sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Lição 03 - Criação e Evolução


Texto Bíblico: Gênesis 1.1-3,20-28

CRIAÇÃO (1-2)

A primeira coisa que chama a atenção do leitor da Bíblia é o laconismo (apenas dois capítulos) com a história da Criação do mundo e da humanidade é contada. A aritmética de Gênesis é impressionante. Somente dois capítulos são dedicados à história da Criação e um à entrada do pecado na raça humana. Por outro lado, treze capítulos são dedicados a Abraão, dez a Jacó e doze a José (que nem era um patriarca, nem um filho por meio do qual as promessas da aliança seriam perpetuadas). Ora, presenciamos o fenômeno de doze capítulos para José e apenas dois para a Criação. Seria possível alguém ser, por assim dizer, seis vezes mais importante que o mundo?

Não obstante, nossa compreensão da Bíblia seria certamente empobrecida – ou melhor, comprometida – sem esses dois primeiros capítulos. Do que eles tratam? Será útil dispormos de um resumo dos conteúdos de 1.1 a 2.3, conforme vemos na figura 1. 

Dia
                    
1.    Luz                        
2.    Céus                     
3.    Terra, vegetação comestível
4.    Luminares (sol, lua, estrelas)
5.    Peixes e pássaros
6.    Animais terrestre e o homem
7.    O Sábado


É óbvio que os primeiros seis dias se dividem em dois grupos de três. Cada dia da segunda coluna é uma extensão da contraparte presente na primeira coluna. Os dias da primeira coluna dizem respeito à criação (ou preparação) do ambiente ou habitat. Os dias da segunda coluna referem-se à criação de seres extraordinários que habitam aquele ambiente. Assim, no primeiro dia, Deus criou a luz em geral e tudo o que a produz; no quarto dia, aparecem tipos específicos de luz. No segundo dia, Deus fez o firmamento, separando as águas de cima das águas de baixo; no quinto dia, Deus fez criaturas que habitassem o céu e a água. No terceiro dia, Deus criou primeiro a terra e, então, a vegetação; no sexto dia, as criaturas da terra, e depois, a humanidade. O clímax da criação é o sétimo dia, o dia de descanso de Deus. Aos primeiros dias Ele chamou bons. Apenas o sétimo, Ele “santificou” [...]. 

Além dessa organização horizontal, pode-se observar um padrão literário básico ao longo de Gênesis 1. Tomando emprestadas as expressões de Claus Westermann, observamos o seguinte padrão:

1.    Anúncio: “e Deus disse”. 
2.    Comando: “Haja/Ajuntem-se/Produza”.
3.    Relato: “e assim foi”. 
4.    Avaliação: “E viu Deus que era bom”. 
5.    Estrutura temporal: “E foi a tarde e a manhã”. 


Uma estrutura alternativa seria:

1.    Introdução: “e Deus disse”.
2.    Palavra criadora: “Haja”.
3.    Cumprimento da palavra: “E houve/e assim foi”. 
4.    Descrição do ato em questão: “e fez Deus separação/E fez Deus/E Deus os pôs/E Deus criou”.
5.    Designação ou bênção: “E chamou Deus/E Deus os abençoou”.
6.    O elogio divino: “E viu Deus que era bom”.
7.    Expressão de encerramento: “e foi a tarde e a manhã”.


Texto extraído da obra:
 Manual do Pentateuco, editada pela CPAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário