sexta-feira, 22 de abril de 2011

LIÇÃO 4

Lição 04 - Espírito Santo - Agente Capacitador da Obra de Deus
Texto Bíblico: Lucas 24.46-49; Atos 1.4-8


Introdução:

I. O Relacionamento do Espírito Santo com a humanidade

II. O Espírito Santo na vida do crentre

III. O Batismo com o Espírito Santo capacita-nos a fazer a obra de Deus

Prezado professor,

A Paz do Senhor!

Nesta semana estudaremos a lição 4 cujo título é “Espírito Santo - Agente Capacitador da Obra de Deus”. Ela está baseada em Lucas 24.46-49 e Atos 1.4-8 e, também, está dividida em três tópicos: 1) O Relacionamento do Espírito Santo com a Humanidade; 2) O Espírito Santo na vida do crente; 3) O Batismo com o Espírito Santo capacita-nos a fazer a obra de Deus.

Professor, para introduzir o tópico II da lição é importante refletir que a renovação do Espírito Santo é necessária em nossas vidas. Às vezes, pela rotina da vida, não percebemos as implicações espirituais de se ter um relacionamento diário com o Espírito Santo. Conscientizemo-nos da necessidade de uma renovação diária em nossas vidas espirituais. No entanto, devemos saber que:

1. A renovação é diária. O nosso corpo precisa diariamente de um renovo. Este exemplo denota a necessidade da vida espiritual ser conservada periodicamente. O cristão é responsável pela saúde espiritual, assim como o indivíduo é com a sua saúde física (2 Co 4.16).

2. A renovação é consciente e desejada. Precisamos, diariamente, fazer o seguinte questionamento: “Como a minha vida espiritual está?” (1 Co 11.28a). Esse tipo de indagação reflete uma vida cheia do Espírito Santo.

3. A renovação denota a ação do Espírito Santo. A renovação do Espírito Santo mantém o crente afastado das práticas que não glorificam a Deus. Trás aprofundamento na Palavra, renovando-o com poder e tornando-o sensível à direção do Santo Espírito (Is 30.21; At 16.6,7; 10.19).

Que o Espírito Santo possa renovar a sua vida, as suas forças e o seu interior. Tenha uma boa aula e Deus o abençoe!


Lição 04 - Vamos filosofar?
Texto Bíblico: 2 Timóteo 3.14-17


Prezado professor, a Paz do Senhor! Os objetivos da lição desta semana são três:

Conscientizar de que o servo de Deus deve buscar sabedoria.

Reconhecer que a filosofia é útil neste tempo.

Aprender que a sabedoria é dádiva de Deus. Sem a sabedoria divina nos tornamos presas fáceis do Diabo.

Professor, ser sábio neste presente século não é fácil. Estamos vivendo a era do conhecimento. Quando Salomão era menino, seu pai, o rei Davi, o ensinou a buscar a sabedoria de Deus. Davi sabia que a instrução era o maior legado que poderia deixar para seu filho e futuro rei. Salomão aprendeu a lição. Quando Deus o visitou ele escolheu ser revestido da sabedoria divina. Assim como ele, incentive seus alunos a visarem a sabedoria divina (Pv 4.7). Mas, para incentivá-los é preciso que você também leve a sério seus estudos, bíblico ou secular. Portanto, dedique-se a ler e estudar. E a acima de tudo, conte com Deus para receber a benção em seus estudos. Nunca pare, sempre persista. Boa aula!

Lição 04 - Início de carreira
Texto Bíblico: Marcos 1.14-39



O MINISTÉRIO TERRENO DE JESUS


A Paz do Senhor professor!


O tema da lição desta semana é o “Início de Carreira” cuja o texto base é Marcos 1.14-39. [...] Após o seu batismo, Jesus inicia seu ministério. João Batista não via necessidade de que Ele fosse batizado: sentiu-se inferior e sabia que Jesus não tinha pecado - Ele não precisaria passar por um batismo de arrependimento nem tinha de que se arrepender. Mas Jesus fez questão de ser batizado, num ato de obediência e para cumprir toda a justiça, deixando-nos o exemplo (Mt 3.14,15). Seu ministério foi exercido na plenitude do Espírito (At 10.38).




[...] Após ter sido batizado por João, no rio Jordão, Jesus foi impelido pelo Espírito Santo, a fim de jejuar quarenta dias e quarenta noites no deserto. Nesta fase de jejum, oração e meditação num lugar solitário, preparado pelo Espírito Santo, Ele teve seu preparo espiritual. Para exercer o chamado que o Senhor nos deu, precisamos passar pelo processo de preparação e treinamento.


Deus o abençoe e tenha uma boa aula!

Lição 04 - Que preguiça!
Texto Bíblico: Mateus 25.14,15,19-21,24,26


Energia e Cansaço

Uma consequência importante do crescimento acelerado é a alternância de períodos de energia e cansaço. Às vezes, adolescentes estão explodindo de disposição e não conseguem ficar sentados por dois minutos. Outras vezes, estão tão cansados que não conseguem fazer nada, mesmo após uma noite de dez a doze horas de sono. Não é incomum que essas alternâncias entre energia e cansaço aconteçam dentro de uma ou duas horas.

Assim como os bebês, eles dormem e comem muito, pois tanto crescimento requer bastante energia e pode deixá-los esgotados. Apesar de serem mais velhos, necessitam de mais tempo de sono do que precisavam quando menores. Podem parecer preguiçosos, mas, na verdade, sua resistência está baixa.

Saiba diferenciar preguiça de cansaço.

Nessa faixa etária, gincanas e jogos competitivos são apreciados por eles. Eles são uma excelente mão-de-obra na Casa de Deus.

Professor, sempre respeite o limite deles e, lembre-se que eles alternam: energia/cansaço.

JOHNSON, Lin. Como Ensinar Adolescentes: Descubra a alegria de trabalhar Com eles. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

Lição 04 - Mas, logo eu?
ATIVIDADE


Aproveitando que o assunto do trimestre é sobre os líderes de Israel que se destacaram, organize uma gincana para este trimestre. Informe aos alunos que, assim como esses líderes realizavam missões difíceis, eles também receberão tarefas para serem executadas a cada domingo.

Em primeiro lugar, a gincana deve ter um objetivo específico:

Arrecadar fundos ou material para a Escola Dominical ou contribuir para o Departamento de Missões ou de Assistência Social ou auxiliar os ensinos do trimestre.

Em segundo lugar, alguns princípios devem nortear sua gincana:

1. A coletividade e a solidariedade são fundamentais. Uma gincana requer trabalho de equipe, de grupo. Por isso, é fundamental que todos se integrem e participem ativamente. Solidariedade pressupõe auxílio mútuo, cooperação, companheirismo, troca, irmandade.

2. Um espírito diferente. Quando for organizado o conjunto das “tarefas”, esclareça aos alunos quais são as atitudes que serão cultivadas. Ressignifique o pensamento que temos sobre gincanas como momentos de competição entre equipes, ganhadores e perdedores, pontuações, prêmios, vaias. Cultive o espírito de cooperação, colaboração, auxílio mútuo etc.

3. Envolva o maior número possível de pessoas. A ação coletiva e solidária de uma comunidade (crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos) em torno de uma busca comum, que será o objetivo traçado por você. Na verdade, o que torna uma gincana interessante, dinâmica e envolvente é justamente essa participação de uma grande quantidade de pessoas.

Sugestão para este domingo:

1. Divisão das equipes. Monte equipes de 8 a 10 alunos ou conforme a quantidade de crianças de sua turma.

2. Escolha do líder e do nome da equipe. Critério: algo ligado ao espírito da gincana (união, solidariedade, cooperação, respeito, fraternidade, amizade...) ou ao tema do trimestre ou ao nome de algum líder etc.

Que Deus o abençoe com uma semana maravilhosa em Sua presença!

Você pode:

Lição 04 - E agora?
Texto bíblico: Êxodo 2.11-16


CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO

“Embora agisse com boas intenções (como fez Abraão com Sara, também no Egito), Moisés fez justiça com as próprias mãos ao assassinar o egípcio que feria seu parente (2.11,12). O homem de Deus seguiu seus instintos naturais. Nesse episódio, interessa-nos observar Moisés no papel de defensor do oprimido. Ele colocou-se entre um egípcio e um hebreu; mais tarde, ambas as partes estariam em maior número. O verbo hebraico por trás do que o egípcio fez ao hebreu (“espancar”) no versículo 11 é o mesmo utilizado no versículo 12 para descrever o que Moisés fez ao egípcio (“assassinou”), nakâ (ou seja, matar por espancamento). Posteriormente, Moisés volta a desferir alguns poderosos golpes (mais uma vez, naka): observe 7.20, em que Moisés feriu o Nilo com sua vara, e 17.5,6, quando ele ‘feriu’ a rocha. O mais importante, contudo, é que aquilo que Moisés fez a um egípcio, Deus iria fazer a todos os egípcios (3.20; 12.12).

A rejeição de seu próprio povo (2.14), experimentada por Moisés no dia seguinte, ‘prenuncia a truculência e a ingratidão que Moisés enfrentaria com aquele que é maior que Moisés (At 7.35,52), como sugere Brevard Childs.” (Manual do Pentateuco, CPAD, p.159).

ATIVIDADES

Aproveite o assunto desta semana para utilizar o Livro sem Palavras e explicar o Plano da Salvação aos seus alunos. O ideal é que você confeccione um exemplar.

Página Dourada:

Significado: Deus como o Criador.

Versículo-chave: João 3.16

Verdade: Deus nos ama e criou o céu para morarmos com Ele. Para mudar de página, você pode mencionar: “Só existe uma coisa que pode nos impedir de morar neste lugar.”

Página Preta:

Significado: Pecado

Versículo-chave: Romanos 3.23

Verdade: O pecado é tudo que desagrada a Deus e nos afasta Dele. Para mudar de página, mencione que Deus providenciou uma solução para o problema do pecado.

Página Vermelha:

Significado: Jesus morreu por nós

Versículo-chave: Hebreus 9.22

Verdade: Cristo derramou o seu sangue para nos salvar. Para mudar de página, ressalte que o sangue de Jesus é maravilhoso porque torna nossos pecados brancos como a neve e nos permite ser filhos de Deus.

Página Branca:

Significado: Certeza da salvação, filiação divina

Versículo-chave: João1.12

Verdade: Aqueles que são salvos por Jesus possuem o coração limpo de todo o pecado, por isso, têm certeza de que nada poderá impedir-lhes de ir morar no céu. Para mudar de página, enfatize que o crente, depois de ser salvo, devemos cultivar o nosso relacionamento com Deus.

Página Verde:

Significado: Crescimento espiritual

Versículo-chave: Provérbios 4.18

Verdade: A fé daqueles que são salvos por Jesus deve crescer todos os dias um pouco. Para isso, é preciso orar, ler a Bíblia, ir à igreja e à Escola Dominical.

Tenha uma semana abençoada na presença de Deus!!!!!!!!!

Lição 04 - Ouvindo a Palavra de Deus
Leitura Bíblica Deuteronômio 6.1-9

I. De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança compreenda que a Bíblia é a Palavra de Deus.

• É importante fazer uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.

• A palavra-chave da aula de hoje é “BÍBLIA”. Durante o decorrer da aula diga: “A Bíblia é o livro do Papai do céu”.

II. Saiba Mais

Você ama a Palavra de Deus? Então, não terá dificuldade de ensinar aos seus alunos a respeito do amor que precisamos ter pelas Escrituras Sagrada.

Segundo Charles Stanley, na obra “Em Contato com Deus”, o Todo-Poderoso é minucioso em suas instruções e promessas concedidas a nós através de sua Palavra. Meditar na Palavra de Deus é um dos modos mais maravilhosos de poder ouvir a sua voz e ser por ela dirigido.

Antes de aceitarmos, seja o que for em nossas vidas, devemos filtrar tudo através da Escritura e eliminar quaisquer coisas que a contradigam. Tudo o que for contrário à Palavra de Deus deve ser depurado. A luz da Palavra ilumina todas as coisas, permitindo-nos distinguir a verdade do engano.

III. Conversando com a professora

Nesta lição, você deverá convencer seus alunos de que a Palavra de Deus é um livro especial, incomparável. É claro que a melhor maneira de fazer isso é demonstrando através da prática, e não somente com palavras.

Jesus, nesse sentido, é o maior exemplo, pois fazia e ensinava (At 1.1).

Procure amar, a cada dia, a Bíblia Sagrada (Sl 119.97). Não se contente apenas em ensinar as verdades. Se você amá-la de fato e provar isso guardando os seus ensinamentos (Jo 14.23), tudo se tornará mais fácil. O teu poder de convencimento diante da classe será indiscutível. Os alunos terão desejo de conhecer profundamente as Escrituras, seguindo o teu exemplo. Afinal, é esse o propósito para tua vida (2 Tm 2.1,2).

Extraído de Juvenis Lições Bíblicas, Mestre 1, CPAD.

IV. Sugestão

Confeccione, com a ajuda dos alunos, algumas “Bíblias” utilizando caixas vazias.


Lição 04 - Deus me protege de noite
I. Leitura Bíblica Êxodo 13.1-22


II. De professor para professor

Prezado professor, o objetivo da lição deste domingo é fazer com que a criança não tenha medo do escuro.

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.

• A palavra-chave é “NOITE”. Durante o decorrer da aula diga às crianças que o Papai do céu nos protege durante a noite.

III. Para refletir

Para o nosso fortalecimento espiritual, vamos meditar no versículo desta semana? Na lição, passamos apenas aquilo que uma criança do maternal é capaz de digerir em uma aula. Entre nós, porém, o alimento pode ser mais sólido. O versículo completo diz: “Porém eu cantarei a respeito do teu poder; de manhã louvarei bem alto o teu amor, pos tu tens sido uma fortaleza para mim, um refúgio nos meus dias de aflição” (Sl 59.16). Vejamos o que a Bíblia de Aplicação Pessoal diz sobre este texto: “Esse cântico expressa a segurança na proteção continua de Deus. Mesmo sendo o Todo-Poderoso Deus cuida de nós. Nada o intimida. Nos braços do Pai Celeste estamos seguros. Nunca seremos grandes a ponto de não precisarmos do incansável cuidado e a proteção de Deus para com a nossa vida.

Deus é a nossa proteção! Ele tem cuidado de nós. Lembre-se: “É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem” (Sl 118.8).

IV. Conversando com o professor

• Deus colocou as colunas de nuvem e de fogo como evidência da sua presença, do seu amor e do seu cuidado por Israel. A presença da nuvem e do fogo permaneceu entre eles até chegarem à terra prometida, quarenta anos mais tarde.

• Os israelitas tinham a proteção de Deus durante sua caminhada no deserto. Professor, como povo de Deus também podemos contar com a mesma proteção. É preciso ter fé. A fé é a maior arma que existe na Terra. Mediante ela, todos os inimigos são derrotados. Mas, às vezes, o nível de fé vai diminuindo, passando a ser uma confissão vazia e aparente. Esse momento crítico é muito sério, pois passamos a ouvir as vozes falando para desistirmos. Nessa hora, precisamos tomar uma decisão — buscar mais a Deus. É hora de oração. É falando com Deus que as promessas são avivadas e o nível da fé é aumentado.

Extraído da: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD.

V. Sugestões

Sente-se com as crianças em círculo no tapete da classe. Providencie o visual 4.1. Mostre o mesmo e faça algumas perguntas às crianças:

“Quem estava viajando a noite?”

(R: O povo de Deus.)

“O que Deus enviou para guardar o povo durante a noite?”

(R: Ele enviou uma coluna de fogo.)

“Do que você tem medo?”

(R: A resposta é pessoal. Ouça com muita atenção as respostas para que você possa fazer a aplicação do ensino.)

“Quem nos protege?” (Repita com a turma o versículo que foi memorizado. Utilize o visual do guarda-chuva.)

Recorde como Deus protegeu o povo de Israel no deserto, à noite: Deus ia adiante deles numa coluna de fogo, alumiando o caminho e afastando os perigos. Repita: À noite, enquanto você dorme Deus o protege.

Leve a classe a agradecer ao Papai do céu por sua proteção à noite. Faça a seguinte oração:

“Papai do céu, a noite é tão escura! Mas eu não tenho medo, porque foi o Senhor quem fez o escuro. Muito obrigado por me proteger enquanto eu durmo. Em nome de Jesus, amém!”

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