” (Pv 23.13; 29.17). Salomão também escreve: “Visto como não se executa logo o juízo sobre a má obra, por isso o coração dos filhos está inteiramente disposto a praticar o mal” (Ec 8.11).


Atualmente há fortes tendências em desprezar ou mesmo condenar a disciplina dos filhos como coisa imprópria ou inconveniente. Uns tendem a admitir que os pais disciplinem por falta de amor. Talvez até seja verdade devido aos constantes desequilíbrios emocionais, o ódio, por exemplo, mas não é regra. A disciplina é Bíblica.


O que é disciplina


Disciplina significa instrução, direção, governo, imposição de autoridades e métodos correcionais. Como se vê, significa muito mais do que mero castigo. Paulo, um homem sábio, ao empregar a palavra disciplina como obrigação dos pais no governo da casa e na criação dos filhos, certamente tinha em vista esse conceito, pois recomenda: “Criai-os na doutrina e adomoestação do Senhor” (Ef 6.4).


A ausência da disciplina, em qualquer dos seus aspectos, pode resultar no desgoverno moral e espiritual dos filhos.


Texto extraído da obra: ...E fez Deus a Família: O Padrão Divino Para um Lar Feliz. Rio de Janeiro: CPAD.


Lição 11 - Meu Deus e eu

O Salmo 23 é, sem dúvida, o mais conhecido e mais querido de todos...




Texto Bíblico: Salmos 23.1-6


 
O Salmo 23 é, sem dúvida, o mais conhecido e mais querido de todos os salmos. Nenhum outro toca tão profundamente em nossas emoções. Fala de paz e serenidade tão profundas, que nem sequer a ameaça da sombra da morte pode perturbá-las. Aqui não há lugar para dúvidas, preocupações, medo e ansiedade. Não é de se admirar que esse salmo é citado para tranquilizar as almas tanto dos vivos como daqueles que estão morrendo. Há nesse cântico sublime o inspirado conceito da confiança nos cuidados que Deus nos dedica, ilustrado pelo relacionamento entre pastor e as ovelhas. Além desta ilustração principal, há também a que descreve o Senhor como guia do seu povo, e como hospedeiro dos fiéis. O pastor governa, guia alimenta e protege as ovelhas; as ovelhas seguem, obedecem, amam e confiam no pastor.


Professor explique aos alunos que aqueles que seguem o Pastor Divino recebem: suprimento, proteção, lugar de repouso, descanso e refrigério. Os que pertencem a Deus de modo especial são chamados suas ‘ovelhas’. Ninguém pode se considerar ovelha do Senhor se a sua natureza não foi renovada mediante a conversão, pois a descrição, que a Bíblia dá de homens não convertidos, compara-os com lobos ou bodes, e não ovelhas. A ovelha pertence a alguém, não é um animal selvagem; seu dono lhe dá muito valor, e frequentemente o preço de compra é muito elevado. Nós somos ovelhas e fomos comprados com o sangue de Jesus.


Texto adaptado do livro: Salmos Adorando a Deus com os Filhos de Israel. pp.71,72,74,75, CPAD.


Lição 11 - Milagres e Curas

Nenhum outro milagre contém tanta profecia; nenhum outro, portanto,...

Leitura Bíblica: João 2.1-11

CRESCENDO NO CONHECIMENTO
“Jesus principiou assim os seus sinais (2.11), frase que só é observada no quarto Evangelho, é uma introdução adequada para tudo o que vem a seguir.

Nenhum outro milagre contém tanta profecia; nenhum outro, portanto, poderia ter iniciado tão apropriadamente todo o futuro trabalho do Filho de Deus. Pois este trabalho poderia ser caracterizado do princípio ao fim como um enobrecer do comum e uma trans¬formação do inferior; uma transformação da água da vida em vinho do céu.

E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia (1). A época deste acontecimento tem um duplo significado. O primeiro, puramente cronológico, rela¬ciona este acontecimento com a conversa com Natanael. A tradução literal seria "depois do dia seguinte" ou "dois dias depois". A promessa feita a Natanael de que ele veria o céu aberto não poderia demorar a ser cumprida. Foi neste terceiro dia que Jesus... manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele (11).

O milagre aconteceu em Caná, pouco mais de catorze quilômetros ao norte da cidade de Nazaré (ver mapa 1). 2 A designação Caná da Galiléia provavelmente é feita para distinguir este lugar de outra Caná, próxima de Tiro, ou possivelmente para assinalar a mudança de lugar dos acontecimentos, da Peréia para a Galiléia.

Fizeram-se umas bodas. Embora este fosse um acontecimento histórico, as bodas são uma metáfora freqüentemente usada nos ensinos de Jesus sobre a natureza do Rei¬no que há de vir. O Reino é comparado a um casamento real (Mt 22.2). Jesus descreve a si mesmo como o Noivo, e os seus discípulos como convidados (Mc 2.19-20). Em outra ocasião, Jesus é o Noivo e João Batista é o amigo ou "padrinho" (3.29). Em outro exemplo do Novo Testamento, a Igreja é a noiva e Cristo é o Noivo (2 Co 11.2; Ap 21.2). Em uma metáfora ampliada, Paulo fala da Igreja como a noiva de Cristo (Ef 5.22-32).”

Comentário Bíblico Pentecostal. CPAD. p.42

ATIVIDADES
Vivemos uma época em que na maioria das igrejas não observamos muitas curas e milagres acontecerem. Portanto, é importante deixar claro para as crianças que o Senhor Jesus tem poder para fazer grandes coisas, pois Ele continua o mesmo. Enfatize que Deus é capaz de realizar coisas que são impossíveis aos homens.

Uma atividade interessante para esta aula seria realizar uma entrevista com um irmão ou irmã da igreja que tivesse recebido uma cura ou um milagre. Convide-o antecipadamente e, no domingo, leve-o para a sala de aula para encerrar a lição.

É bom que você prepare um roteiro de perguntas para iniciar a entrevista, pois geralmente as crianças ficam tímidas no começo e vão se soltando aos poucos. Então, aí vão algumas sugestões de perguntas:

1. Há quanto tempo vc é crente?
2. Qual era a sua doença?
3. Como vc descobriu que estava doente?
4. Onde vc foi curado?
5. Quando vc foi curado?
6. Há quanto tempo vc foi curado?

Lição 11 - Ajudando os irmãos da igreja

Depois da narrativa da primeira prisão dos apóstolos, Lucas...

Texto Bíblico: Atos 4.32-37


A paz do Senhor Jesus, queridos professores da Classe de Primários!

CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO

“3.3.3. A Comunidade Batizada com o Espírito Pratica a Comunhão (4.32-¬5.16). Depois da narrativa da primeira prisão dos apóstolos, Lucas volta a atenção uma vez mais para a confrontação interna da igreja (cf. At 2.42-47). A unidade dos crentes e o ato de compartilharem os bens com os necessitados mostram a presença con¬tínua do Espírito Santo. Esta passagem tam¬bém apresenta Barnabé. O espírito de ge¬nerosidade deste homem coloca-o em con¬traste com a conduta de Ananias e Safira. A exposição da intenção enganosa do ca¬sal, a comunhão que os discípulos têm e a proclamação poderosa da ressurreição de Cristo são os resultados da presença do Espírito. A generosidade de Barnabé e o incidente de Ananias e Safira também mostram ouso adequado e inadequado das possessões.

3.3.3.1. Propriedades São Vendidas e Distribuídas (4.32-35). Unidade e ge¬nerosidade prevalecem entre os crentes (cf. a expressão "um o coração e a alma"). No pensamento judaico, o "coração" (kardia) não é apenas o centro dos afe¬tos, mas também do pensamento inte¬lectual, e a "alma" (psyche) é o lugar da vida e da vontade. Uma distinção rigo¬rosa e pronta entre as duas palavras é impossível. Assim, "o coração e a alma" se referem ao centro da personalidade, que determina a conduta da pessoa. Apesar de serem numerosos, os crentes permanecem unidos em propósito e devoção ao Senhor. Não há divisão, cisma e dis¬sensão entre eles. Estes crentes também estão dispostos a usar algumas de suas possessões para aliviar as necessidades dos outros. O amor fraterno criado pelo Espírito Santo os incita a considerar o bem¬ estar dos necessitados entre eles.

É significativo que a palavra "poder" seja descrita como "grande" (v. 33), indicando a manifestação do poder de Deus em si¬nais e prodígios. Milagres acompanham e confirmam a pregação dos apóstolos so¬bre a ressurreição de Cristo, da mesma maneira que milagres acompanharam o ministério de Jesus. Ao mesmo tempo, Deus derra¬ma "abundante graça" na comunidade de crentes (v. 33), significando que são rega¬dos com ricas bênçãos. A evidência da graça divina é vista na pregação e no alívio das necessidades materiais dos pobres.

O ideal do Antigo Testamento de que não devesse haver pobres entre os israe¬litas (Dt 15.4) é percebido na Igreja pela generosidade dos membros com suas ri¬quezas. À medida que as necessidades surgem de tempo em tempo, aqueles que estão em melhor situação vendem a pro¬priedade e trazem a renda aos apóstolos. A expressão "depositavam aos pés dos apóstolos" (v. 35; At 5.2) indica que os apóstolos estão sentados e, talvez, ensi¬nando. A frase também revela autorida¬de, pois à medida que o dinheiro lhes é entregue, eles servem de autoridades administrativas para sua distribuição a cada pessoa de acordo com a necessidade.”

Comentário Bíblico Pentecostal. CPAD.p.649

ATIVIDADES

Vivemos numa época de grandes mobilizações de solidariedade em favor do próximo, no entanto, nunca fomos tão egocêntricos e individualistas. Muitas vezes aqueles que estão perto de nós encontram-se carentes de algo: alimento, roupa e até mesmo carinho.

Por isso, convido você, professor, a planejar alguma atividade solidária que envolva todos os alunos. Quem sabe visitar alguma comunidade carente próxima à igreja, a fim de levar para as crianças brinquedos, que poderiam ser confeccionados por seus alunos utilizando sucata.

Para valorizar o presente, sugira às crianças que façam um embrulho bem bonito e colorido. Além disso, seria legal também elaborar um cartão contendo uma mensagem e um desenho produzido por elas.

Lição 11 - Um professor particular

Filipe tinha alcançado um bem-sucedido ministério de pregação...



Texto Bíblico: Atos 8.26-39


De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que as crianças aprendam a importância de a Palavra de Deus ser ensinada.

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.

• A palavra-chave da aula de hoje é “EXPLICAR”. Então, durante o decorrer da aula, repita a frase: “A Palavra de Deus deve ser explicada”.


Para refletir


“Filipe tinha alcançado um bem-sucedido ministério de pregação para grandes multidões em Samaria (8.5-8) e, de forma obediente deixou aquele ministério para viajar por uma estrada deserta. Por Filipe ter ido aonde Deus o enviou, a Etiópia tornou-se uma região aberta às Boas Novas. Siga a liderança de Deus, ainda que lhe pareça um rebaixamento de posição. A princípio você pode não entender os planos de Deus, mas os resultados provarão que o caminho Dele é sempre correto.


A Etiópia está localizada na África, ao sul do Egito. O eunuco obviamente era muito dedicado a Deus, pois viajou uma distância muito longa para adorar em Jerusalém. Na Antigüidade, os judeus tinham contato com a Etiópia (Sl 68.31; Jr 38.7); talvez o etíope fosse um gentio convertido ao judaísmo. Por ser o ‘superintendente de todos os tesouros’ da Etiópia, a conversão do eunuco permitiria que o cristianismo chegasse as altas esferas do poder de outra nação. Este foi o início da expansão do evangelho até ‘os confins da terra” (1.8).


Trecho extraído de: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro, CPAD, 2004.


Regras Práticas para os Professores

“Misericórdia é alguém não receber a punição que merece. O que a justiça exige, a misericórdia perdoa. Uma das marcas do caráter de Deus consiste no fato de que algumas vezes Ele lhe dá uma outra chance para resolver as coisas. Uma razão para fazer isso é que Ele o ama, mas a outra é que você possa gerar frutos de misericórdia estendendo-a aos outros.

Os grandes desafios de amar o seu próximo como a si mesmo e de amar seu inimigo dependem da misericórdia. Antes de debater se alguém merece ou não misericórdia, considere se mais pode ser feito executando a justiça ou estendendo a compaixão.

Quando você trabalha com jovens, a misericórdia é quase uma exigência diária enquanto você pondera, ensinando o que é certo e deixando que os seus alunos aprendam com os seus próprios erros. Às vezes você precisa mostrar às crianças que os fracassos não são o veredicto final sobre eles como pessoas. A situação de cada criança precisa ser tratada individualmente enquanto você confia que Deus lhe dará o discernimento.”


Texto extraído: Graça diária para professores. CPAD. p.278).

Sugestões de Atividade

Sente-se com as crianças em círculo. Coloque os visuais de cabeça para baixo e solicite um voluntário para escolher um deles e explicar aos outros a que parte da história se refere. Assim que ele terminar, solicite a participação de outra criança.

Lição 11 - Orando pelos doentes

No decorrer da nossa vida, a doença pode chegar a nós ou à nossa...



Texto Bíblico: Atos 28.1-10



De professor para professor

• Prezado professor, neste domingo as crianças terão a oportunidade singular de aprenderem que podemos ajudar as pessoas que estão doentes.

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.

• A palavra-chave da aula é “Ajudar”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “Eu posso ajudar as pessoas doentes.”

Para refletir

No decorrer da nossa vida, a doença pode chegar a nós ou à nossa casa ocasionando mudança de planos e uma série de questionamentos. Por isso, precisamos entender um pouco melhor esta questão à luz dos ensinamentos da Palavra de Deus. A Bíblia afirma que Jesus: “...tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si[...]”, Então o crente não pode ficar doente? Os crentes podem adoecer sim, pois estamos sujeitos às moléstias do corpo até mesmo porque com a salvação ainda continuamos com a natureza física de antes, ou seja, nosso corpo carnal é igual à de todo mundo e podemos desenvolver algumas doenças ao longo da vida.


Regras Práticas para os Professores

Professor, “estude a lição até que tome a forma de uma linguagem familiar. O que resulta do pensamento claro é o discurso claro, o falar claramente. Busque a ordem natural das distintas partes da lição. Em toda ciência há um passo natural que vai das noções mais simples aos fatos mais profundos; o mesmo ocorre a cada lição. Não se esqueça de mostrar a relação que existe entre a lição e a vida dos alunos. O valor prático da lição está fundamentado nessas relações”

Extraído do livro: As Sete Leis do Ensino, CPAD

Boa ideia!

Você vai precisar de cartolina, caneta hidrográfica, fita adesiva e palitos de picolé.

Na cartolina desenhe os moldes das mão das crianças. Depois recorte e escreva o versículo do dia. Com o auxílio da fita adesiva cole o palito de picolé no “verso” da mão. Distribua para as crianças e repita o versículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário