sábado, 18 de setembro de 2010

LIÇÃO 12

Lição 12 - O tríplice propósito da Profecia

Leitura Bíblica:1 Coríntios 12.4-10; 14.1-5


Introdução


I. Os dons espirituais
II. A importância do Amor
III. O dom de Profecia

Conclusão

DONS ESPIRITUAIS: INSTRUÇÃO, EDIFICAÇÃO E CONSOLAÇÃO

Prezado (a) Professor (a), nessa lição é importante você considerar o contexto histórico e religioso da cidade de Corinto. A religião na Grécia antiga era bastante diversificada. Qualquer articulação de linguagem, como impostação de voz, apontando para um suposto “êxtase” era tida como manifestação sobrenatural dos deuses. Sobre este contexto religioso o teólogo americano, Lawrence O. Richards, escreve:

No mundo antigo, palavras articuladas em êxtase eram vistas como sinal de possessão pelos deuses. A epilepsia era uma “doença divina” e o resmungar de sacerdotisas drogadas, em determinados oráculos, como o de Delfos, era considerado transmissão de mensagens dos deuses. Paulo se refere a isso ao observar que, quanto aos pagãos e ignorantes, “deixáveis conduzir-vos aos ídolos, mudos, segundo éreis guiados”.

O problema era que essa atitude em relação ao dom persistiu nos convertidos ao cristianismo. Em decorrência, dons espirituais como os de língua eram considerados por muitos em Corinto como evidência do contato íntimo com Deus. Os portadores desse dom eram mais espirituais. Até mesmo quando seus dons contradiziam as verdades fundamentais do cristianismo, alguns estavam suficientemente espantados para acreditarem neles. É contra esse contexto cultural que Paulo desenvolveu ensinamentos sobre a verdadeira espiritualidade, dons espirituais e o exercício adequado dos dons de línguas.[1]

O texto de 1 Coríntios 12.1-3 denota uma escandalosa influência das religiões pagãs na liturgia de culto da igreja grega. O livre exercício dos dons espirituais em detrimento do “Fundamento dos apóstolos”[2] deixava claro que aquela igreja estava fadada a cair em um exibicionismo egoísta, ilógico e tolo.

Pode uma igreja cristã desenvolver práticas por influências de outras manifestações religiosas? Quando uma comunidade perde o foco do “Fundamento”, da “Comunhão”, da “Oração” e do “Serviço”, tudo contribui, como consequencia natural, Para o distanciamento dos princípios mais básicos e simples do evangelho.

Não há coincidência em o capítulo 13 de 1 Coríntios está inserido entre os capítulos 12 e 14 da mesma epístola. O apóstolo Paulo tem o objetivo de alertar a igreja de Corinto para o fato de a prática espiritual, desprovida do verdadeiro amor, ser caracterizada de pagã e egoísta. O uso dos dons espirituais, com os destaques das línguas e profecias, não tem outro objetivo que a Edificação, Exortação e Consolação do outro. Aquele irmão e/ou irmã, que em sua coletividade formam o “corpo místico de Cristo”, é a razão e o fim para qualquer manifestação do dom espiritual (Ef 4.11-14 cf. 1 Co 14.3).

O corpo é uma das figuras mais importantes na conceituação de Igreja. “... A necessidade de aproximação, relacionamentos interpessoais e fraternais são condições necessárias para o funcionamento dos dons espirituais”[3]. Como o corpo precisa do pleno funcionamento dos órgãos para a vitalidade de sua vida, a igreja precisa daquelas caracteríscas, descritas acima, no exercício de seus dons espirituais, para de fato, ser o “Corpo de Cristo”.

O uso das Línguas (com intérprete) e da Profecia participa de um contexto onde a instrução, o encorajamento e a consolação, são os objetivos centrais na construção de uma vida cristã sadia.

Prezado professor (a), explique ao aluno que onde há desordem, a importância do amor se distancia. Onde há desordem, o desejo egoísta fica patente. Onde, a importância do amor é rechaçada, o uso dos dons não cumpre o seu dever coletivo. A utilização dos dons, na igreja, deve ser exercida no contexto do Amor, visando sempre, a construção de uma vida cristã autêntica através da instrução e encorajamento, a fim de consolarmos uns aos outros.
Referências:

[1] RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse Capítulo por Capítulo. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 768.
[2] Atos 2.42.
[3] RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse Capítulo por Capítulo. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 768.

Lição 12 - O Fim Vem

Texto bíblico: 1 Tessalonicensses 5.2-6; Mateus 24.21,22

A segunda besta, o falso profeta, opera muitos sinais e milagres (“sinais” no versículo 13 é a tradução da mesma palavra grega (semeia) usada no Evangelho de João para descrever os milagres de Jesus). Na presença dos povos, o falso profeta faz até com que fogo, aparentemente vindo do céu, caia na terra. Trata-se de uma imitação clara do milagre realizado por Elias ao desafiar os israelitas a decidirem entre o Senhor e Baal. Apesar dos sacerdotes de Baal não puderem realizar o prodígio (1 Rs 18.22-34), o Falso Profeta, através do poder de Satanás, o fará. Todos ficarão impressionados. Até mesmo nessa era tão científica, há pessoas ingênuas dispostas a seguir os falsos profetas; são enganadas pelos milagres que não têm por objetivo glorificar a Deus. Os pretensos milagres do Falso Profeta têm por objetivo enganar a humanidade (1 Ts 2.9-12). Mas Israel é advertido em Deuteronômio 13.1-3 a precaver-se contra os falsos profetas que, apesar dos sinais e milagres que operam, leva o povo a desvirar-se da Palavra de Deus. Os tais devem ser considerados impostores. Pois os verdadeiros profetas falam por Deus, e encorajam a servi-lo e a adorar CRISTO.

Texto extraído da obra: A Vitória Final: Uma investigação exegética do Apocalipse. 1. ed., Rio de Janeiro: CAPAD, P. 1995.

Lição 12 - Você é importante para sua fampilia

Texto Bíblico: Lucas 15.11-32


O VALOR DA FAMÍLIA E SUA RENOVAÇÃO ESPIRITUAL

Há famílias que não conhecem a pobreza, pois são tão unidas que prontamente compartilham de qualquer necessidade ou problema financeiro. Do ponto de vista espiritual, a condição deve ser a mesma, mas precisa haver no seio da família os elementos que, embora pobres, tenham condições de enriquecer a muitos (2 Co 6.10).

Tudo no mundo é suscetível de desgastar-se e envelhecer, e a vida espiritual também está sujeita a sofrer esse desgaste. Mas o plano de Deus é que “o nosso homem interior, contudo, se renove de dia em dia” (2 Co 4.16). consideremos pelo menos quatro meios possíveis de renovação espiritual:

Arrependimento e Contrição: Se queremos evitar retrocesso em nossa vida espiritual, temos que reconhecer o nosso erro, arrependermos-nos e nos humilharmos diante de Deus.

Gratidão demonstrada para com Deus no reconhecimento dos benefícios recebidos: Salmos 103.1-5.

Esperança Paciente no Senhor: Isaías 40.29-31.

Poder renovador do Espírito Santo: Renovação das forças físicas (Is 40.31); Renovação do Espírito (Ef 4.23); Renovação da mente (Rm 12.2).

Texto extraído da obra: ...E fez Deus a Família: O Padrão Divino Para um Lar Feliz. Rio de Janeiro: CPAD.

Lição 12 - Um projeto de Deus para mim
 
Texto Bíblico: Atos 2.38,39, 42-44, 47


A paz do Senhor, querido professor!

Jesus dedicou-se a ensinar sobre o Reino dos Céus. E a mesma dedicação Ele espera de nós. Jesus deu uma missão para seus discípulos: “Vão e anunciem isto: “o Reino dos Céus está perto”. Curem os leprosos e outros doentes, ressuscitem os mortos e expulsem os demônios. Vocês receberam sem pagar; portanto deem sem cobrar” (Mateus 10. 7-9).

Essa missão também foi dada a nós e não podemos relaxar na anunciação das Boas Novas de Salvação. A Igreja Primitiva teve seu crescimento acelerado, porque os discípulos não relaxaram na propagação das Boas Novas.

Os adolescentes costumam ter dificuldades na hora de evangelizar e muitas vezes se perguntam: Como posso trazer outros a Jesus? Explique da seguinte forma: Ter amigos é ótimo. Há tantas coisas a compartilhar – livros, músicas, esportes, queixas sobre pais (Apesar de que na maioria das vezes eles estão corretos), e até roupas. Quanto de sua fé você compartilha com seus amigos? Eles sabem o quanto você se importa com Deus? Quando Jesus chamou seus primeiros seguidores, não colocou um anúncio no jornal local, nem contratou uma agencia de empregos. Ele simplesmente pediu às pessoas que ficassem com Ele. Então elas contaram a outras, e a curiosidade cresceu. André encontrou Jesus, e imediatamente contou tudo sobre Ele a seu irmão, Simão Pedro. Depois que Filipe tornou-se um seguidor de Jesus, insistiu com seu amigo Natanael para “vir e ver” o Senhor. Eis aqui três métodos que os primeiros crentes usaram para contar de Jesus aos seus amigos e familiares.

Passo 1 – Ache outros

Os primeiros discípulos não se retiraram para uma caverna depois de conhecerem ao Senhor. Eles deixaram o entusiasmo de sua descoberta movê-los a achar outras pessoas a quem contar de Jesus. Peça para Deus lhe mostrar quem está pronto para ouvir de Jesus; então se aproxime e faça a amizade.

Passo 2 – Conte aos outros

André não esperou por um momento perfeito, ou por um script do céu, para falar de Jesus ao irmão. Ele apenas contou-lhe. Se você se importa com seus amigos e parentes, as palavras virão. Seja você mesmo.

Passo 3 – Mostre aos outros

Filipe encorajou Natanael a conhecer Jesus por si mesmo. Você pode fazer igual. Apresente um amigo a outro Amigo (Bíblia de Aplicação Pessoal para Adolescentes – página 1299, CPAD).

Professor, explique esses métodos aos seus alunos e ajude-os a colocá-los em prática. Você pode organizar um evangelismo após a Escola Dominical, visitas a lares, hospitais e orfanatos. Será uma ótima oportunidade de colocarem em prática os três passos básicos para levar uma vida a Cristo.

Lição 12 - Jesus vai voltar
 
Leitura Bíblica: Mateus 25.1-13


CRESCENDO NO CONHECIMENTO

“Jesus continua a instruir seus discípulos sobre a sua segunda vinda. Seu retorno pode parecer demorado aos ansiosos em participar da festa das bodas, mas os sábios estarão prontos para uma longa espera (25.1-13). Enquanto o Mestre está fora, os servos devem usar ativamente do que quer que lhes tenha sido confiado para seu interesse (vv. 14-30). Quando Cristo vier, haverá um julgamento final no qual irá separar os justos dos injustos, os benditos dos malditos e apontar a cada um sua condição na eternidade (vv.31-46) [...]

Os costumes matrimonias da época pediam que o noivo e seus amigos mais chegados fossem à casa da noiva. Ao anoitecer, decorridas várias cerimônias, a recém-casada era acompanhada até sua casa. Todos os participantes das núpcias deveriam conduzir tochas. Os que não dispunham de luminárias eram considerados intrusos, não convidados para os vários dias de festividades que marcavam o casamento.”

Guia do Leitor da Bíblia. CPAD. p.627

SAIBA MAIS

“A esperança é algo lindo. Você entre em sua sala de aula transbordando positivamente com esperança desde o primeiro dia. Você entra em sua sala de aula transbordando positivamente com esperança desde o primeiro dia. Você espera por crescimento em seus alunos. Você espera que a luz venha para aqueles que se esforçam para compreender conceitos difíceis. Você espera descobrir novos mundos, novas idéias, nova compreensão. Claro que existem aqueles dias, também, quando tudo o que você pode fazer é agarrar-se à esperança de alguém “que sabe das coisas”, durante uma conversa tomando um café na lanchonete da faculdade.

Crianças são o resultado das esperanças apaixonadas. Concebidas em esperança, elas vêm cercadas de todos os tipos de expectativas familiares — ou da falta delas. Revestidas com as esperanças que você tem em relação a elas, as crianças chegam à escola todos os dias, moldadas, sobrecarregadas e desafiadas pelas esperanças e decepções dos outros. A esperança de que seus próprios sonhos individuais floresçam depende em grande medida de quão ávida e esperançosamente você cultiva seus incipientes brotos.

Jesus sabe como restaurar a esperança nos corações pecaminosos. Algumas vezes a linguagem que Ele usa é firme e inflexível: “Pare de duvidar e creia.” Em outras ocasiões, Ele se vale livremente de termos carinhosos ao chamar seus seguidores de seus “filhos”, “cordeiros” ou “pequeninos”. E com que freqüência Ele encorajou os seus a antever o futuro através de palavras cobertas de esperança: “Vou preparar-vos lugar” (Jo 14.2).

Nossa tarefa como professor é ser fornecedor de esperança, assim como o Senhor Jesus Cristo. Tais professores incutem uma ansiosa expectativa do que aquele dia de aprendizado contém. E logo seus alunos estarão ansiosos por conhecimento e sabedoria tão ardentemente como você. Eles podem ou não estar preparados para aprender em casa, mas no tempo que passam com você, eles se elevarão acima de suas condições acima de suas condições e viajarão em um mundo repleto de possibilidades.

Graça diária para professores. CPAD. p-55

ATIVIDADES

Explique a seus alunos que Jesus não mencionou o dia que Ele voltaria, mas afirmou que, quando estivesse próximo disso ocorrer, algumas coisas aconteceriam aqui na terra. Peça-lhes para abrir a Bíblia em Lucas 21.7-12 e leia com os alunos os versículos.

Em seguida, pergunte-lhes se acham que esses sinais estão acontecendo hoje. Depois, entregue-lhes exemplares de jornais e revistas, separados por você previamente durante a semana.

Informe às crianças que a tarefa delas é procurar esses sinais nos periódicos e recortá-los.

Depois, convide-as a confeccionarem um mural temático a respeito dos “Sinais da Volta de Jesus”. Para facilitar o trabalho, divida a turma em pequenos grupos conforme o tipo de sinal. Por exemplo: terremotos, guerras, fomes, doenças, perseguição aos crentes etc.

Dê liberdade aos alunos para trabalharem os textos e imagens de acordo com a criatividade deles. Ajude, quando for solicitado. Se achar conveniente, faça sugestões. Por exemplo: Seria interessante escrever na parte superior do mural o versículo de Apocalipse 1.3.

Quando o mural estiver pronto, faça uma rápida exposição a respeito da importância de estarmos preparados para quando Jesus voltar, pois como os alunos puderam constatar na pesquisa, “O TEMPO ESTÁ PRÓXIMO”.

Lição 12 - A igreja deve pregar o evangelho
 
Texto Bíblico: Atos 13.1-5


A paz do Senhor Jesus, queridos professores da Classe de Primários!

CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO

“As ordens que o Espírito Santo deu para separar Barnabé e Saulo, no meio de um culto em que os ministros das várias congregações na cidade se uniram em um jejum solene ou dia de oração: Disse o Espírito Santo (v.2) ou por uma voz do céu ou por um forte impulso na mente dos profetas: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Ele não indica a espécie da obra, mas alude a um chamado já feito anteriormente, sobre o qual os dois sabiam o significado, enquanto os demais poderiam ou não saber. Quanto a Saulo, fora-lhe dito especificamente que tinha de levar o nome de Cristo diante dos gentios (cap. 9.15), que ele seria enviado aos gentios (cap. 22.21). A questão fora resolvida entre eles em Jerusalém antes deste dia. Ficou resolvido que Pedro, Tiago e João se disporiam entre os da circuncisão, para que Saulo e Barnabé fossem para os gentios (Gl 2.7-9).”

Comentário Bíblico Novo Testamento — Atos a Apocalipse. CPAD. p.134

SAIBA MAIS

“Era um novo ano escolar, e Rachelle tinha uma nova visão do ensino. Ela tinha passado o verão numa viagem missionária, e aprendera uma valiosa lição de vida. A pobreza e a miséria nas montanhas do Equador a deixaram face a face com crianças tão famintas que apanhavam restos de comida do lixo que estava sendo queimado. Pela primeira vez na vida, Rachelle entendeu o que significava ver gente realmente faminta — tanto de comida quanto da Palavra de Deus.

Enquanto Rachelle ajudava numa clínica médica, uma jovem chamada Shani entrou, obviamente com dores. À espera era longa, e Rachelle tentou diminuir a sua dor, contando-lhe sobre quando Jesus curou um homem cego de nascença. Em seguida, Shani perguntou: — Você conhece mais histórias?

— Oh, isso não é uma história – disse Rachelle. — Isso é verdade — realmente aconteceu.

— Como é possível? – perguntou Shani, bastante empolgada. — Quem é este Jesus?

Alegremente, Rachelle transmitiu o amor de Deus e explicou como Shani poderia receber a Cristo como seu Salvador. Shani respondeu instantaneamente, e Rachelle sentiu, com confiança, que Deus estava curando a menina. Quando ela deixou a clínica, toda a sua dor tinha sido removida. Ao parar junto à mesa para despedir-se de Rachelle, Shani perguntou: “Rasell, você sabia sobre Jesus a sua vida inteira; por que não veio contar para Shani antes?”

Aquele verão transformou Rachelle. Ela percebeu que Deus tinha definido o padrão ao enviar o seu Filho para transmitir o seu amor de uma maneira tangível, e descobriu que Ele não queria que ela parasse de fazer isso somente porque estava de volta à escola. Esta professora aprendeu que Deus ainda deseja transmitir o seu amor às outras pessoas, por meio dos seus filhos obedientes, trabalhando na vida de uma pessoa de cada vez.

Como Rachelle, você é as mãos da benignidade de Deus, os seus braços de compaixão, a sua voz de verdade. Esteja aberto para que Deus possa usá-lo, a fim de transmitir o evangelho da sua graça às pessoas em sua escola.”

Graça diária para professores. CPAD.p-188

ATIVIDADES

Explique a seus alunos que esta missão da igreja foi dada pelo próprio Jesus, por isso, não podemos deixar de cumpri-la. Além disso, enfatize que somos extremamente privilegiados por conhecer e experimentar o amor de Deus, no entanto, muitas pessoas no mundo inteiro nunca ouviram falar que existe alguém tão maravilhoso como o nosso Jesus, muito menos viram um exemplar da Bíblia Sagrada.

Informe às crianças que os países cujos habitantes nunca ouviram falar de Jesus são chamados de não evangelizados. A partir da explicação acima, convide seus alunos para a confecção de um mural temático a respeito desses países. Para isso:

• Ao longo da semana, realize uma ampla pesquisa a respeito da cultura e de estatísticas referentes à situação do evangelho nesses países.

• Selecione informações e imagens e leve-as para a sala de aula.

• Reúna seus alunos, a fim de que juntos possam confeccionar o mural.

• Se for possível, coloque no mural o versículo de Marcos 16.15.

• Quando o mural estiver pronto, faça uma rápida exposição a respeito da situação do evangelho e da obra missionária nesses países.

• Por fim, convide seus alunos a intercederem pelos países, missionários que lá estão, e pela Igreja, a fim de que ela prossiga realizando a sua missão fielmente.

Lição 12 - Cartas que viraram livros

Texto Bíblico Atos 28.16-31


De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que as crianças aprendam a importância de levar outros a conhecerem a Deus e a Sua Palavra.

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.

• A palavra-chave da aula de hoje é “CARTA”. Então, durante o decorrer da aula, repita a frase: “As pessoas precisam conhecer a Palavra de Deus.”

Para refletir

“O livro de Atos aborda a história da Igreja e sua crescente expansão por Jerusalém, Antioquia, Éfeso e Roma, as cidades mais influentes do mundo ocidental. No livro de Atos também são relatados os poderosos milagres e testemunhos dos heróis e mártires da Igreja Primitiva: Pedro, Estevão, Tiago e Paulo.

Todo o ministério cristão foi iniciado e mantido pelo Espírito Santo que trabalhou na vida de pessoas comuns (comerciantes, viajantes, escravos, carcereiros, líderes da igreja, homens, mulheres, gentios, judeus, ricos e pobres). Muitos ‘heróis não glorificados’ da fé continuaram a pregar o evangelho, pelo poder do Espírito Santos, por gerações sucessivas, transformando o mundo com uma mensagem invariável: Jesus Cristo é o Salvador e o Senhor de todos os que o invocam.

Hoje, nós podemos ser os heróis não glorificados na contínua história da divulgação do evangelho. Nós, cristãos, devemos levar a mesma mensagem ao mundo de nossos dias, de forma que muitos mais possam ouvir e crer!”

Trecho extraído de:

Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro, CPAD, 2004.

Regras Práticas para os Professores

“Como nosso Senhor Jesus, observemos com cuidado uma criança, a fim de aprender dela o que vem a ser a educação. Sim, porque a educação, em seu sentido mais amplo, abarca todos os passos e processos pelos quais o infante se transforma gradativamente em um adulto inteligente e bem desenvolvido.

Consideremos a criança. Ela tem um corpo humano completo, com olhos, mãos e pés — todos os órgãos de sentido, ação e locomoção —, e, não obstante, está ali sem nada poder fazer. Ri, chora, sente. Tem os atributos de um adulto, mas não os seus poderes.”

Extraído dos livro: As Sete Leis do Ensino. CPAD. p.11

Sugestões de Atividade

Convide as crianças a escreverem uma carta coletiva com desenhos e/ou palavras para uma criança que esteja no campo missionário com seus pais. Depois, envie-a pelo correio.

Lição 12 - Orando pelos doentes
Texto Bíblico: Atos 9.10-31


De professor para professor

• Prezado professor, neste domingo as crianças terão a oportunidade singular de aprenderem que Deus nos dá coragem.

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.

• A palavra-chave da aula é “Coragem”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “Papai do céu me dá coragem.”

Para refletir

Paulo era muito zeloso. Ele era um homem apaixonado que mergulhava em tudo o que fazia. Antes de encontrar a Cristo no caminho de Damasco, Paulo (então conhecido como Saulo) perseguiu zelosamente os Cristãos. Depois de sua conversão, vislumbramos em Filipenses 3 o desejo ardente de Paulo para conhecer Cristo mais intimamente. Por todo o livro de Atos, vemos o compromisso intenso de Paulo para levar o Evangelho ao mundo. Nas cartas de Paulo testemunhamos o esforço dele para ver os crentes crescendo em “toda plenitude de Deus”.

O que capacitou Paulo a manter tal fervor espiritual? Ele havia sido capturado pelo amor de Cristo. Jesus era real para ele. Cristo não era apenas uma ideia teológica ou um conceito religioso. Cristo salvou-o e deu-lhe uma missão. A vida de Paulo estava consumida pelo amor de Jesus. Professor, o apóstolo Paulo, mergulhava em tudo o que fazia, quando perseguiu os cristãos ele esmerou-se em fazer, quando se tornou proclamador do evangelho de Cristo nada o fazia desistir. Paulo é um exemplo a ser seguido de dedicação.

Regras Práticas para os Professores

Ter certeza do chamado divino é um detalhe para vencer as dificuldades no serviço a Deus. Por ter essa convicção, Moisés sofreu, no entanto, obteve vitórias extraordinárias. No capítulo 18 do livro de Êxodo, Deus responde às suas orações de um modo maravilhoso.

Não existe melhor Senhor do que o nosso. Com certeza, trabalhar para o Mestre é extremamente recompensador. Aliás, não somente trabalhar para Ele, mas com Ele, pois o Senhor da seara nunca abandona. Deus sempre está conosco.

É comum sentir-se incapaz quando se trata de realizar a obra de Deus. Contudo, tenha certeza de que, apesar de conhecer suas limitações, fraquezas e imperfeições, Deus conta contigo. Portanto, siga em frente! (Texto extraído da Revista Primários – Mestre 3/4, CPAD).

Boa Ideia!

Você vai precisar de cartolina branca, lápis de cor, caneta hidrográfica, palitos de churrasco, fita adesiva e tesoura.

Desenhe e recorte “os olhos”. Escreva o versículo do dia na parte de trás. Entregue às crianças e peça para colorirem. Depois fixe com auxílio da fita adesiva o palito.


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