Lição 11 - A Oração que Conduz ao Perdão
Perdão. A doutrina do perdão, proeminente tanto no AT quanto no NT, refere-se...
Leitura bíblica: Salmos 51.1-13
Introdução:
I. O pecado nos afasta de Deus
II. Confissão e Perdão
III. A restauração do pecador
Conclusão
PERDÃO E CONFISSÃO
Perdão. A doutrina do perdão, proeminente tanto no AT quanto no NT, refere-se ao estado ou ao ato de perdão, remissão de pecados, ou à restauração de um relacionamento amigável. Central à doutrina do AT está o conceito de cobrir o pecado da vista de Deus, representado pela palavra heb. Kapar (Salmos 78.38; cf. Dt 21.8; Jr 18.23). Isto é indicado pelas várias traduções da palavra tais como “apaziguar”, “ser misericordioso”, “fazer reconciliação”, e o uso mais proeminente na expressão “fazer expiação”.
Em Levítico 4.20 está declarado: “o sacerdote por eles fará propiciação [de kapar], e lhes será perdoado [de salah] o pecado”. Uma terceira palavra heb., na’as, ocorre frequentemente com ideia de “levantar” ou “dispersar” o pecado (Gn 50.17; Êx 10.17).
Destas passagens fica claro que o perdão depende de um pagamento justo, de uma penalidade pelo pecado. Os sacrifícios do AT proporcionaram tipicamente e profeticamente uma expectativa do sacrifício final de Cristo (cf. At 17.30; Rm 3.25). O perdão como um relacionamento entre Deus e o homem depende dos atributos divinos de justiça, amor e misericórdia, e é baseado na obra de Deus ao providenciar um sacrifício apropriado.
A doutrina do perdão antecipada no AT tem sua plena revelação em o NT. Aqui, três palavras principais se destacam: (1) “despedir” e “remissão” (Mt 6.12,14,15; 9.2,5,6 etc.); (2) “ser misericoridioso” (Lc 7.43; Ef 4.32; Cl 2.13; 3.13); (3) “soltar” (Lc 6.37). Em o Novo Testamento o perdão faz parte do programa total da salvação, proporcionado para aqueles que creem em Cristo. No perdão, a culpa pelo pecado é perdoada e substituída pela justificação, através da qual o pecador é declarado justo. O perdão está sempre incluído em toda a obra de Deus pelo pecador; ele é basicamente judicial, e provê a remissão ao pecador.
Um outro aspecto grande e importante da revelação do NT diz respeito aos cristãos que pecam. Embora judicialmente todos os pecados sejam perdoados quando o pecador é salvo através da fé (Jo 3.18; Cl 2.13), se o pecado entrar na vida de um cristão, ele afetará o relacionamento deste com o Pai Celestial. O perdão e a restauração da comunhão que se fazem necessários são efetuados mediante a confissão dos pecados (1 Jo 1.9) e o arrependimento (Lc 17.3,4; 24.47; At 5.31). O lado divino é zelado pela eficiência e pela eficácia da morte e intercessão de Cristo (1 Jo 2.1); Cristo roga ao Pai a favor do pecador com base em seu próprio sacrifício.
Portanto, todo pecado se torna imperdoável se o indivíduo passar desta vida para a eterna sem se beneficiar da graça divina, pois o perdão é concedido durante a nossa vida neste mundo.
O perdão também é uma obrigação no relacionamento entre os homens, e os crentes são exortados a perdoarem-se uns aos outros (Ef 4.32; cf. Mt 16.13,14).
Confissão. A palavra significa fazer uma admissão (geralmente com voz fraca) de uma mudança de posição. Quase todas as passagens bíblicas podem ser classificadas sob dois aspectos: uma confissão de pecado ou uma confissão de fé. A confissão de pecado é feita a Deus (Sl 32.3-6; 1 Jo 1.9), àquele que sofreu o dano (Lc 17.4), a um conselheiro espiritual (2 Sm 12.13; Tg 5.17), ou à congregação de crentes (1 Co 5.3ss; cf. 2 Co 2.6ss). A confissão de fé deve ser feita abertamente diante dos homens (Mt 10.32; Rm 10.9; 1 Tm 6.12,13; Hb 3.1; 4.14; 10.23). No final, todos os homens serão obrigados a confessar o senhorio de Cristo (Fp 2.11).
Lição 11 - As facilidades e os riscos da internet
A vida moderna está vinculada à informação e à imagem. A cultura...
Texto Bíblico: Efésios 5.6-13; 2 Coríntios 15.33,34.
A INTERNET E SUAS AMEÇAS À FAMÍLIA CRISTÃ
Presente em toda parte
A vida moderna está vinculada à informação e à imagem. A cultura secular tornou-se mais visual do que dialógica, e a internet é uma das grandes representantes dessa nova cultura que une a comunicação, tecnologia e representação gráfica. A tecnologia da informação, por exemplo, tomou conta de todas as áreas da vida moderna. Em certo sentido, trata-se de cumprimento do cumprimento da profecia de Daniel 12.4: “... e a ciência se multiplicará”. Portanto, é um grande desafio para a família saber usar e controlar os meios de comunicação, a partir do lar, nesses tempos difícieis e trabalhosos.
Ameaça para a família
O FBI (polícia federal norte-americana) elaborou, recentemente, um “Guia de Proteção para as Crianças ante a Rede Mundial de computadores”. Este documento visa alertar os pais para o perigo de deixarem seus filhos à mercê do conteúdo da internet sem o indispensável acompanhamento. O texto diz que muitas crianças, adolescentes e jovens são induzidas à prostituição e ao relacionamento sexual promíscuo, sem que os pais o percebam. Além disso, muitos casamentos estão sendo destruídos pelo uso pecaminoso e pornográfico da internet. É a tecnologia a serviço do diabo.
Texto extraído de “Lições Bíblicas: Tempos Trabalhosos: Como enfrentar os desafios deste século” Rio de Janeiro: CPAD.
Lição 11 - Preparado para o combate?
Sabendo Paulo que Timóteo era tímido e enfrentava adversidades no...
Texto Bíblico: 2 Timóteo 2.1-6,15
VISÃO PANORÂMICA DE 2 TIMÓTEO
Esboço de 2 Timóteo:
Introdução (1.1-4)
I. Paulo Exorta Timóteo (1.5-18)
•Despertando o dom de Deus.
•Disposto a Sofrer pelo Evangelho.
•O Exemplo de Paulo.
•Obedecendo e defendendo a Verdade.
•Amigos desleais e leais, de Paulo, em Roma.
II. Requisitos do Obreiro Fiel (2.1-26)
•Ser Forte na Graça de Deus.
•Confiar o Evangelho a Homens Fiéis.
•Suportando os Sofrimentos.
1.Como Bom Soldado.
2.Como Atleta Disciplinado.
3.Como Agricultor Laborioso.
•Morrer por Jesus Cristo e Sofrer por Ele.
•Evitar Discussões Inúteis e Defender o Evangelho.
III. A Iminência do Surto Final da Maldade (3.1-19)
IV.Perseverança na Verdade (3.10-17)
•Aprendida de Paulo.
•Aprendida das Escrituras.
V. Pregar a Palavra (4.1-5)
VI. Testemunho e Instruções de Paulo (4.6-18)
•Testemunho de despedida de Paulo.
•Instrução Pessoal a Timóteo.
•Advertência a Timóteo.
•A certeza da Fidelidade de Deus.
Conclusão (4.19-22)
Sabendo Paulo que Timóteo era tímido e enfrentava adversidades no ministério, e divisando a sombria perspectiva de forte perseguição vinda de fora, contra a Igreja, e da atividade nociva dos falsos mestres dentro dela, ele exorta Timóteo a defender o evangelho, a pregar a Palavra, a perseverar na tribulação e a cumprir a sua missão.
Texto extraído da obra “Bíblia de Estudo Pentecostal” Rio de Janeiro: CPAD.
Lição 11 - O Louvor e a Adoração na Igreja
O livro de Salmos é uma coletânea de poesia hebraica inspirada pelo...
Texto Bíblico: Salmos 149.1-9
“O livro de Salmos é uma coletânea de poesia hebraica inspirada pelo Espírito Santo; descreve a adoração e as experiências espirituais do povo de Deus no Antigo Testamento. É a parte mais intima e pessoal deste testamento, pois nos mostra como era o coração dos fiéis naquele tempo, e a sua comunhão com Deus.
Nos livros históricos da Bíblia, Deus fala ao homem, e nos Salmos, o homem fala a Deus.
A alma do crente pode ser comparada a um órgão cujo executor é Deus. Nos salmos, percebe-se como Deus toca todas as emoções da alma piedosa, produzindo cânticos de louvor, confissão, adoração, ações de graças, esperança e instrução” ( Salmos, Adorando a Deus com os Filhos de Israel. p.5, CPAD).
“A música já foi descrita como um som bonito, mas para qualquer pessoa que tenha sido profundamente comovida pelo som, não é nada menos do que uma dádiva da graça. Combinada com palavras e verdades das Escrituras, a música pode tocar o coração com a cura, elevar o espírito com promessas, exaltar a alma com o amor. O fruto da criatividade de um compositor temente a Deus abre-nos um espaço de grande intimidade com o nosso Criador.
As palavras e as verdades da Bíblia são poderosas por si mesmas, embora pareçam assumir uma nova dimensão quando talentosamente combinadas com a música, tornando-se ainda mais vivas e ativas. Pense nos grandes hinos e nas grandes composições clássicas do passado, lembretes esplêndidos e potentes da santidade, majestade e maravilhosa graça de Deus. Como é doce o som! Nem mesmo um rei conseguiu ficar sentado quando magníficos acordes do coro de “Aleluia” alcançaram uma platéia pela primeira vez.” (Graça Diária. p.88, CPAD).
Lição 11 - Missão Cumprida
A terceira viagem de Paulo durou de 53 a 57 d.C. Deixando a igreja de Antioquia,...
Texto Bíblico: Atos 18.23-28 _ 21.1-16
A terceira viagem de Paulo durou de 53 a 57 d.C. Deixando a igreja de Antioquia, Paulo seguiu em direção a Éfeso, mas durante o caminho ele visitou as igrejas da Galácia e da Frígia. A parte mais importante desta viagem seria uma longa permanência (de dois a três anos) em Éfeso. Antes de retornar a Jerusalém, Paulo também visitou crentes na Macedônia e na Grécia. Quando Paulo partiu, uma das suas prioridades era ajudar os crentes a crescer. Esta era a atividade regular de Paulo – a de ajudar a confirmar aqueles que ele tinha conduzido a Cristo, e as igrejas que ele tinha fundado (Comentário do Novo Testamento, Aplicação Pessoal, Vl I, CPAD).
Professor, explique aos alunos que é um privilégio glorioso pregar a Palavra, pois fomos escolhidos por Deus para este trabalho (Jo 15.19).
O Senhor nos salvou para anunciarmos as suas virtudes (1 Pe 2.9), isto é, para pregarmos “o Evangelho a toda a criatura” (Mc 16.15), dando, assim, de graça o que de graça recebemos (Mt 10.8).
Se hoje somos salvos, é porque alguém sentiu o peso da responsabilidade de nos falar do amor de Deus, e nos anunciou o evangelho.
Os anjos queriam pregar o Evangelho (1 Pe 1.12), porém Deus reservou esta tarefa para os seus servos. Ganhar almas é privilégio de todo o crente (Mt 10.32). O fato de podermos cooperar com Deus (Mc 16.20) é um privilégio. Que exultação é saber que alguém hoje é crente ou que alguém já partiu para a glória e está salvo porque nós o ganhamos para Cristo. (Texto adaptado do livro Estudo Sobre Razões e Métodos de Evangelização, CPAD).
Lição 11 - Sirvo a um Deus que me salva
Ele tem enviado seus anjos para cuidar de você, seu Santo Espírito para...
Texto Bíblico: João 6.1-13
As Boas Dádivas de Deus
Você já se sentiu como se não tivesse nada?
Simplesmente olhe para as dádivas que Deus lhe tem dado:
Ele tem enviado seus anjos para cuidar de você, seu Santo Espírito para habitar em você, sua igreja pra encorajar você, e a sua Palavra pra guiar você...
Sempre que você fala, Ele houve; faça um pedido, e Ele responde.
Ele nunca o deixará ser demasiadamente tentado, ou tropeçar tão gravemente.
Deixe uma lágrima aparecer em sua face, e Ele estará lá para enxugá-la.
Deixe um soneto de amor aparecer em seus lábios, e Ele estará lá para ouvi-lo.
Quanto mais você deseja vê-lo, mais Ele quer ver você...
Você foi escolhido por Cristo...Ele o reivindicou como um filho amado seu (Graça para o Momento, CPAD).
Sugestão
Distribua folhas, canetas hidrográficas, giz de cera e lápis de cor para as crianças.
Peça para elas desenharem ou escreverem como podem servir ao Senhor e a igreja.
Lição 11 - Aprendendo a ficar longe do mal!
É importante fazer uma recapitulação da aula anterior. Pergunte...
Texto Bíblico 1 João 5.18; Luas 22.31,32
De professor para professor
Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança aprenda que, por ser filha de Deus, o diabo não lhe pode fazer mal.
• É importante fazer uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
• A palavra-chave da aula de hoje é “MAL”. Então, durante o decorrer da aula, repita a frase: “Deus nos protege do mal”.
Para refletir
• Através da lição, aprendemos que a implantação da natureza divina em nós é obra do Espírito Santo, mas o cultivo desta natureza é trabalho nosso. Cabe a nós exercitar a santidade, sujeitando-nos a Deus e resistindo ao diabo.
• Regras Práticas para os Professores
Aprendizagem Bíblica
(Continuação...)
A Bíblia é de fato totalmente concreta em vários dos seus ensinamentos. É como se Deus soubesse que, não somente as crianças, mas muitos de nós precisaríamos pensar a seu respeito concretamente. Deus, Jesus e o Espírito Santo são pessoas. Isto é concreto. Eles falam e fazem coisas. Isto é concreto. Às vezes, vemos na Bíblia descrições de como um deles apareceu. Isto é concreto. Quando as crianças aprendem satisfatoriamente sobre Deus, através da Bíblia, com facilidade poderão aprender sobre a Trindade, utilizando o conhecimento adquirido — se o professor julgar importante ensiná-los sobre a Trindade nesta idade. Deus diz que Ele é único. Ensine isto. Jesus não é outro Deus. Ele é Deus. Nossa mente não consegue alcançar plenamente o significado deste conceito, mas Deus diz que Ele é o único Deus.
A dificuldade na compreensão da Trindade está na mente dos adultos e não na mente das crianças. Uma professora pediu a seus alunos que levantassem três dedinhos de uma mão e depois os segurassem bem juntinhos com a outra mão. Eles aprenderam que 1+1+1=1. Que satisfação! “As crianças — conta a professora — acreditaram tão facilmente. Que fé pura!” Não é uma tarefa agradável, mas alguém tem que extinguir tamanha excitação, explicando que, obviamente, as crianças acreditariam no que lhes foi dito, pois ainda não têm idade suficiente para saber que 1+1+1 deveria ser igual a 3. É claro, quando um matemático diz que o modo correto de se explicar a Trindade é 1x1x1=1, então, todos desistem de utilizar o sistema numérico com as crianças do jardim.
A Bíblia é o melhor meio para ensinarmos às nossas crianças quem são as pessoas da Trindade — Deus, Jesus e o Espírito Santo.
Como Ensinar Crianças do Jardim de Infância. Rio de Janeiro, CPAD.
Sugestões de Atividade
Para reforçar o ensino da lição, sugerimos a seguinte atividade: Revisão com desenhos. Prepare diversas questões que possam ser respondidas com um simples desenho. Faça uma pergunta de cada vez, dando tempo suficiente para que desenhem suas respostas. Veja um exemplo:
O diabo queria fazer mal para João ou Pedro? (Pedro).
Lição 11 - Louve a Deus porque Ele cura!
Prezado professor, neste domingo as crianças terão a oportunidade...
Texto Bíblico Atos 3.1-16
De professor para professor
Prezado professor, neste domingo as crianças terão a oportunidade singular de compreenderem o significado da palavra “CURA”. O objetivo é que as crianças louvem a Deus por tudo que Ele nos cura.
• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
• A palavra-chave da aula de hoje é “CURA”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “Vamos louvar a Deus porque Ele nos cura.”
Para refletir
• O texto bíblico que vamos estudar esta semana, além de mostrar o poder curador de Deus, nos ensina que nem sempre o Senhor nos dá o que pedimos, mas certamente Ele nos dá o que precisamos.
Ao pedirmos a ajuda de Deus para determinada situação, Ele poderá não nos dar aquilo que pedimos, mas surpreender-nos com algo infinitamente melhor. Pense nisso!
• Professor, Jesus é aquEle que cura o corpo, a alma, o espírito, a personalidade e os relacionamentos. Lembre-se: “Ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados” (Is 53.5).
Regras Práticas para os Professores
Métodos e Materiais
No mínimo sete categorias ou métodos podem ser empregados com crianças de todas as idades.
1. Artes manuais. Estas atividades fornecem um modo emocionante e agradável para as crianças aprenderem a Palavra de Deus. Com este tipo de tarefa, os processos de pensamento pelo que a criança passa são mais importantes do que o produto final. Elogio e incentivo específicos são necessários ao longo destas atividades.
2. Teatro. Uma a imaginação, sentimentos e ações da criança produzir uma experiência de aprendizagem coroada de pleno êxito. As atividades teatrais pode pôr a criança na pele de Daniel quando este estava diante da escritura na parede. Pode até levar as crianças à travessia do mar Vermelho. Tais representações tornam a Bíblia viva!
3. Comunicação oral. A maioria das crianças gosta de falar e dividir idéias e experiências. Isto ajuda as crianças a desenvolver suas habilidades de memorizar a Bíblia, ouvir, resolver problemas e compartilhar necessidades e pedidos.
4. Música. O Salmo 150 diz: Louvai-o com o som de trombeta; [...] com o saltério e a harpa; [...] com o adufe e a flauta” (Sl 150.3,4). As crianças podem adorar e louvar ao Senhor com suas vozes e com instrumentos musicais simples. A música pode ser usada durante os momentos de adoração, de forma que as crianças sejam encorajadas a responder a Deus pela Palavra e Seus atos poderosos.
5. Jogos bíblicos. As crianças adoram jogar e aprender. Jogos bíblicos ajudam as crianças a aprender o assunto e a se lembrar de verdades específicas.
Métodos e materiais criativos são ferramentas valiosas para auxiliar as crianças a conhecer, entender e aplicar a Palavra de Deus. É crucial que professores e pais sejam treinados no uso eficaz dos diversos métodos e materiais disponíveis.
Trecho extraído de: Manual de Ensino Para o Educador Cristão. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.
Atividade Manual
Para reforçar o ensino da lição, sugerimos a seguinte atividade: Sente-se com as crianças em círculo no chão da classe. Mostre os visuais da lição. Depois peça que as crianças desenhem a parte da história que mais gostaram. Enquanto elas desenhem faça algumas perguntas referentes a lição:
a.O que o homem pediu a Pedro e João?
b.Em vez disso, o que lhe deram?
Diga que Deus opera milagres. Ele curou o homem. Pedro ajudou orando em nome de Jesus. Deus continua curando. Vamos louvar ao Papai do céu que nos cura. Louve a Deus juntamente com as crianças.
Fonte: http://www.cpad.com.br/
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