sexta-feira, 8 de julho de 2011

Lição 02 - Jesus nos aproxima de Deus


Texto Bíblico: 14.1-7,11

“Os descendentes de Arão ofereciam sacrifícios diários por si e pelos pecados do povo (Hb 7.37). Porém, o Senhor Jesus ofereceu a si mesmo a Deus como perfeito e perpétuo sacrifício (Hb 7.26,27). Ele era ao mesmo tempo o sumo sacerdote e o sacrifício ‘ santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores e feito mais sublime do que os céus’(Hb 7.26; 9.11-15; 1 Jo 2.1,2)”. Lições Bíblicas do 1 Trimestre de 2008 editada pela CPAD.

Os sacrifícios oferecidos pelos sacerdotes apenas cobriam os pecados para que o homem pudesse manter a comunhão com Deus. Mas, quando Cristo se deu por nós o seu sacrifício foi perfeito, apagando, e não cobrindo, as nossas transgressões. Com o nascimento, morte e ressurreição, Jesus se tornou o nosso único mediador diante de Deus, dando-nos o livre acesso ao Pai.

Boa idéia

Você vai precisar de uma placa de vidro ou um copo grande, caneta hidrográfica, álcool, fita dupla face, algodão e uma tira de papel.
Com a caneta hidrográfica, escreva no vidro ou no copo alguns pecados: homicídio, inveja, mentiras, calúnias, falsidade, fofocas, inimizades, roubo, etc.

Nas laterais do vidro, coloque a fita dupla face. Na tira de papel, escreva a frase “sacrifício no Antigo Testamento”.  

Explique aos alunos que no Antigo Testamento os sacerdotes da ordem de Arão foram estabelecidos por Deus para oferecer sacrifícios pelos pecados do povo, e representar o Eterno entre os israelitas. Esses sacrifícios eram imperfeitos porque apenas cobriam o pecado, para que o povo pudesse achar graça diante de Deus, porque Ele é santo e abomina o pecado.

Peça lhes para que leiam o que está escrito no vidro. Comente que esses pecados afastavam e afastam o povo de Deus. Era necessário o sacrifício de sangue de animais limpos, sem defeito, oferecido pelo sacerdote para a cobertura do pecado. 

Pegue o papel escrito “sacrifício no Antigo Testamento” e cole sobre o vidro. Pergunte se eles estão vendo os pecados. Assim  era diante de Deus, encobertos. Retire o papel e mostre-lhes que os pecados permaneciam, não tinham sido apagados. Pegue o algodão umedecido com álcool e passe no vidro. Enquanto passa, comente que o Sacrifício de Cristo é perfeito, ele derramou o seu sangue puro e inocente por todos nós, apagando-os completamente não mais cobrindo os nossos pecados diante de Deus. Leia com a classe Hebreus 9.28.

Nenhum comentário:

Postar um comentário