domingo, 13 de fevereiro de 2011

LIÇÃO 7

Lição 07 - Assistência Social, um importante negócio

Texto Bíblico: Atos 5.1-11. 
INTRODUÇÃO
I. As dores do crescimento
II. A instituição do diaconato
III. Assistência Social, um importante negócio

CONCLUSÃO

Prezado professor, o título da lição dessa semana é: Assistência Social, um importante negócio. Tendo por base o texto de Atos 6.1-7. 
Após esta lição, professor, o seu aluno deverá:
 
•Compreender os incômodos e dores que acompanham o crescimento da Igreja.
•Explicar a instituição do diácono.
•Conscientizar-se de que a assistência social, também, é prioridade do evangelho.

No tópico III da presente lição, o professor pode desenvolver uma reflexão com o objetivo de fundamentar biblicamente a realização da Assistência Social como prioridade na igreja local. Refutando, portanto, a ideia de que a atividade social é secundária na Igreja. Explique a classe, que de acordo com os mandamentos do Senhor, a Assistência Social deve ser realizada na igreja local, embasada no maior mandamento que o Senhor Jesus nos deixou: Amai o teu próximo com a ti mesmo (Mc 12.31). Portanto, não pode haver uma prática dualista na Igreja de Cristo acerca desse mister. O teólogo e Pastor inglês John Stott, em sua obra “Cristianismo Equilibrado”, editado pela CPAD, explica bem essa questão da legitimidade de a Igreja pensar em sua atividade social a partir de uma perspectiva integral do Evangelho de Cristo:
 
O nosso próximo é uma pessoa, um ser humano, criado por Deus. E Deus não o criou como uma alma sem corpo (para que pudéssemos amar somente sua alma), nem como um corpo sem alma (para que pudéssemos preocupar-nos exclusivamente com seu bem-estar físico), nem tampouco um corpo-alma em isolamento (para que pudéssemos preocupar-nos com ele somente como um indivíduo, sem nos preocupar com a sociedade em que ele vive). Não! Deus fez o homem um ser espiritual, físico e social. Como ser humano, o nosso próximo pode ser definido como “um corpo-alma em sociedade”. Portanto, a obrigação de amar o nosso próximo nunca pode ser reduzida para somente uma parte dele. Se amamos o nosso próximo como Deus o criou (o que é mandamento para nós), então, inevitavelmente, estaremos preocupados com o seu bem-estar total, o bem-estar do seu corpo, da sua alma e da sua sociedade. [...] É verdade que o Senhor Jesus ressurreto deixou a Grande Comissão para a sua Igreja: pregar, evangelizar e fazer discípulo. E esta comissão é ainda a obrigação da Igreja. Mas a comissão não invalida o mandamento, como se “amarás o teu próximo” tivesse sido substituído por “pregarás o Evangelho”. Nem tampouco reinterpreta amor ao próximo em termos exclusivamente evangelísticos. Ao contrário, enriquece o mandamento amar o nosso próximo, ao adicionar uma dimensão nova e cristã, nomeadamente a responsabilidade de fazer Cristo conhecido para esse nosso próximo (STOTT. John R. W. Cristianismo Equilibrado. Rio de Janeiro, CPAD, p. 60,61.).


Prezado professor, aproveite o tema dessa semana para promover uma conscientização dos alunos em relação a nossa responsabilidade social com os menos favorecidos, tanto com os da igreja quanto com os de fora. Essa deve uma característica fundamental da Igreja de Jesus Cristo. Fazendo isso o Senhor acrescentará mais almas que hão de ser salvas. Boa aula e até a próxima!


Lição 07 - A Reforma Protestante

Texto Bíblico: Romanos 1.16,17

Prezado professor da classe de juvenis, a Paz do Senhor! A lição dessa semana tem por base o texto de Romanos 1.16,17 e tem por título: A Reforma Protestante.

Num tempo onde os valores fundamentais da fé cristã têm sido comprometidos pelas influências da teologia da prosperidade e do mercantilismo da fé: venda de bençãos, etc...; você, professor, tem uma excelente oportunidade de apresentar aos seus alunos os princípios, da Reforma Protestante, cujos objetivos são à manutenção da fidelidade aos princípios divinos das Escrituras:
 
1.    Só a fé. A nossa resposta a graça de Deus é a fé. A salvação por intermédio de Cristo, e apenas de Cristo, é somente através da Fé nEle. 2.    Só a graça. Cristo vem a nós pela Graça de Deus. Apenas a Graça de Deus é suficiente para salvação.3.    Só Cristo. Cristo é suficiente para sermos salvos. Todas as pessoas têm acesso direto ao Pai por intermédio de Cristo, e somente de Cristo.4.    Só a Deus a glória. Deus é o único a quem se deve prestar adoração em toda a extensão de nossa vida.
  
5.    Só as Escrituras. A Palavra de Deus é suficiente para conhecermos a Deus, sua vontade e o seu caráter.


Os cinco princípios fundamentais da Reforma apontam para uma verdade importante: A Igreja de Cristo deve sempre se auto-avaliar na presença de Deus. É a igreja reformada sempre se reformando no Senhor. 

Prezado professor, desenvolva esses princípios com os alunos de sua classe, e incentive-os a cultivarem uma vida impregnada dos princípios eternos de Deus. 

Tenha uma boa aula!


Lição 07 - Você está podendo?

Texto Bíblico: Eclesiastes 5.10-20; 1 Timóteo 6.7-10


Prezado professor, nesta semana vamos estudar acerca do dinheiro e dos bens materiais. Até que ponto isso afeta a nossa comunhão com Deus?
Acerca do texto de Mateus 19.16-22, leia com atenção o que o comentário da “Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal” afirma acerca dos bens materiais:
    
Ao responder à pergunta do jovem sobre como alcançar a vida eterna, Jesus lhe disse que devia obedecer aos Dez Mandamentos de Deus. Em seguida, Jesus relacionou seis deles, todos referentes ao relacionamento com os semelhantes. Quando o jovem respondeu que havia obedecido a todos os mandamentos, Jesus observou que ainda restava algo a fazer: vender tudo o que tinha e distribuir aos pobres. Essa afirmação de Jesus foi suficiente para expor a fraqueza desse homem. Na verdade, a riqueza era o seu deus, seu ídolo, ele não desistiria dela. Dessa forma, o homem transgrediu o primeiro e maior dos mandamentos. (Ex 20.3;Mt 22. 36-40).

Será que os cristãos devem vender tudo o que possuem? Não. Somos responsáveis por suprir nossas necessidades e as necessidades da nossa família, a fim de não nos tornarmos um peso para os outros. Entretanto, devemos estar dispostos a desistir de tudo se assim Deus pedir. Esse tipo de atitude impede que qualquer coisa se interponha entre nós e Deus e que usemos de forma egoísta a riqueza que dEle recebemos. 
Não podemos amar a Deus com todo o coração e ao mesmo tempo guardar nossa riqueza apenas para nós. Amá-lo totalmente significa usar nossos bens de uma forma que lhe seja agradável.

A impossibilidade de um camelo passar pelo fundo de uma agulha representa o grau de dificuldade de uma pessoa rica entrar no Reino dos céus. Entretanto, Jesus disse que ‘a Deus tudo é possível’(Mt 19.26). O que vale é a fé em cristo, e não a confiança em si mesmo ou nas riquezas. Em que você está confiando para alcançar a salvação? 

Não podemos servir a dois senhores: A Deus e a Mamon (o deus das riquezas e da preocupação terrena). Devemos adorar a Deus com a nossa mente e coração devotados somente a Ele. 

Desenvolva com diligência esse tema em sua classe e Deus a abençoará. Tenha uma boa aula e até a próxima! 


Lição 07 - Doença? Tô fora!

Texto Bíblico: Mateus 8.2-4; 15.30-31



Prezado professor da classe de pré-adolescente. 

Nesta semana estudaremos a lição que trata de um tema bastante pertinente e atual: a cura sobre as doenças. Como devemos proceder para buscar a cura das doenças que procuram assolar o nosso corpo. Inicialmente faremos um panorama de alguns milagres de cura citados no Antigo Testamento e Novo Testamento: 

Pode–se observar que na Bíblia há várias pessoas que possuíam tipos diferentes de doenças. E muitos milagres de cura divina aconteceram. No Antigo Testamento Deus usou inúmeros profetas para ministrar cura sobre muitas vidas. A cura de Naamã foi proferida pelo profeta Eliseu que lhe enviou um mensageiro dando-lhe instruções acerca do que deveria fazer: lavar-se sete vezes no rio Jordão (2 Rs 5. 1-10) e o caso da mão do rei Jeroboão (1 Rs 13. 6). No Novo Testamento vemos diversas curas ministradas por Jesus ao longo dos Evangelhos e demais livros. Dois exemplos bem claros são: a cura da Sogra de Pedro (Lc 4.38-41) e a cura de uma mulher paralítica (Lc 13.10-17).  

O escritor Rui Raiol em seu livro “Cura divina: promessa atual de Deus” ressalta a importância como sinal de sua atuação plena no mundo. Por isso, “além do benefício pessoal, a cura divina tem um caráter mais abrangente. Ela foi o elemento autenticador da mensagem de Cristo. Quando os judeus não davam crédito às suas palavras, Ele reivindicava as obras que realizava, como obra irrefutável de sua divindade: ‘Se não faço as obras de meu Pai, não me crediteis. Mas, se as faço, e não credes em mim, crede nas obras, para que conheçais e acrediteis que o Pai está em mim, e eu, nele”  (Jo 10.37,38).

Ao questionamento de João Batista no cárcere acerca do Messias, Cristo deu uma resposta notadamente prática, pois ‘na mesma hora, curou muitas enfermidades, e males, e espíritos maus; e deu vista a muitos cegos’ (Lc 7.21), e em seguida, ordenou que tais feitos fossem relatados ao profeta.

Inegavelmente, a cura divina foi um dos elementos mais importantes na formação da Igreja. Aqueles que foram confortados com a promessa de permanente companhia de Cristo podiam agora, com intrepidez, anunciá-lo ao mundo. Jesus continuava tão presente como há alguns meses atrás. 

Podemos concluir que muitos personagens bíblicos foram curados em várias épocas e de diferentes maneiras. Mas é necessário que também consultemos profissionais capacitados para que seja feito um tratamento adequado para cada tipo de doença. Por isso, também é importante consultar um médico para que seja avaliado o caso e o diagnóstico definido. Cremos que o nosso Deus pode curar todas as enfermidades através da oração. Porém, devemos ser prudentes e agir com bom senso e sabedoria, contando com a ajuda dos médicos para auxiliar de forma apropriada o tratamento das doenças.


Lição 07 - Meu sonho agora é ser livre

Texto Bíblico Gênesis 40.1-23


SAIBA MAIS...


Verifique abaixo as informações da Associação de Leitura Internacional e da Associação Nacional para a Educação das Crianças (NAEYC), entitulada “Aprendendo a Ler e Escrever: Práticas Apropriadas de Desenvolvimento para as Crianças.” Para maiores informações, confira a página eletrônica http://www.naeyc.org.  As orientações citadas abaixo poderão auxiliá-lo em sua prática educativa.


ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA PARA TODAS AS IDADES


Existem várias coisas no dia a dia que você pode fazer com o seu filho ou com as crianças que você cuida para ajudá-los a desenvolverem as habilidades de leitura e escrita. 


AS CRIANÇAS PODEM…


  1. Escutar e discutir estórias de livros.
  2. Compreender que a escrita impressa carrega uma mensagem.
  3. Envolver-se em empreendimentos de leitura e escrita.
  4. Identificar rótulos e sinais.
  5. Participar de jogos de rimas.
  6. Identificar algumas letras e fazer letras de som que combinam.
  7. Utilizar letras conhecidas ou aproximações de letras para representar linguagem escrita.

 OS PROFESSORES PODEM…

  1. Compartilhar livros com as crianças e apresentar modelos de comportamentos de leitura.
  2. Falar sobre letras por nome e por sons.
  3. Estabelecer um ambiente rico em instrução.
  4. Reler as estórias favoritas.
  5. Envolver as crianças em jogos de linguagem.
  6. Promover atividades de jogos relacionadas com instrução.
  7. Estimular as crianças a experimentarem a escrita.

 OS PAIS E A FAMÍLIA PODEM…

  1. Falar com as crianças, envolvê-las em conversação, dar nomes, mostrar interesse no que a criança fala.
  2. Ler e reler estórias com textos previsíveis.
  3. Encorajar as crianças a recontarem experiências e descreverem idéias e eventos que são importantes para elas.
  4. Visitar a biblioteca regularmente.
  5. Oferecer oportunidades para crianças desenharem e escreverem utilizando markers, lápis de cera e lápis.


Lição 07 - Que sonho lindo!

Texto Bíblico: Gênesis 28.10-22 


SAIBA MAIS...

Verifique abaixo as informações da Associação de Leitura Internacional e da Associação Nacional para a Educação das Crianças (NAEYC), entitulada “Aprendendo a Ler e Escrever: Práticas Apropriadas de Desenvolvimento para as Crianças.” Para maiores informações, confira a página eletrônica http://www.naeyc.org.  As orientações citadas abaixo poderão auxiliá-lo em sua prática educativa.

ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA PARA TODAS AS IDADES

Existem várias coisas no dia a dia que você pode fazer com o seu filho ou com as crianças que você cuida para ajudá-los a desenvolverem as habilidades de leitura e escrita. 

AS CRIANÇAS PODEM…

  1. Escutar e discutir estórias de livros.
  2. Compreender que a escrita impressa carrega uma mensagem.
  3. Envolver-se em empreendimentos de leitura e escrita.
  4. Identificar rótulos e sinais.
  5. Participar de jogos de rimas.
  6. Identificar algumas letras e fazer letras de som que combinam.
  7. Utilizar letras conhecidas ou aproximações de letras para representar linguagem escrita.

 OS PROFESSORES PODEM…

  1. Compartilhar livros com as crianças e apresentar modelos de comportamentos de leitura.
  2. Falar sobre letras por nome e por sons.
  3. Estabelecer um ambiente rico em instrução.
  4. Reler as estórias favoritas.
  5. Envolver as crianças em jogos de linguagem.
  6. Promover atividades de jogos relacionadas com instrução.
  7. Estimular as crianças a experimentarem a escrita.

 OS PAIS E A FAMÍLIA PODEM…

  1. Falar com as crianças, envolvê-las em conversação, dar nomes, mostrar interesse no que a criança fala.
  2. Ler e reler estórias com textos previsíveis.
  3. Encorajar as crianças a recontarem experiências e descreverem idéias e eventos que são importantes para elas.
  4. Visitar a biblioteca regularmente.
  5. Oferecer oportunidades para crianças desenharem e escreverem utilizando markers, lápis de cera e lápis.


Lição 07 - Deus me vê

Leitura Bíblica João 1.44-51


I. De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança compreenda que Deus vê tudo o que fazemos ou dizemos.

• É importante fazer uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido. 

• A palavra-chave da aula de hoje é “OLHAR”. Durante o decorrer da aula diga: “Deus está sempre olhando para você.”

II. Saiba Mais 

Deus é onipresente. Isso não quer dizer que, em sua natureza divina, Deus esteja espalhado por todo o espaço como se uma parte dEle estivesse aqui, e outra, lá. Antes, o Senhor em todo seu Ser está em todos os lugares. Ninguém vai a qualquer lugar em que Ele não esteja (Sl 139.7; Jr 23.23,24; At 17.28,29; Hb 1.3). Por favor, observe que Deus não é um com o universo, como os panteístas crêem, embora seja onipresente (Sl 139.7-9). Ele se mantém eternamente distinto da criação e da humanidade (Nm 23.19; Ec 5.2; Hb 11.3).

E reconfortante saber que não ficamos fora da presença de nosso amado Deus seja onde for. Temos certeza da presença real dEle conosco durante todo o tempo por Ele ser onipresente. Sempre conheceremos a bênção de caminhar com Ele em todas as provações e circunstancias da vida.

RHODES. Rom. O Cristianismo Segundo a Bíblia: A Religião Cultural e a Verdade Bíblica . Rio de Janeiro, CPAD, 2007.

III. Sugestão 

Reúna as crianças em círculo. Mostre os visuais da lição e faça um pequeno comentário sobre os mesmos. Ressalte que Deus nos ama e nos conhece. Ele nunca nos deixa sozinhos.  Ainda em círculo, e de mãos dadas, ore com a turma agradecendo a Deus por seu amor e cuidado. 


Lição 07 - Deus criou a lua e as estrelas

I. Leitura Bíblica


Gênesis 1.14-19

II. De professor para professor 

Prezado professor, o objetivo da lição deste domingo é ensinar que Deus criou a lua e as estrelas para iluminar o céu durante a noite. 

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido. 

• As palavras-chave da aula de hoje são “LUA E ESTRELA”. Durante o decorrer da aula diga às crianças que o Papai do Céu criou a lua e as estrelas para iluminar o céu à noite. 

III. Para refletir

• Depois de faze uma breve recapitulação da aula anterior, pergunte às crianças o que podemos ver no céu durante a noite. Explique que o Papai do Céu criou o sol, a lua e as estrelas para também determinarem as estações do ano. Você poderá reproduzir e mostrar o visual da sua revista que se encontra  na seção “Bem-vindos”, página 27. 

Professor, enfatize que até as estações do ano obedecem àquEle que as criou. Converse com as crianças dizendo: Quando é inverno fica mais frio. Quando é primavera, fica mais quente. As flores logo aparecem. A grama fica verde. Quando chega o verão, fica mais quente. Não é maravilhoso que o mundo e as estações do ano obedeçam ao Papai do Céu? Então, vamos obedecer-lhe também? 

IV. Conversando com a tia

Se você quiser ter êxito no ensino, deve estudar não só a lição, mas também o aluno.
Os alunos são diferentes. Essa diferença é dupla. São diferentes dentro do próprio grupo de idade. As características gerais do aluno variam conforme seu desenvolvimento físico, mental, social e espiritual. Daí, cada idade requer tratamento diferente. Jesus como criança crescia nesses quatro aspectos. Segundo Lucas 2.52, Ele crescia:
-“Em estatura” (crescimento físico).
-“Em sabedoria” (crescimento mental).
-“Em graça diante dos homens” (crescimento social).
-“Em graça diante de Deus” (crescimento espiritual).

Como dissemos, há diferenças entre alunos de uma mesma idade. Não há dois alunos exatamente iguais.
O professor conhecendo o aluno isoladamente e no grupo, planejará e aplicará o ensino adequadamente: aulas, testes, trabalhos, atividades, etc.
O professor pode estudar o aluno.

-Observando-o.
-Visitando-o, para conhecer a atmosfera em que vive.
-Pesquisando em obras especializadas, ou cursando Psicologia da Criança.

GILBERTO, Antonio. Manual da escola dominical. Edição atualizada. Rio de Janeiro: CPAD, 1997. 

V. Sugestões 

Providencie os dedoches sugeridos na página 28 da sua revista. Amplie e reproduza os mesmos de modo que cada aluno tenha o seu. Utilizando os bonecos faça algumas perguntas. Sugestões de perguntas que podem ser feitas aos alunos: “Quem criou o sol?” (Mostre o fantoche do sol.) “Quem criou as estrelas?” (Mostre o fantoche da estrela.) “Que criou a lua?” “Ela aparece no céu pela manhã ou à noite?”
Você também poderá providenciar figuras de revistas ou livros, de elementos da natureza, fixá-las em palitos de churrascos utilizando fita adesiva. 

FONTE: CPAD


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