sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

LIÇÃO 6

Lição 06 - A Importância da disciplina na Igreja
Texto Bíblico: Atos 5.1-11.




INTRODUÇÃO

I. A disciplina e sua necessidade

II. A oferta de Ananias e Safira

III. O extremo da disciplina

ENSINO: A ESSÊNCIA DA DISCIPLINA

Prezado professor, lição dessa semana desenvolverá um tema muito importante para a Igreja de Cristo: a disciplina. Após esta aula o seu aluno deverá:

• Reconhecer que a disciplina é uma prova do amor de Deus.

• Explicar a necessidade da disciplina.

• Saber que todo ato gera uma consequencia.

Desenvolva a lição 6 deste trimestre buscando alcançar os três objetivos propostos acima.

O tópico I da presente lição expõe o conceito de “disciplina” e sua necessidade na Igreja. Uma palavra que denota o alvo da disciplina é o ENSINO. Para obtê-lo é preciso desenvolver hábitos rigorosos com o objetivo de apreender o que está sendo ensinado. A este processo educativo, de criação de novos hábitos, denominamos DISCIPLINA.

Na obra “Disciplina do Homem Cristão”, editada pela CPAD, o autor Kentes Hughes descreve exemplos de disciplinas que fizeram de um homem um gênio da oratória. Ele narra:

Em nossa época, Winston Churchil foi proclamado, com justiça, o orador do século, e poucos dos que ouviram seus eloquentes discursos discordariam. Menos, ainda, suspeitariam que ele pudesse ser qualquer outra coisa, menos “natural”. A verdade é que Churchill tinha um defeito de dicção no ss que o tornava alvo de muitas anedotas e resultava em sua falta de habilidade para ser espontâneo, ao falar em público. Ainda assim, ele ficou famoso por seus discursos e observações oportunas de improviso.

Na realidade, Chuchill escrevia tudo e exercitava! Ele coreografava até as pausas [...]. As margens de seus manuscritos levavam anotações, antecipando os “aplausos”, “silêncio”, “aplausos prolongados” e até a “ovação de pé”. Feito isto, ele ensaiava infinitamente diante do espelho, moldando suas respostas mordazes e expressão facial. F.E.Smith dizia: “Winston passou os melhores anos de sua vida escrevendo improvisos”. Um orador natural? Talvez. Um homem com um duro trabalho naturalmente disciplinado! [grifo nosso]

E assim acontece com qualquer área da vida.1

Prezado professor, conclua o tópico I dizendo que não surgem gênios sem disciplina. A disciplina levada a sério forja a genialidade. Diga aos alunos que o principal papel da disciplina é pedagógico. Ele tem o objetivo de educar, ou reeducar, a pessoa para alcançar o alvo almejado.

Se o contexto da disciplina envolver pecado, o objetivo não é outro, se não, auxiliar o pecador a ser reconduzido à comunhão dos santos a fim de que sua alma seja completamente sarada e ele volte a sentir a alegria da salvação. Assim, a pessoa firma um propósito de nunca mais pecar!

Tenha uma boa aula!

Lição 06 - Os Pré-Reformadores
Prezado professor, a obra “Deus E o Seu Povo” pode...



Texto Bíblico: Apocalipse 3.1-6

PEDRO VALDO, JOHN WYCLIFFE E JOHN HUSS:

OS PRÉ – REFORMADORES DA IGREJA

Prezado professor, a obra “Deus E o Seu Povo” pode auxiliá-lo muito nesse trimestre. De acordo com o historiador eclesiástico James Garlow, Deus levantou três homens num contexto de corrupção e perversidade na Idade Média. São eles:

PEDRO VALDO – Nascido em Lyon (1150 – 1218), França, filho de um comerciante rico, Pedro Valdo tornou-se um homem de negócios bem sucedido. Porém, entre os anos de 1175 e 1176, Pedro Valdo vivenciou a transformação integral de sua vida através de seu encontro com Cristo. Apaixonado pela Escritura, ele instituiu dois sacerdotes (clérigos) para traduzir os principais trechos da Bíblia para o francês, a fim de que as pessoas pudessem lê-la e estuda-la.

Pedro Valdo, por amor a Cristo, doou toda a sua fortuna para os pobres e começou a viajar para pregar a Palavra de Deus. Depois de algum tempo alguns seguidores começaram a aglomerar-se em torno da pessoa de Pedro Valdo. Por isso formou-se um grupo denominado “Os Valdenses”. Eles viajavam pregando e ensinando a Palavra de Deus. Uma de suas ações mais corajosa foi denunciar a vida luxuosa que o clero católico levava, em detrimento da vida simples do povo, e sua mundanidade.

JOHN WYCLIFFE – Nascido entre 1325 e 1329, em Hipswell, na área de Yorkshire, Inglaterra. John Wycliffe foi considerado a pessoa mais influente na Inglaterra. A partir de 1340, graduou-se em três faculdades pela Universidade de Oxford. E concluiu seu doutorado em Teologia. A faculdade de Balliol, na Universidade de Oxford, foi o lugar aonde ele lecionou pela primeira vez.

John Wycliffe destacou-se pelas realizações de suas conferências onde ele atacava permanentemente a devassidão e a perversidade do clero. Naturalmente essas críticas ganharam a força e aprovação dos trabalhadores camponeses – cansados de enviar grande somas de dinheiro para sustentar o estilo de vida luxuoso do clero.

John Wycliffe, ainda, se levantou contra a doutrina da Igreja Católica Romana e sua estrutura de governo. Ambas eram opostas frontalmente à Bíblia. Isso lhe rendeu alguns ataques e retaliações, mas através de John Wycliffe o caminho da Reforma Protestante estava ascendendo.

JOHN HUSS – Nasceu entre 1369 e 1374, Husinetz, ao sul da Boêmia. Sua morte foi documentada com todos os detalhes. Através desta, Jonh Huss é considerado o “João Batista” de Martinho Lutero. Enquanto ele era queimado na estaca, disse: “Hoje vocês queimam um ganso insignificante, mas daqui a cem anos ouvirão o canto de um cisne que não será queimado, e nenhuma artimanha ou armadilha o prenderá”. Muitos interpretam que o cisne se referia a Martinho Lutero, porque cem anos depois ele não foi queimado na estaca por dizer as mesmas coisas pelo que Huss fora condenado.

Professor, pesquise sobre esses três personagens da história eclesiástica e diga aos seus alunos a importância de se ter reserva moral em meio a corrupção desse mundo. Destaque o exemplo dos servos de Deus do passado e incentive-os a lerem sobre a vida de grandes servos de Deus desse período difícil da Igreja de Cristo.

Boa aula e até a próxima!

Lição 06 - Fique atento!
Prezado professor, sabemos que no mundo...


Texto Bíblico: Mateus 6.22,23 Romanos 12.1,2

EM DEFESA DA FAMÍLIA

Prezado professor, sabemos que no mundo pós-moderno os meios de comunicação, como a televisão e a internet, possuem um grande poder de influência. Por isso é preciso examinar com cautela o conteúdo das programações da televisão e dos sites que acessamos. Os pais devem saber o que é conveniente aos seus filhos. Charles Colson expressa em seu livro “O cristão na cultura de hoje” vários conselhos e explicações acerca do uso dos meios de comunicação e seu avanço, como também suas implicações para a vida cristã dos adolescentes.

“O século XXI promete ser uma época de notáveis mudanças profundas e de surpreendentes desenvolvimentos nas ciências e na cultura. Antes do advento das comunicações instantâneas, as mudanças profundas costumavam levar décadas; hoje, estas mudanças ocorrem da noite para o dia. A grande tarefa em meio à mudança é fazer com que a Verdade imutável se relacione com uma cultura que passa por uma revolução tecnológica. A única maneira de se fazer isto é defender o cristianismo em todas as áreas da vida. E as ideias mencionadas na referida obra acima citada se propõe a esse objetivo.”

Os cristãos também podem fazer a diferença no que é oferecido no mercado, usando o seu dinheiro. Recuse-se a comprar músicas com letras indecentes. Recuse-se a favorecer filmes ou alugar vídeos que glorificam a imoralidade. Recuse-se a comprar romances que barateiam relacionamento entre homens e mulheres e até mesmo limitam a pornografia suave.

Boa aula!


Lição 06 - A benção dos alimentos!
Prezado professor da classe de pré-adolescente. Nesta semana...


Texto Bíblico: Gênesis 1.29-30; 9.3; Ezequiel 34.31; Salmos 104.13-14

Prezado professor da classe de pré-adolescente. Nesta semana estudaremos a lição 6 que trata da provisão dos alimentos para todos os seres vivos.

O Salmo 104 trata da glória de Deus manifestada na criação e na conservação de tudo o que criou. O Senhor em sua plena sabedoria, ao formar os seres vivos, estabeleceu a proteção e preservação das espécies e provisão de seu sustento. Por isso, Ele criou também os alimentos para a manutenção e bem-estar do nosso corpo. Isso mostra o cuidado divino concernente as suas obras.

A terra ao ser criada, torna-se fértil e frutífera. Vejamos o que o Comentário

Bíblico Beacon explica a respeito dos alimentos providenciados por Deus:

“Os versículos 6-9 referem–se mais naturalmente à obra criada da primeira parte do terceiro dia (Gn 1.9-10). As águas são vistas como que cobrindo até os montes, mas em obediência à voz do Criador elas foram reunidas em oceanos, e apareceram as terras secas. (...) Embora os limites das águas tenham sido removidos durante o dilúvio, elas estão permanentemente delimitadas de acordo com o propósito de Deus. A terra torna-se frutífera pelo seu rebentar (10-12) e a chuva é descrita como que vindo das câmaras (13) de Deus. A terra traz fruto abundante, vinho para alegrar o coração, azeite para ungir o rosto (a pele) e pão para fortalecer o corpo (14-15). A natureza provê um hábitat para as crianças que Deus formou” (16-18).

Precisamos cuidar bem do nosso corpo, pois ele é Templo do Espírito Santo. Por isso, devemos ter uma alimentação balanceada, composta de frutas, legumes, cereais e verduras. É também muito importante ingerir alimentos ricos em proteínas necessários para a reconstrução e fortalecimento das células. Devemos evitar alimentos gordurosos e com excesso de açúcares. Beber bastante líquidos como água e sucos é ótimo para manter o organismo bem hidratado. Além disso, não podemos ficar muitas horas sem comer, para que nosso metabolismo não sinta falta demasiada de nutrientes, pois quando isso acontece somos tentados a comer com mais ansiedade e de forma desequilibrada provocando a insaciável da apetite e, assim, ingerindo maior quantidade de alimentos.

Lição 06 - Nunca sonhei em ser escravo
Professor, o assunto que vamos abordar é de...


Texto Bíblico: Gênesis 39.1-20

SAIBA MAIS...

Professor, o assunto que vamos abordar é de grande valor para o êxito do seu trabalho. Não é a quantidade de assunto levado para a classe que determina o resultado da aprendizagem. O importante é o que foi assimilado pelo aluno. Conhecê-los ajuda o professor a alcançar seu objetivo. Por isso, é bom saber que:

O aluno aprende, quando gosta. Leve sempre para a turma aquilo que é de interesse do aluno ou, ao usar técnicas apropriadas e métodos variados, procure despertar o interesse pelo assunto.

O aluno aprende quando precisa. Procure agir de maneira que os alunos reconheçam a importância do assunto para eles. Habitue-se a fazer a verificação da aprendizagem através de atividades bíblicas, dramatizações e outros meios que viabilizem a observação.

O assunto principal desta aula é a mentira, que, de acordo com Dicionário Wycliffe, é a falsa declaração ou informação deliberadamente transmitida como se fosse verdade. Isto é, qualquer coisa que tenha a intenção de enganar.

Enfatize às crianças que Satanás foi o pai da mentira. Portanto, quem mente é filho Dele. Por outro lado, Deus é a verdade e seus filhos jamais devem mentir. Se nós aceitamos a Jesus e somos filhos de Deus não podemos mentir, temos que falar a verdade sempre, em qualquer situação. Explique que falar a verdade algumas vezes é difícil, mas é sempre a melhor opção.

Lição 06 - Gêmeos muito diferentes
Professor, o assunto que vamos abordar é de...



Texto Bíblico: Gênesis 25.20-34

SAIBA MAIS...

Professor, o assunto que vamos abordar é de grande valor para o êxito do seu trabalho. Não é a quantidade de assunto levado para a classe que determina o resultado da aprendizagem. O importante é o que foi assimilado pelo aluno. Conhecê-los ajuda o professor a alcançar seu objetivo. Por isso, é bom saber que:

O aluno aprende, quando gosta. Leve sempre para a turma aquilo que é de interesse do aluno ou, ao usar técnicas apropriadas e métodos variados, procure despertar o interesse pelo assunto.

O aluno aprende quando precisa. Procure agir de maneira que os alunos reconheçam a importância do assunto para eles. Habitue-se a fazer a verificação da aprendizagem através de atividades bíblicas, dramatizações e outros meios que viabilizem a observação.

Atividade

Você vai precisar de papel pardo ou cartolina, régua, canetas hidrográficas e fita adesiva.

Desenhe uma tabela conforme o modelo abaixo. Depois fixe a tabela na parede da classe com auxílio da fita adesiva.

Converse com as crianças sobre pessoas gêmeas, explique que elas podem ter características físicas muito parecidas ou não. As atitudes, os gostos, as manias, etc. podem ser bem diferentes ou bem parecidas. Pergunte a eles se havia alguma diferença entre Esaú e Jacó, depois solicite que completem o quadro.

Professor, deixe o quadro fixo na parede até o término do trimestre, para que as crianças não se esqueçam das diferenças entre os irmãos.

DIFERENÇAS ESAÚ JACÓ

Fisicamente
Trabalho
Sentimento em relação a primogenitura
Como era a relação com Deus

Lição 06 - Deus me cura

Leitura Bíblica Lucas 7.1-10

I. De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança compreenda que Deus cura aqueles que têm fé.

• É importante fazer uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.

• A palavra-chave da aula de hoje é “CURA”. Durante o decorrer da aula diga: “Deus pode curar toda e qualquer enfermidade.”

II. Saiba Mais

Nada é mais assustador para uma família e amigos do que uma doença crítica em uma criança. Copiar modelos que foram úteis em experiências anteriores pode não ser adequado para lidar com o estresse da doença na criança. Inicialmente, os pais podem negar a seriedade da doença como uma forma de sobrevivência, de tolerar o estresse. Na verdade, as crianças, muitas vezes, ficam distantes de suas famílias lidando com a realidade da morte como resultado da doença.

O que a criança com doenças críticas podem vir a experimentar

As crianças abaixo de cinco anos de idade podem ficar mais assustadas com a separação de seus pais do que pela doença propriamente dita. As crianças mais velhas são mais propensas a entender a possibilidade de morte proveniente da doença.

As crianças percebem o terrível estresse que seus pais sentem e sabem quando algo está seriamente errado. A aparente tentativa dos pais e outros adultos para manter a criança alegre são inúteis. Elas possuem uma “antena” melhor do que a dos adultos; sabem que não têm uma doença comum.

Além disso, têm medo de morrer e temem se separar de seus pais. As crianças com doenças críticas ficam imaginando como se comportarão no ambiente estranho de uma UTI. Elas se sentem ameaçadas por terem pouco controle e escolha sobre o que acontecerá com elas no estranho ambiente hospitalar.

O que pode ser feito

O medo das crianças varia à medida que a doença progride. Isso acontece mais especificamente quando aprendem a temer o tratamento particular, testes e exames, incluindo o exame de medula óssea. Quanto mais tempo a criança ficar no hospital, mais traumática será a experiência.

A criança precisa saber o nome da doença pela qual está sendo acometida e como será o tratamento. Forneça o máximo de detalhes que a criança precise. As crianças mais novas acreditam que a dor é controlada por pessoas adultas.

É importante um contato freqüente do adulto com a criança doente. Quando uma visita pessoal não é possível, cartões e telefonemas transmitem apoio e conforto à criança.

SANFORD. Doris. Criança pergunta cada coisa... . Rio de Janeiro, CPAD, 2008.

IV. Sugestão

Professor, certifique-se de que seus alunos saibam que Deus tem pode para curar qualquer enfermidade.

Lição 06 - Deus criou o sol
Prezado professor, o objetivo da lição deste domingo é...


I. Leitura Bíblica Gênesis 1.14-19
II. De professor para professor

Prezado professor, o objetivo da lição deste domingo é ensinar que Deus criou o sol e que este é importante para a vida na Terra.

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.

• A palavra-chave da aula de hoje é “SOL”. Durante o decorrer da aula, diga às crianças que o Papai do Céu criou o sol. Ele aquece a Terra e ajuda as plantas a crescerem. Sem o sol a Terra ficaria escura e muito fria.

III. Para refletir

• Enquanto prepara a lição, pense em seus alunos (como ensinar e aplicar o conteúdo de modo eficaz, quais recursos utilizar etc.) Faça o melhor que puder e você verá que os resultados serão positivos, pois você não estará apenas transmitindo informações, mas ensinando verdades bíblicas que vão moldar o caráter cristão de seus alunos.

• Professor, “muitas aulas da Escola Dominical começam com atividades destinadas a atrair a atenção dos alunos. A primeira parte da aula deve fazer mais que exclusivamente prender a atenção de todos. Não deve ser somente algo lúdico para se fazer antes de a verdadeira aula ter início. Freqüentemente, as aulas dominicais começam com cânticos divertidos ou atividades artísticas.

Raramente a aula começa a partir de uma preocupação real dos alunos. As atividades iniciais são muitas vezes uma perda de tempo, pois apenas mantêm os alunos entretidos até que todos estejam em sala de aula.

Examine as aulas que você dará neste trimestre. Quais efetivamente começaram com as necessidades sentidas pelos próprios alunos? Se foram concebidas apenas para captar a atenção, como você poderá modificá-las para melhor relacionarem a verdade das Escrituras à vida dos alunos? Lembre-se a revista do professor, que você usa como roteiro para a aula, não foi inspirado por Deus. É sua obrigação fazer uma lição sob medida para seus alunos”.

(LEBAR, Lois E. A Educação que é Cristã. Rio de Janeiro, CPAD.)

IV. Sugestões

Para reforçar o ensino da lição, recorte figuras onde o sol aparece. Depois da história bíblica, apresente-as aos alunos. Depois que observarem as figuras, faça as seguintes perguntas: “Quem criou o sol?” Isso mesmo, foi Deus! Deus é bom. Ele criou o sol para aquecer a terra. Sem ele tudo ficaria escuro e frio. O sol ajuda as plantas a crescerem e darem frutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário