sexta-feira, 25 de março de 2011

LIÇÃO 13

Lição 13 - Paulo testifica de Cristo em Roma

Texto Bíblico: Atos 27.18-25

INTRODUÇÃO

I.Viagem de Paulo a Roma (AT 27.1 – 28.10) 
II. O evangelho é proclamado na capital do Império (28.16-31)

CONCLUSÃO

Caro professor, este é o fim de mais um trimestre de Lições Bíblicas. É um período importante para fazermos uma reflexão do nosso magistério em Escola Dominical. Analise os métodos que você utilizou, questione se é adequado. Pergunte a turma de alunos sobre a eficácia de suas ministrações. Lembre, que os alunos são o alvo de toda estrutura da Escola Dominical de sua igreja. 
 
A lição desta semana vai abordar acerca da viagem missionária do Apóstolo Paulo a Roma. 
Professor, quando o Apóstolo do gentios alcançou, finalmente, o destino de sua terceira viagem missionária, ele logo retornou a Jerusalém (At 21.15). Porém, não levou muito tempo para que Paulo e seus companheiros tivessem problemas. Alguns judeus alegaram que ele, através de seus ensinos, tinha arruinado a Lei de Moisés e profanado o Templo, trazendo os gentios (At 21.27,28).
 
Foi então, que iniciou-se uma revolta no pátio do Templo, e Paulo foi salvo de linchamento pela intervenção do tribuno militar romano (At 21.31,32). O apóstolo foi mantido prisioneiro por mais de dois anos, e sofreu uma série de julgamentos em Jerusalém e Cesareia perante o Sinédrio, o procurador romano Félix, seu sucessor Festo, e diante do rei Agripa e sua esposa. No entanto, o apóstolo exerceu seu direito como cidadão romano de apelar a César, e foi enviado para Roma a fim de ser julgado. 

No decorrer de uma longa viagem à cidade de Roma houve um naufrágio na ilha de Malta, mas, em fim, Paulo chegou salvo a Roma. Os crentes romanos lhe deram as boas vindas, e os judeus ouviram o evangelho (At 28.30,31). O apóstolo usou os dois anos de prisão em Roma para escrever a várias igrejas. As chamadas “cartas da prisão” pertencem a este período, são elas: Efésios (uma carta circular dirigida às igrejas asiáticas da região), Colossenses, Filemon (carta pessoal instruindo Filemon a receber de volta, na qualidade de irmão em Cristo Jesus, o escravo fugitivo) e Filipenses.       

Prezado professor, essas informações são importantes para contextualizar os alunos sobre a viagem paulina a Roma. E, também, conhecer as circunstâncias em que algumas Epístolas de Paulo foram escritas.

Tenha uma boa aula.



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Lição 13 - No meio do fogo cruzado!

Texto Bíblico: 1 Coríntios 13.2,4-10
Informações complementares para a lição

Caro professor da classe de pré-adolescente, a paz do Senhor! Estamos aqui em mais uma oportunidade para trazer para você mais um auxílio didático para a lição desta semana que tem como título: “No meio do fogo cruzado!” 

CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO
    
Como nesta lição a palavra da seção “Falando Sério” é humildade, colocamos um texto muito interessante acerca desse tema tão pertinente à lição, já que esta trata de atrair seus amigos, colegas e até familiares que ainda não conhecem a Cristo. Um dos atributos indispensáveis a todo crente é ser humilde de coração, de modo a testemunhar pela sua própria vida, através de sua conduta diária. Leia e comente com sua classe sobre alguns atributos divinos que precisam estar intrínsecos em todo crente.  

Herdeiros humildes 
    
“Não é maravilhoso ficar junto de pessoas humildes e gentis que não têm nada para provar e não exaltam a si mesmo à custa dos outros? Elas exibem uma confiança tranqüila no Senhor, a quem adoram e pertencem. São filhas do Rei, príncipes e princesas do Reino eterno de Deus, e sabem que o Senhor as exaltará em seu próprio lugar no tempo certo.

Como Jesus, os humildes estão aqui para servir, não para serem servidos. Com seu modo silencioso, eles ministram a você poderosamente, porque sabem como ouvir bem, e estão dispostos a separar o tempo para fazer isto. As pessoas não presunçosas são uma alegre companhia, porque você pode ser você mesmo perto delas, pode abrir–se e compartilhar as suas esperanças, seus sonhos, seus medos e preocupações. Você não precisa ter medo de admitir as suas fraquezas e seus fracassos, porque elas possuem uma consciência saudável de si próprias. São receptivas e gentis, e estão sempre dispostas a demonstrar a misericórdia e o perdão de Deus.

As pessoas despretensiosas o tratam com educação, gentileza e respeito. Quando está com elas, você sente que foi elevado de alguma forma, em um sentido muito real e pessoal. De maneira sutil elas o exaltam, fortalecendo a sua fé em Deus — e no que Deus pode fazer em você e através de você. Tais pessoas fazem com que você se sinta renovado. Você se despede delas com um novo senso de vitalidade e esperança.

Agradeça a Deus por aqueles que são mansos e humildes! Glorifique-o porque algum dia seus filhos humildes herdarão a terra. Louve-o porque você passará a eternidade em comunhão com aqueles que são como Cristo — aquEle que nos ensinou todo o significado da verdadeira humildade.”

“(...) e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.” (Mateus 23.12)
                                                            
                                                        (Graça diária. CPAD.2007)
SAIBA MAIS
   
AMOR

“Cristo manda que amemos os outros como Ele o fez. Este amor é a evidência de que somos verdadeiramente salvos. Deus é o Criador do amor; e Ele quer que os seus filhos amem-se uns aos outros.

Amar significa colocar os outros em primeiro lugar. O amor é ação — mostrando aos outros que nos importamos com eles, e não apenas dizendo. Para demonstrar amor, devemos estar dispostos a dar o nosso tempo e dinheiro para atender às necessidades dos outros.”  

Lição 13 - Voltar para Canaã é o meu sonho

Texto Bíblico: 49.28-33; 50.1-26

Crescendo na graça e no conhecimento

“Todos nós pecamos. Todos fazemos coisas erradas. todos falhamos, conosco e com aqueles a quem amamos. Todos falhamos com Deus, que nos criou com um propósito eterno e maravilho. Mas apesar de tudo isto, Deus fez algo extraordinário, uma coisa indescritivelmente graciosa. Ele não apenas providenciou que alguém pagasse o preço pelos nossos pecados, nossos erros, nossas falhas; Ele também forneceu-nos uma maneira de andarmos livres de novos erros. Ele diz ‘basta pedir’  e seremos perdoados. Servimos a um Deus que se apressa em perdoar.

Você pode pensar que é um caso perdido. Não apenas o seu passado parece imperdoável, mas também o futuro não parece muito promissor. Hoje mesmo, você se encontra fazendo escolhas terríveis. Parece estar preso em um círculo vicioso de viver errado e pensar errado.

O Deus que se apressa em perdoar não desistiu de você, ainda que você tenha desistido de si mesmo. Ele deseja que todos — mesmo o pior dos piores — recebam a salvação por meio da sua graça e se reconciliem com Ele (ver 1 Tm 2.5). E Ele está pronto e esperando para levanta-lo, para limpa-lo e fazer de você o seu próprio filho. Em Salmos 40.2, o salmista conta-nos o que Deus fez por ele: ‘[Deus] tirou-me de um lago horrível, de um charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. Não fique no lodo; chame por Deus.” (Graça diária, CPAD, p.301).

ATIVIDADE

Para concluir este trimestre, organize uma festa de encerramento a partir do tema “OS SONHOS DE DEUS”. Confeccione lembranças para entregar a seus alunos, enfeite a sala de aula com os visuais, com bolas, com o material produzido pelas crianças ao longo do trimestre. Agradeça a Deus por mais este período abençoado de estudo da Bíblia, pela vida de cada aluno e suas respectivas famílias. Aqui vai a sugestão de uma lembrança:

Confecccione uma cesta de coração para enfatizar a importância do perdão.
Utilize papel cartão vermelho, fios de lã, adesivo, figuras de flores, perfurador de papel, tesoura, pincel atômico.

Que o Senhor o recompense por mais um trimestre de dedicação em seu Reino!

Lição 13 - Obrigado, Deus!

Texto Bíblico: 35.1-29

Crescendo na graça e no conhecimento

“Jacó manda que sejam jogados fora os falsos deuses furtados por Raquel a seu pai (vv.2-4). A sensibilidade espiritual de Jacó é evidenciada aqui. A presença daqueles ídolos era incompatível com a adoração de um único Deus.

Jacó volta a Betel uma segunda vez, onde, cerca de vinte anos antes, Deus o havia encontrado (vv. 5-8). Agora, contudo, vemos um Jacó que foi de Betel para El-Betel, da ‘casa de Deus’ para o ‘Deus da casa de Deus’.

Confirmando o que foi feito em Peniel (capítulo 32), Deus volta a afirmar que ele agora se chama Israel (vv.9,10). Fishbane é feliz ao fazer o seguinte comentário: ‘É claro que Jacó já havia recebido o nome de Israel antes (32.39), mas é possível que a narrativa queira indicar que foi somente após a solução de seu conflito com Esaú (Gn 33) que ele se tornou, realmente, Israel.’

A morte de sua esposa, Raquel (vv.16-21), o incesto cometido por seu filho mais velho, Rúben (v.22), e a morte de seu pai, Isaque (vv.27-29), não o abatem. A conclusão do capítulo é adequada. Isaque foi sepultado por ‘Esaú e Jacó, seus filhos’. O afastamento deu lugar à intimidade.” (Manual do Pentateuco. CPAD. p.131-132).

ATIVIDADE

Para concluir este trimestre, organize uma festa de encerramento a partir do tema “Celebrando a família”. Aproveite para reunir o material produzido ao longo dos domingos, a fim de que cada aluno possa levar o seu para casa.

Uma sugestão seria presentear os alunos com um porta-retratos, a fim de que pudessem colocar uma foto de suas famílias. Para isso, você pode utilizar sucata como caixas de leite, papel colorido picado etc.

Que o Senhor o recompense por mais um trimestre de dedicação ao ensino de Sua Palavra!

Lição 13 - Deus cuida de mim

Leitura Bíblica João 6.1-13

I. De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança compreenda que Deus tem cuidado de nós.

• É importante fazer uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido. 

• A palavra-chave da aula de hoje é “CUIDADO”. Durante o decorrer da aula diga: “Deus cuida de você”.

II. Saiba Mais 

Você já experimentou aplicar o Salmo 23 à sua missão de professor do jardim? O que tem faltado para que as suas aulas sejam o que deveriam? Recursos materiais? Apoio? Em seu Pastor, nada lhe faltará. Tempo? Descanso? Tranqüilidade? Ele o faz repousar em pastos verdes, junto a águas serenas. Ânimo? Ele refrigera-lhe a alma. Saúde? Ele está com você até no vale onde a morte projeta a sua sombra. Unção? Ele derrama sobre a sua cabeça o óleo do seu Santo Espírito. O nosso Bom pastor é o mais interessado na salvação e edificação dos pequeninos. Este rebanho é Dele, lembra? Você é apenas o ajudante. E Nele, você encontrará tudo o que precisa. Nele, a mesa está sempre posta, e sobre ela, há um cálice que transborda. A bondade e o fiel amor de seu Pastor acompanham você a toda parte, fazendo com que tudo contribua para o seu bem e para o cumprimento da vontade Dele. Quanto ao mais... bem, um dia você habitará na sua casa celestial por dias tão longos que não terão fim.
(Extraído da Revista Maternal Mestre ¾, Marta Doreto, CPAD.) 

III. Conversando com a professora 

Professor, no próximo domingo será a última aula do trimestre. Então queremos apresentar um roteiro para esta aula. Observe-o com atenção:

• Ore;

• Recapitule a lição anterior;

• Estude a nova lição;

• Separe os visuais e cânticos;

• Consulte obras de referências, a fim de aprofundar-se no assunto;

• Leia com atenção todas as seções da revista, para que possa preparar com antecedência o material necessário para realizar as atividades em sala de aula;

• Planeje o encerramento do trimestre com festa. Decore a sala de aula com ilustrações referentes ao tema. Espalhe cartazes com os versículos-chave nas paredes. Prepare um lanche bem gostoso para celebrar o estudo sobre a criação de Deus. Aliás, faça uma faixa bem grande com o título do trimestre e algumas figuras.

• Ofereça uma pequena lembrança àqueles alunos que foram mais assíduos e decoraram os versículos. Mas esteja atenta para que nenhum aluno se sinta desprezado.

Valorize cada avanço, cada crescimento, cada gesto, cada atitude de seus alunos. 

• Celebre com muita música e festa, pois é uma grande vitória ter nossos alunos freqüentando a maior escola do mundo. 
Agradeça a Deus por tantas vitórias alcançadas durante o estudo deste abençoado tema.

IV. Sugestão 

Sente-se com as crianças em círculo no chão da classe. Mostre os visuais da lição. Faça perguntas que estejam relacionadas aos visuais. Por exemplo: Ao mostrar o visual 11.1 faça a seguinte pergunta: O que aconteceu depois de três dias que Jesus morreu? Isso mesmo. Jesus ressuscitou dos mortos num domingo de manhã bem cedo.

Lição 13 - Tudo que Deus criou é bom

I. Leitura Bíblica Gênesis 1.12

II. De professor para professor 

Prezado professor, o objetivo da lição deste domingo é fazer com que a criança compreenda que tudo que Deus criou é bom. 

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido. 

• A palavra-chave é  “BOM”. Durante o decorrer da aula diga às crianças que o Papai do céu criou a família, os animais, as plantas (faça uma recapitulação do trimestre). Explique que tudo que  Deus criou é bom.

III. Para refletir

Professora, domingo que vem será a última aula do trimestre. Então queremos apresentar um roteiro para esta aula. Observe-o com atenção:

• Ore;

• Recapitule a lição anterior;

• Estude a nova lição;

• Separe os visuais e cânticos;

• Consulte obras de referências, a fim de aprofundar-se no assunto;

• Leia com atenção todas as seções da revista, para que possa preparar com antecedência o material necessário para realizar as atividades em sala de aula;

• Planeje o encerramento do trimestre com festa. Decore a sala de aula com ilustrações referentes ao tema. Espalhe cartazes com os versículos-chave nas paredes. Prepare um lanche bem gostoso para celebrar o estudo sobre a criação de Deus. Aliás, faça uma faixa bem grande com o título do trimestre e algumas figuras.

• Ofereça uma pequena lembrança àqueles alunos que foram mais assíduos e decoraram os versículos. Mas esteja atenta para que nenhum aluno se sinta desprezado.

Valorize cada avanço, cada crescimento, cada gesto, cada atitude de seus alunos.

• Celebre com muita música e festa, pois é uma grande vitória ter nossos alunos freqüentando a maior escola do mundo. 
Agradeça a Deus por tantas vitórias alcançadas durante o estudo deste abençoado tema. 

IV. Conversando com o professor

Meios para avaliação

Os principais métodos para avaliação dos resultados do ensino são:

Reconhecimento de dados pessoais – O professor deve procurar obter informações sobre os seus alunos. Esses dados devem ser anotados numa ficha sobre o aluno. Isto deverá ser feito pela primeira vez tão logo o aluno se matricule na classe. Periodicamente o professor poderá repetir a avaliação. Saberá então se houve mudança no comportamento do aluno. Deve-se cuidar para que os itens da ficha sejam objetivos, o que permitirá uma avaliação imparcial. 

Observação – Esta é a melhor avaliação. É a que foi usada freqüentemente por Cristo. O professor observa a conduta do aluno. Essas observações devem ser feitas sem que o aluno perceba. Se o aluno notar que está observado, provavelmente mudará sua atitude e comportamento. O professor não poderá estar continuamente com o aluno, por isso ele pode provocar situações para o observar. 

Entrevistas – Ao entrevistar o aluno, o professor deverá agir como se tratasse de uma conversa comum. 

Trecho extraído de:
Mensageiros da Fé, número 2. Rio de Janeiro, CPAD

V. Sugestões 

Sente-se com as crianças em círculo no tapete da classe. Providencie os visuais do trimestre. Mostre os visuais e faça algumas perguntas sobre as lições. 
Pergunte às crianças: 

“Quem criou as aves?”

“Quem rios os peixes?”

“Quem nos criou?”


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