sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Lição 5

Lição 05 - Sinais e Maravilhas na Igreja
Texto Bíblico: Atos 3.1-11.



INTRODUÇÃO

I. Sinais e Maravilhas, a ação sobrenatural da Igreja

II. O milagre na Porta Formosa

III. O milagre abre a porta da Palavra

MILAGRE: UM SINAL ATUAL

Professor, o sobrenatural é um dos pilares da doutrina cristã. A vida ministerial de Jesus Cristo foi permeada pelos eventos sobrenaturais: o seu nascimento virginal; seu ministério com variedades de milagres; sua ressurreição física dentre os mortos; e sua ascensão corpórea ao céu. Estes são alguns dos numerosos eventos sobrenaturais do verdadeiro cristianismo bíblico.

O Cristianismo histórico, sem o elemento sobrenatural, não passaria de uma religião vã. Sobre esta questão o apóstolo Paulo assevera: E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé. [...] E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. E também os que dormiram em Cristo estão perdidos (1 Co 15.14,17,18).

A nossa denominação é considerada hoje a maior Igreja Evangélica do Brasil porque os seus pineiros creram no sobrenatural de Deus e, com autoridade, pregaram ousadamente a atualidade dos milagres divinos.

Por isso, prezado professor, desenvolva o conceito bíblico de MILAGRE na introdução da lição.

O que é Milagre

No Antigo e em o Novo Testamento, há três termos que descrevem um “milagre”. São eles: Sinal, Maravilha e Poder. Nessa oportunidade nos deteremos ao termo Sinal.

No Antigo Testamento, esse termo apresenta algo ordenado por Deus com uma significação especial, como por exemplo: a libertação de Israel através de Moisés (Ex 3.12). Deus prometeu que libertaria o povo israelita das mãos dos egípcios através de seu servo Moisés. Este O serviria no Monte Horebe.

Em o Novo Testamento o termo “sinal” se refere aos milagres de Jesus, tais como uma cura (Jo 6.2), a transformação da água em vinho (Jo 2.11) e especialmente o milagre mais significativo do Novo Testamento: a Ressurreição de Jesus Cristo.1

Estudando meticulosamente os termos que descrevem o evento do milagre, saberemos que cada um deles revela um aspecto do milagre. Ainda, veremos que o milagre é um evento incomum. Ele comunica a confirmação da mensagem divina, através, de uma habilidade poderosa concedida pelo Espírito Santo.

Portanto, professor, você pode definir milagre dizendo que se trata de “uma intervenção divina no curso regular do mundo, que produz um evento objetivo que não ocorreria de outra forma”, Ou seja, é a ação poderosa de Deus intervindo no mundo natural.

Para enriquecer as suas aulas você pode consultar a Teologia Sistemática Vol. 1 de Normam Geisler e a “Teologia Sistemática: Uma perspectiva Pentecostal”; ambas editadas pela CPAD.

Desejamos uma aula edificante a você e aos seus alunos!

Lição 05 - A Paganização do Cristianismo
Texto Bíblico: 2 Timóteo 3.1-5


Comece a lição dessa semana definindo o termo PAGANISMO. Diga ao seu aluno que o significado do referido termo remete a um “sistema religioso que desconhece a supremacia de Deus, aceitando como real a existência e interferência de outros deuses nos negócios humanos” conforme define o Pr. Claudionor de Andrade em seu Dicionário Teológico editado pela CPAD.

Conforme vimos na lição passada, a Igreja Cristã foi vitoriosa na luta contra a perseguição romana e contras as heresias. Porém, parte dela se rendeu aos “encantos” do poder imperial romano. A Igreja, agora romanizada, passou a forçar a conversão das pessoas para uma religião estatal. Isso resultou no surgimento dos chamados crentes nominais. Estes eram pessoas que frequentavam a Igreja obrigadas, não importando ter uma fé genuína em Cristo Jesus. Era comum, por exemplo, uma pessoa crer servir um outro deus, e frequentar a Igreja romana ao mesmo tempo.

Através da romanização da Igreja Antiga, o prezado professor, pode imaginar as consequências graves à verdadeira Igreja de Cristo. A igreja romana confundiu totalmente o reino de Deus com o reino dos homens.

Conclua a lição dessa semana dizendo aos seus alunos que o Senhor Jesus Cristo ordenou-nos a sermos Sal e Luz do mundo. Portanto, nós os servos do Deus Altíssimo, devemos influenciar a nossa cultura testemunhando os verdadeiros valores de Cristo e não deixando que as influências dos valores pagãos nos corrompam.

Boa aula e Deus te abençoe!

Lição 05 - Drogas: um mal na família brasileira
Texto Bíblico: Romanos 7.14-25; Gálatas 5.19-21


Prezado professor, ao iniciar o tópico que trata sobre os ESTIMULANTES DO SNC (Sistema Nervoso Central), fale aos seus alunos que as drogas (não importa o tipo) prejudicam o espírito, a alma e o corpo humano. Se ele é um cristão, deve saber que o nosso corpo pertence a Deus. É uma propriedade do Altíssimo, e o Senhor ordena que cuidemos bem dele. Esta é uma razão suficiente para que o seu aluno resista à tentação de sentir algum tipo de prazer temporário. Leia com ele 1 Coríntios 6.19,20!

Professor, as drogas têm dizimado muitos adolescentes de nossa nação. Uma das drogas que mais tem arruinado as famílias brasileiras é o CRACK. Este foi o tema frequente nas últimas eleições para a presidência da república. Os efeitos dessa droga são variados, como por exemplo: o aumento da temperatura do corpo, Acidente Vascular Cerebral (AVC), destruição de neurônios, degeneração dos músculos do corpo (o indivíduo fica com uma aparência esquelética), excesso de horas sem dormir, dentre outros sintomas que devastam o corpo humano. Por isso, o CRACK é hoje prioridade nas ações de combate as drogas do Ministério da Saúde.

Sugerimos ao prezado professor, uma mobilização, junto à direção de sua igreja local, das famílias de sua comunidade para uma campanha contra o CRACK. Procure apoio dos postos de saúde, segurança e escolas públicas. Estas instituições têm projetos importantes, materiais de marketing e até profissionais que podem auxiliá-lo com maior eficácia num projeto de prevenção às drogas.

Fazendo isso a sua comunidade irá agradecer e a igreja local mostrará que se preocupa tanto do bem estar espiritual, quanto do bem estar físico dos adolescentes que vivem na região onde ela está fixada.

Boa aula!

Lição 05 - Adão - a imagem de Deus
Texto Bíblico: Gênesis 1.26,27;2.18; Romanos 8.29



Caro professor da classe de pré-adolescente, a paz do Senhor! Nesta semana estudaremos a lição que tem como o título: “Adão — a imagem de Deus.

“Deus criou tudo o que existe: o céu, a terra, as plantas e os animais foram todos feitos por Ele. Quando Deus terminou de criar a terra, Ele decidiu fazer o homem à sua imagem e semelhança. No versículo 26, a frase “Façamos o homem à nossa imagem” não significa que Deus nos tenha criado exatamente como Ele, especialmente no aspecto físico. Na verdade, somos o reflexo da sua glória. Nunca seremos iguais a Deus, porque Ele é nosso supremo Criador. O máximo que podemos esperar é sermos capazes de refletir o seus caráter com amor, paciência, misericórdia, bondade e fé.

Caro mestre, nesta oportunidade estamos trazendo uma palavra de encorajamento para você continuar firme neste ministério que o Senhor lhe confiou extraída do livro “Graça diária para professores”:

“Sem dúvida, você se alegra sabendo que Deus tem um plano para a sua vida. Que consolo, basear o objetivo e o significado da sua vida nos cuidados, nas provisões e na bondade do Criador do universo! Por que você ensina? Muito provavelmente, não é pelo dinheiro que ganha. No entanto, os benefícios estão em progresso, como trabalhar com jovens que procuram a sua identidade, os desafios que cada dia traz para melhorar a sua capacidade de ensinar, e a recompensa de ver os seus alunos sendo bem-sucedidos na vida. Isso não tem preço.

A beleza profunda e impenetrável do plano de Deus é que Ele abrange tudo. Cada vida que você influencia ou é influenciado faz parte do desígnio em grande escala que Deus tem para a sua criação favorita — as pessoas — e o seu grande projeto é trazer todos a um relacionamento íntimo com o seu Pai afetuoso” (pág. 163).

Lição 05 - Sonho ou pesadelo?
Texto Bíblico: Gênesis 37.25-35



CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO

“Os irmãos de José não mataram, mas também não se esperavam que ele sobrevivesse muito tempo como escravo. Na verdade, estavam dispostos a permitir que cruéis mercadores de escravos fizessem o trabalho sujo por eles. José enfrentou uma jornada de 30 dias pelo deserto, provavelmente acorrentado pelos pés, e no Egito seria vendido como uma mercadoria. Seus irmãos pensaram que nunca mais o veriam. Porém, Deus estava no controle da vida e de José.

Rúben retornou à cova para achar José, mas seu pequeno irmão se fora. Em seguida, seu primeiro pensamento foi: “O que acontecerá a mim?”, e não “O que acontecerá a José?” Em situação difícil, você costuma preocupar-se primeiro consigo mesmo? Considere a pessoa mais afetada pelo problema, e é provável que assim você conseguirá encontrar uma solução para o caso.

Para encobrir sua ação maligna, os filhos de Jacó enganaram o pai, fazendo-o pensar que José estava morto. O próprio Jacó havia enganado outras pessoas (inclusive seu pai; 27.35). Agora, mesmo após ter sido abençoado por Deus, ele ainda precisava enfrentar as conseqüências do seu pecado. Deus pode não ter punido Jacó imediatamente, mas as conseqüências do seu erro permaneceram com ele para o resto da vida.”

(Bíblia de Aplicação Pessoal. CPAD. p.64).

SAIBA MAIS...

“Como nosso Senhor Jesus, observemos com cuidado uma criança, a fim de aprender dela o que vem a ser a educação. Sim, porque a educação, em seu sentido mais amplo, abarca todos os passos e processos pelos quais o infante se transforma gradativamente em um adulto inteligente e bem desenvolvido.

Consideremos a criança. Ela tem um corpo humano completo, com olhos, mãos e pés — todos os órgãos de sentido, ação e locomoção —, e, não obstante, está ali sem nada poder fazer. Ri, chora, sente. Tem os atributos de um adulto, mas não os seus poderes.”

(As Sete Leis do Ensino. CPAD. p.11).

ATIVIDADES

Vivemos um período de grande insegurança por parte de toda a população brasileira. As crianças têm sido vítimas de toda sorte de violência, portanto, é bastante comum observarmos algumas com diversos tipos de medo, inseguras... Aproveite a lição do próximo domingo, que oferece uma excelente oportunidade para você apresentar a questão do medo.

Enfatize às crianças que o Senhor Jesus está conosco em todos os momentos nos guardando, protegendo e livrando de todo mal. Leia com eles Mateus 28.20 e explique que Deus está conosco todos os dias, por isso, não precisamos ter medo de absolutamente nada. Lembre-as de que Deus nos prometeu que o seu anjo estaria ao lado de todo aquele que temesse a Ele.

Ore com as crianças para que Deus repreenda todo medo!



Lição 05 - Uma missão especial
Texto Bíblico: Gênesis 24.1-67



CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO

Aqui vai um esboço do capítulo para ajudá-lo na preparação da história:

1. Abraão dá instruções a Eliezer para buscar uma esposa para Isaque (vv. 1-6);

2. Abraão garante ao seu servo que ele terá a orientação divina para cumprir a missão (vv. 7,8);

3. Eliezer pede orientação a Deus no meio do caminho em favor da escolha certa (vv.11-14);

4. Rebeca encontra Eliezer no poço e faz exatamente o que ele havia pedido a Deus como sinal (vv.15-20);

5. Eliezer conversa com Rebeca e lhe dá os presentes (vv.21-25);

6. Eliezer agradece a Deus (vv.26-28);

7. Rebeca é convidada a se casar com Isaque (vv.34-49);

8. Rebeca e sua família concordam com seu casamento, e eles voltam para casa (vv.50-61);

9. Isaque e Rebeca se encontram e se casam (vv. 62-67).

SAIBA MAIS...

“Como nosso Senhor Jesus, observemos com cuidado uma criança, a fim de aprender dela o que vem a ser a educação. Sim, porque a educação, em seu sentido mais amplo, abarca todos os passos e processos pelos quais o infante se transforma gradativamente em um adulto inteligente e bem desenvolvido.

Consideremos a criança. Ela tem um corpo humano completo, com olhos, mãos e pés — todos os órgãos de sentido, ação e locomoção —, e, não obstante, está ali sem nada poder fazer. Ri, chora, sente. Tem os atributos de um adulto, mas não os seus poderes.” (As Sete Leis do Ensino, CPAD, p.11).

Lição 05 - Deus, meu maior Amigo
Leitura Bíblica Gênesis 21.1-7



I. De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança compreenda que Deus é o nosso maior e melhor amigo.

• É importante fazer uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.

• A palavra-chave da aula de hoje é “AMIGO”. Durante o decorrer da aula diga: “Deus ama e deseja ser o melhor amigo do .... (nome do aluno).”

II. Saiba Mais

Uma das mais importantes práticas que uma criança aprende a fim de obter uma boa saúde emocional por toda a sua vida é a habilidade de desenvolver e manter relacionamentos. Fazer amigos é claramente uma prática a ser aprendida, e não um processo automático. As crianças precisam ser ensinadas a como brincar e partilhar com outros; como desenvolver empatia aprendendo o que as outras crianças sentem; e como resolver conflitos quando há uma opinião diferente.

O número de amigos que a criança tem é menos importante do que a qualidade dos amigos. Sinceramente, amizades duradouras com uma ou duas crianças são adequadas para cultivar a alma da criança. Mesmo quando elas são bem novas, a presença de bons amigos pode confortá-las do estresse por meios que relacionamentos adultos não conseguem. As crianças precisam de relacionamentos calorosos, e precisam ser valorizadas e aceitas por outras crianças.

Amigos são espelhos, e ajudam as crianças a estabilizarem suas identidades. Eles são feedback — “Eu sou como as outras crianças da minha idade”.

O que os pais e professores podem fazer para ajudar a criança a fazer amigos

• Comece observando o comportamento específico da criança e o que a separa das outras. Por que ela não tem amigos?

• Diga imediatamente à criança quando seu comportamento impedir o desenvolvimento de uma amizade. Explique o que ela pode fazer para corrigir o problema.

SANFORD. Doris. Criança pergunta cada coisa... . Rio de Janeiro, CPAD, 2008.

III. Conversando com o professor

Por falar em amigo, que tipo de amigo você é? Existe uma grande diferença entre conhecer bem alguém e ser um verdadeiro amigo. A maior evidência da amizade genuína é a lealdade; estar disponível para ajudar nos momentos de angústia e dificuldade. Muitas pessoas são amigas de ocasião. Ficam por perto quando a amizade as beneficia e afastam-se quando não conseguem tirar proveito do relacionamento. Pense sobre seus amigos e avalie sua lealdade para com eles. Seja o tipo de amigo verdadeiro que a Bíblia nos encoraja a ser!

(Bíblia do Adolescente Aplicação Pessoal, CPAD.)

IV. Sugestão

Professor, certifique-se de que seus alunos saibam que Deus anseia por ter um relacionamento com eles. Deus quer uma amizade especial com eles, uma amizade que não poderá ter com mais ninguém porque cada criança é única.

Lição 05 - Deus criou as frutas
I. Leitura Bíblica Gênesis 1.11, 12



II. De professor para professor

Prezado professor, o objetivo da lição deste domingo é ensinar que Deus criou as frutas.

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.

• A palavra-chave da aula de hoje é “FRUTA”. Durante o decorrer da aula, diga às crianças que o Papai do Céu criou as frutas. Elas são saborosas e nos ajudam a crescerem fortes e saudáveis.

III. Para refletir

O conceito “Deus fez todas as coisas” é difícil para as crianças mais jovens dessa faixa etária entenderem já que “todas as coisas” é um termo muito amplo. Portanto, seja objetiva e aponte itens específicos que Ele fez — as árvores, as flores, as frutas, as montanhas, outras pessoas, o bicho de estimação da criança. Escolha elementos que seus alunos gostem ou sobre os quais estejam curiosos”.

(TRENT, John. Ensine sobre Deus às Crianças. Rio de Janeiro, CPAD.)

IV. Sugestões

Durante esta semana, prepare uma variedade de gravuras de frutas. Se quiser que essas gravuras fiquem mais duráveis, reforce-as com cartolina ou papel cartão.

Receba as crianças com alegria e deixe que elas manuseiem essas figuras. Lembre-as sempre de que foi Deus quem nos deu todas as frutas. As frutas têm vitaminas que nos ajuda a crescer fortes e saudáveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário